2ª QUINZENA – MATEMÁTICA – 2º ANO – 3º CORTE - 23/09/2020
OLÁ!
A NOSSA AULA JÁ VAI COMEÇAR!
FAÇA O CABEÇALHO AO REGISTRAR AS ATIVIDADES NO SEU CADERNO!
ÁLGEBRA
SEQUÊNCIAS REPETITIVAS E RECURSIVAS
OBSERVE AS SEQUÊNCIAS REPETITIVAS E RECURSIVAS A SEGUIR:
REPETITIVA:
EXEMPLO 1
O PADRÃO DE REPETIÇÃO É!
EXEMPLO 2
2, 2, A, 2, 2, A, 2, 2, A… O PADRÃO DE REPETIÇÃO É 2, 2, A
RECURSIVA:
A FIGURA 1 POSSUI UM QUADRADINHO DE LADO, A FIGURA 2 POSSUI DOIS QUADRADINHOS DE LADO, A FIGURA 3 POSSUI TRÊS QUADRADINHOS DE LADO E ASSIM SUCESSIVAMENTE.
RECURSIVA:
EXEMPLO 2
10, 20, 30, 40, …, 90 – SEMPRE MULTIPLICANDO POR 10 A ORDEM ANTERIOR
1, 1, 2, 3, 5, 8, 13… A RECURSIVIDADE ESTÁ EM QUE, A PARTIR DO SEGUNDO TERMO, QUE É 1, OS DEMAIS SÃO OBTIDOS DA SOMA DOS DOIS ANTERIORES.
ATIVIDADES
1 – ANINHA RESOLVEU ORGANIZAR A PRATELEIRA DE DOCES. QUE PADRÃO ELA UTILIZOU EM CADA PRATELEIRA?
2 – CARLINHOS ENUMEROU AS CARTEIRAS DE SUA SALA USANDO PADRÃO CRESCENTE A PARTIR DE UM NÚMERO.
COMPLETE A SEQUÊNCIA COM OS NÚMEROS QUE FALTAM.
3 – EM UM JOGO, FORAM DISTRIBUÍDAS TAMPINHAS DE GARRAFA PET PARA AS CRIANÇAS. A DISTRIBUIÇÃO FICOU ASSIM:
A – QUAL É A DIFERENÇA DE QUANTIDADE DE TAMPINHAS ENTRE JÚLIA E ANINHA? ________________________
B – QUAL É A DIFERENÇA DE QUANTIDADE ENTRE ANINHA E TIAGO? _________________________
C – QUAL A DIFERENÇA DE QUANTIDADE ENTRE TIAGO E PAULO? ________________________
D – COMO FICOU A SEQUÊNCIA?
( ) AUMENTOU DE 7 EM 7.
( ) DIMINUIU DE 7 EM 7.
4 – DESENHE UMA RETA NUMÉRICA REPRESENTANDO A DISTRIBUIÇÃO DE TAMPINHAS PET ENTRE OS AMIGOS JÚLIA, ANINHA, TIAGO E PAULO.
5 – AGORA QUE VOCÊ JÁ DESCOBRIU O PADRÃO DA SEQUÊNCIA VAMOS CONVIDAR MAIS 4 AMIGUINHOS PARA JOGAR?
A SEGUIR, COMPLETE OS CARTÕES COM A QUANTIDADE DE TAMPINHAS QUE CADA UM VAI RECEBER, DANDO CONTINUIDADE NA LÓGICA DO JOGO.
6 – DESCUBRA O ELEMENTO QUE FALTA NA SEQUÊNCIA DE FIGURAS A SEGUIR E JUSTIFIQUE:
7 – DESCUBRA O ELEMENTO QUE FALTA NA SEQUÊNCIA DE FIGURAS A SEGUIR E JUSTIFIQUE:
8 – DESCUBRA A PRÓXIMA FIGURA.
9 – OBSERVE AS FIGURAS A SEGUIR E DETERMINE POR MEIO DE DESENHO, QUANTOS TRIÂNGULOS SERÁ COMPOSTA A FIGURA 5.
10 – GUILHERME ESTÁ ORGANIZANDO UMA COLEÇÃO DE TAMPINHAS E RESOLVEU TABELAR SUA COLEÇÃO. VEJA COMO FICOU NA PRIMEIRA SEMANA:
ACONTECE QUE GUILHERME ESQUECEU DE ANOTAR SUAS TAMPINHAS NA QUARTA-FEIRA. INVESTIGUE O PADRÃO DA SEQUÊNCIA E DESCUBRA QUANTAS TAMPINHAS ELE TINHA NESTE DIA.
11 – ZECA AGORA TAMBÉM SABE FAZER SEQUÊNCIAS. DESENHE NAS PEÇAS DE DOMINÓ AS BOLINHAS DE ACORDO COM A SEQUÊNCIA QUE ELE ORGANIZOU.
A NOSSA AULA JÁ ESTÁ TERMINANDO!