2ª QUINZENA – MATEMÁTICA – 2º ANO – 3º CORTE - 23/09/2020

OLÁ!

A NOSSA AULA JÁ VAI COMEÇAR!

FAÇA O CABEÇALHO AO REGISTRAR AS ATIVIDADES NO SEU CADERNO!

ÁLGEBRA

SEQUÊNCIAS REPETITIVAS E RECURSIVAS

OBSERVE AS SEQUÊNCIAS REPETITIVAS E RECURSIVAS A SEGUIR:

REPETITIVA:

EXEMPLO 1

O PADRÃO DE REPETIÇÃO É!

EXEMPLO 2

2, 2, A, 2, 2, A, 2, 2, A… O PADRÃO DE REPETIÇÃO É 2, 2, A

RECURSIVA:

A FIGURA 1 POSSUI UM QUADRADINHO DE LADO, A FIGURA 2 POSSUI DOIS QUADRADINHOS DE LADO, A FIGURA 3 POSSUI TRÊS QUADRADINHOS DE LADO E ASSIM SUCESSIVAMENTE.

RECURSIVA:

EXEMPLO 2

10, 20, 30, 40, …, 90 – SEMPRE MULTIPLICANDO POR 10 A ORDEM ANTERIOR

1, 1, 2, 3, 5, 8, 13… A RECURSIVIDADE ESTÁ EM QUE, A PARTIR DO SEGUNDO TERMO, QUE É 1, OS DEMAIS SÃO OBTIDOS DA SOMA DOS DOIS ANTERIORES.

ATIVIDADES

1 – ANINHA RESOLVEU ORGANIZAR A PRATELEIRA DE DOCES. QUE PADRÃO ELA UTILIZOU EM CADA PRATELEIRA?

2 – CARLINHOS ENUMEROU AS CARTEIRAS DE SUA SALA USANDO PADRÃO CRESCENTE A PARTIR DE UM NÚMERO.

COMPLETE A SEQUÊNCIA COM OS NÚMEROS QUE FALTAM.

3 – EM UM JOGO, FORAM DISTRIBUÍDAS TAMPINHAS DE GARRAFA PET PARA AS CRIANÇAS. A DISTRIBUIÇÃO FICOU ASSIM:

A – QUAL É A DIFERENÇA DE QUANTIDADE DE TAMPINHAS ENTRE JÚLIA E ANINHA? ________________________

B – QUAL É A DIFERENÇA DE QUANTIDADE ENTRE ANINHA E TIAGO? _________________________

C – QUAL A DIFERENÇA DE QUANTIDADE ENTRE TIAGO E PAULO? ________________________

D – COMO FICOU A SEQUÊNCIA?

( ) AUMENTOU DE 7 EM 7.

( ) DIMINUIU DE 7 EM 7.

4 – DESENHE UMA RETA NUMÉRICA REPRESENTANDO A DISTRIBUIÇÃO DE TAMPINHAS PET ENTRE OS AMIGOS JÚLIA, ANINHA, TIAGO E PAULO.

5 – AGORA QUE VOCÊ JÁ DESCOBRIU O PADRÃO DA SEQUÊNCIA VAMOS CONVIDAR MAIS 4 AMIGUINHOS PARA JOGAR?

A SEGUIR, COMPLETE OS CARTÕES COM A QUANTIDADE DE TAMPINHAS QUE CADA UM VAI RECEBER, DANDO CONTINUIDADE NA LÓGICA DO JOGO.

6 – DESCUBRA O ELEMENTO QUE FALTA NA SEQUÊNCIA DE FIGURAS A SEGUIR E JUSTIFIQUE:

7 – DESCUBRA O ELEMENTO QUE FALTA NA SEQUÊNCIA DE FIGURAS A SEGUIR E JUSTIFIQUE:

8 – DESCUBRA A PRÓXIMA FIGURA.

9 OBSERVE AS FIGURAS A SEGUIR E DETERMINE POR MEIO DE DESENHO, QUANTOS TRIÂNGULOS SERÁ COMPOSTA A FIGURA 5.

10 – GUILHERME ESTÁ ORGANIZANDO UMA COLEÇÃO DE TAMPINHAS E RESOLVEU TABELAR SUA COLEÇÃO. VEJA COMO FICOU NA PRIMEIRA SEMANA:

ACONTECE QUE GUILHERME ESQUECEU DE ANOTAR SUAS TAMPINHAS NA QUARTA-FEIRA. INVESTIGUE O PADRÃO DA SEQUÊNCIA E DESCUBRA QUANTAS TAMPINHAS ELE TINHA NESTE DIA.

11 – ZECA AGORA TAMBÉM SABE FAZER SEQUÊNCIAS. DESENHE NAS PEÇAS DE DOMINÓ AS BOLINHAS DE ACORDO COM A SEQUÊNCIA QUE ELE ORGANIZOU.

A NOSSA AULA JÁ ESTÁ TERMINANDO!

ATÉ A PRÓXIMA!

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