3ª QUINZENA – MATEMÁTICA – 2º ANO – 3º Ciclo - 06/11/2020

COM MUITA ALEGRIA VAMOS INICIAR A NOSSA AULA!

REGISTRE AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO COM CAPRICHO!

Atividades

Henrique é um garoto muito estudioso. Ele está fazendo as atividades de Matemática.

Mas atenção! Henrique tem que seguir algumas pistas:

Ler e identificar as informações mais importantes;

Descobrir se a figura é plana ou não plana;

Saber quantos lados tem a figura;

Saber se os lados das figuras são iguais ou diferentes.

1. A figura a seguir é formada por 12 palitos de fósforos, retire 2 palitos de modo que fiquem apenas 2 quadrados. Que palitos podemos retirar?

2. Observe a figura na atividade anterior (número 1) e responda:

a) Que figura plana você observou na imagem? ________________________________________________

b) Quantos quadrados aparecem na imagem? ________________________________________________

3. Utilize 12 palitos inteiros e forme um retângulo.

4. Agora chegou sua vez de escolher o que vai construir com os palitos de fósforo. Mas atenção: crie uma figura plana utilizando o mínimo de palitos possível.

5. Henrique chegou em casa e encontrou algumas caixas espalhadas pelo chão. Perto das caixas havia um bilhete que dizia…

Olá, Henrique, tudo bem?

Em uma dessas caixas tem um presente para você! Mas para ter direito a esse presente, você precisará desvendar os enigmas e descobrir em qual das caixas ele está.

a) Seu presente está em uma caixa não plana;

b) Seu presente não está em uma caixa arredondada;

c) A caixa correta tem todas as partes iguais, em cima, embaixo e as laterais;

Em qual caixa seu presente está? _____________________

6. Vamos descobrir, seguindo as dicas a seguir, qual dos doces é a sobremesa preferida do Henrique.

a) O formato do doce que Henrique mais gosta lembra uma figura não plana;

b) A sobremesa não lembra uma pirâmide;

c) O doce é de morango, mas seu formato não lembra uma esfera.

E aí, descobriu qual a sobremesa preferida de Henrique?

7. A professora do 2º ano da Escola Infantil Girassol deixou alguns sólidos na mesa para realizar uma atividade. Ela precisa organizá-los. Vamos ajudá-la?

Complete a tabela com a quantidade de cada figura.

8. Vamos desenhar e colorir os sólidos a seguir? Para usar as cores corretas sigas as dicas da legenda:

9. Henrique reuniu algumas peças de um jogo. Marque com um ( X ) a peça que não possui vértices e nem arestas.

10. Depois que Henrique organizou sua caixa de brinquedos, observe a imagem de alguns objetos que havia lá dentro.

Agora responda:

a) Todos os objetos acima são redondos? _____________________________________________

b) Todos têm a forma de esfera? ______________________________________________

c) Qual deles lembra a forma de esfera? ______________________________________________

A NOSSA AULA JÁ TERMINOU!

ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!

Deixe um comentário