ATIVIDADE 1 – LÍNGUA PORTUGUESA – HISTÓRIA EM QUADRINHOS – 5º ANO - 01/02/2021

Atenção!!! Vamos iniciar mais uma atividade.

História em quadrinhos
Histórias em quadrinhos, mais conhecidas como HQs, é o nome dado a arte de narrar histórias por meio de tirinhas. Bem como seus desenhos e textos são dispostos em sequência. Assim também integram os 11 tipos de arte reconhecidos do mundo, e são muito apreciadas por crianças, jovens bem como adultos. Em suma, essas histórias possuem narrativa, enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho. Também podem possuir linguagem verbal e não verbal, bem como podem ser de cunho humorístico ou para transmitir uma informação.
Geralmente, o objetivo maior é o entretenimento como forma de divertir, causar o humor. Mas podem também transmitir uma informação, uma alerta à população. Como é o caso das famosas campanhas comunitárias relacionadas a riscos de doenças, ao desperdício de água, aos problemas causados pelo trânsito, entre outros.
Para conseguir transmitir ao leitor a história desejada, os artistas utilizam de vários recursos gráficos, como, por exemplo, na comunicação dos personagens são empregados balões com textos escritos. Assim como o formato do balão exprime intensões diferentes. São eles balões com linhas contínuas, linhas tracejadas, formato de nuvem e com traços pontiagudos. O com linhas contínuas são os mais comuns e sugerem falas normais. Já os de linhas tracejadas são usados quando personagem está sussurrando algo. Além disso, é muito empregado as onomatopeias, ou seja, a imitação de sons e a pontuação variada para expressão forte da fala dos personagens, é muito valorizada.
Disponível em: https://segredosdomundo.r7.com/historias-em-quadrinhos/ acesso em 14.out.2020.Adaptado e https://escolakids.uol.com.br/portugues/historia-em-quadrinhos.htm acesso em 14.out.2020.Adaptado
Veja nos quadros a seguir:

Onomatopeias (imitação de ruídos):

Sinais de Pontuação:

Chegou a hora de realizar as Atividades. Muita atenção e capricho!!!

Leia com atenção a história em quadrinho, observando os recursos utilizados. Responda as atividades seguintes.

1. Qual é o objetivo maior das histórias em quadrinhos?________________________________________________________________________________________________________
2. Reescreva do quadrinho a palavra que imita um som, ou seja, uma onomatopeia. ________________________________________________________________________________________________________

3. Que som a palavra está imitando?
a) ( ) o som de um carro dando partida.
b) ( ) um beijo.
c) ( ) o estralar de dedos.
d) ( ) um bocejo.
4. A pontuação no final da frase “Isso é um bom conselho.” expressa uma
a) ( ) conclusão.
b) ( ) dúvida.
c) ( ) surpresa.
d) ( ) lamentação.

Observe os quadrinhos do desenhista Caulos e responda.

Disponível em http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4244919/4109248/LP5_4BIM_ALUNO_2013.pdf Acesso em 19.out.2020.
5. Os balõezinhos desta história são diferentes dos anteriores. Eles são de
a) ( ) pensamento.
b) ( ) fala comum.
c) ( ) sussurro.
d) ( ) expressão de medo.

6. Releia os quadrinhos 2, 3 e 4: “Menos uma… menos outra. Menos duas!” Em que o passarinho está pensando?
a) ( ) No desmatamento.
b) ( ) Na evasão escolar.
c) ( ) Na fome mundial.
d) ( ) Em tempestades devastadoras.

7. Em que quadrinho parece surgir uma “solução para o problema do passarinho? ________________________________________________________________________________________________________
8. Trata-se de uma solução definitiva? Por quê?________________________________________________________________________________________________________
Vamos lá!!! Quase terminando a atividade!

9. Por que o passarinho chamou a árvore de “árvore de apartamentos”? ________________________________________________________________________________________________________
Sobre a tirinha abaixo responda:

10. O uso das aspas nos quadrinhos acima foi usado para
a) ( ) perceber as belas conclusões que um garotinho tem.
b) ( ) demonstrar que o garoto está gritando com os colegas.
c) ( ) demonstrar a leitura do garoto.
d) ( ) demonstrar a tristeza do leitor.
Quer aprender mais? Baixe o arquivo completo da atividade, você poderá imprimir ou copiar no seu caderno.

Chegamos ao fim. Até a próxima atividade.
