ATIVIDADE 3 – LÍNGUA PORTUGUESA – TEMA: GÊNERO NOTÍCIAS – 5º ANO - 23/02/2021
Oi!!! Voltamos para mais uma revisão de Língua Portuguesa.
Então lápis e caderno na mão e comece as atividades.
Leia o texto e responda.
1. O gênero do texto é
a) ( ) uma charge
b) ( ) um anúncio publicitário
c) ( ) uma notícia
d) ( ) uma receita
2. Qual é o assunto da notícia?________________________________________________
3. Por que essa notícia é de interesse público?________________________________________________
4. A função da foto na notícia é
a) ( ) Explicar o que é um cão-guia.
b) ( ) Mostrar como o cão-guia e o menino se relacionam bem.
c) ( ) Explicar como funciona o projeto com cão-guia.
d) ( ) Mostrar como o cão-guia deve ser ensinado.
5. Qual outro significado da palavra piloto no texto?________________________________________________
6. Escreva uma notícia sobre sua cidade seguindo o roteiro a seguir.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A próxima atividade será sobre Polissemia. Vamos ver o que significa.
7. Relacione corretamente as frases.
( 1 ) Marcos sempre traz boné na cabeça.
( 2 ) Rodrigo é o cabeça da equipe.
( 3 ) Camila não acertou a cabeça do prego.
( ) pessoa fundamental, líder.
( ) parte do corpo humano.
( ) parte superior do prego.
8. Marque a alternativa em que a palavra linha significa fio para uso na costura.
a) ( ) A linha de ônibus foi alterada.
b) ( ) Aquele carro antigo saiu de linha.
c) ( ) Minha linha de pesca arrebentou.
d) ( ) A costureira enfiou a linha na agulha.
Veja o que é uma SÍLABA TÔNICA e depois resolva a atividade 9.
Sílaba Tônica: Observando o modo como as sílabas são pronunciadas, percebemos que algumas são pronunciadas com mais força, outras com menos. Exemplo: casa. Notamos que a sílaba ca foi pronunciada mais fortemente que a sílaba sa. Por isso dizemos que ela é a sílaba tônica. Veja outros exemplos: abacaxi, projeto, café, árvore, telefone, bebê, estrada, juiz. |
9. Identifique e circule as sílabas tônicas das palavras.
a) urubu b) animal
c) cipó d) boneca
e) retrato f) lâmpada
g) táxi h) relâmpago
i) mesa
A atividade agora será sobre sílabas abertas e sílabas fechadas.
10. Separe as sílabas das palavras e identifique as sílabas abertas e fechadas como no exemplo.
E nós terminamos assim a nossa aula de hoje!
Até a próxima aventura!