ATIVIDADE 4 – LÍNGUA PORTUGUESA – TEMA: GÊNERO PARLENDAS – 2º ANO - 03/03/2021
OLÁ PESSOAL!!! VAMOS INICIAR AS ATIVIDADES.
VOCÊ SABE O QUE SÃO PARLENDAS?
LEIA EM VOZ ALTA O EXEMPLO DE PARLENDA.
CHEGOU A HORA DE REALIZAR AS ATIVIDADES.
PEGUE SEU CADERNO E LÁPIS E FAÇA A ATIVIDADE COM CAPRICHO E ATENÇÃO.
1. PERGUNTE ÀS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ QUAIS PARLENDAS ELAS CONHECEM E COM QUAIS BRINCAVAM QUANDO CRIANÇA. FAÇA UMA LISTA COM AS RESPOSTAS. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. ESCREVA UMA PARLENDA QUE VOCÊ CONHECE. CASO NÃO CONHECE, PEÇA AJUDA A UM ADULTO. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. ALGUÉM ESCREVEU A PARLENDA DA BATATINHA DE FORMA DESORDENADA. VAMOS ORGANIZÁ-LA?
4. QUANTAS SÍLABAS TEM CADA PALAVRA?
VOVÓ ______________
MÃO _______________
BATATA ___________
MENINA____________
PIRULITO __________
CINEMA____________
MAR_______________
CAFÉ_______________
ATIVIDADE_________
SÁBADO____________
5. LEIA CORRETAMENTE AS PALAVRAS E SEPARE EM SÍLABAS:
ÁRVORE _______________________
PRATO _________________________
TRANSPORTE ___________________
PRESTAÇÃO ____________________
INSPEÇÃO ______________________
PERSPECTIVA ___________________
6. FAÇA A LEITURA DA ADIVINHA POPULAR.
AGORA RESPONDA:
A) QUANTAS PALAVRAS TEM NESSA ADIVINHA? ____________________________________________________________________
B) QUAL FOI O SINAL DE PONTUAÇÃO UTILIZADO NESSA ADIVINHA?____________________________________________________________________
C) LEIA NOVAMENTE A ADIVINHA E RESPONDA:
O QUE O GAFANHOTO TEM NA FRENTE E A FORMIGA TEM ATRÁS?____________________________________________________________________
7- A ADIVINHA DO PÁSSARO APRESENTA AS PALAVRAS TODAS JUNTAS. COPIE A ADIVINHA SEPARANDO AS PALAVRAS POR ESPAÇOS E USANDO CORRETAMENTE OS SINAIS DE PONTUAÇÃO.
_________________________________________________________________________________________________________________________________
8. OBSERVE AS DUAS LISTAS E RESPONDA:
A) VOCÊS CONSEGUEM PERCEBER ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE ELAS? QUAIS?____________________________________________________________________
B) COMPARANDO AS DUAS LISTAS, VOCÊS PERCEBEM ALGUMA DIFERENÇA NA FORMA COMO ESSAS PALAVRAS FORAM ESCRITAS?____________________________________________________________________
C) QUE NOME DAMOS PARA O TIPO DE LETRA QUE INICIA AS PALAVRAS DA LISTA 1?____________________________________________________________________
9. ESCREVA O NOME DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO DESTACADOS:
VAMOS LÁ!!! QUASE TERMINANDO AS ATIVIDADES.
10. FORME FRASES USANDO UM DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO PARA CADA UMA.
GOIÁS _________________________
BICICLETA _______________________
MARCELO _______________________
TCHAU!!! ATÉ A PRÓXIMA ATIVIDADE!
QUER APRENDER MAIS? BAIXE O ARQUIVO COMPLETO DA ATIVIDADE, VOCÊ PODERÁ IMPRIMIR OU COPIAR NO SEU CADERNO.