ATIVIDADE 4 – LÍNGUA PORTUGUESA – TEMA: GÊNERO TABELAS – 3º ANO - 03/03/2021
Atividades
Leia a canção:
Emília (Baby Consuelo)
1 – Observe as palavras retiradas da canção:
VALENTE ESPERTA ATREVIDA DESENGONÇADA
Agora, coloque as palavras em ordem alfabética na tabela, depois pesquise no dicionário o significado de cada uma. Lembre-se que as palavras no dicionário estão em ordem alfabética. Se necessário peça ajuda a um adulto.
2 – Observe as listas de palavras e pinte, em cada lista, a palavra que aparece primeiro no dicionário.
3 – A canção diz que Emília é
( ) esperta e atrevida.
( ) alegre e extrovertida.
( ) não sabe nada da vida.
4 – Na sua opinião o que significa tagarelar? ________________________________________________________________________________________________
5 – Quais foram os materiais utilizados para fazer a boneca Emília?________________________________________________________________________________________________
6 – A boneca Emília é o brinquedo preferido da Narizinho. Entretanto, na turma do 3º ano há vários brinquedos preferidos pelos estudantes. Observe a tabela e responda às atividades.
A) Qual o brinquedo preferido da turma?
( ) Bola ( ) Patinete ( ) Boneca
B) Qual o brinquedo preferido do Fernando e da Milena? ____________________________________________________________________
C) Quem prefere o Robô? ____________________________________________________________________
7 – Qual é o seu brinquedo preferido? Faça um desenho dele no final desta tarefa. ________________________________________________________________________________________________
8 – Complete as frases com palavras que contenham os dígrafos nh, ch e lh:
O ________ ___________ gosta de comer cenouras.
A_________ carijó __________seus ovos no ____________.
O ____________ latiu muito.
9 – Encontre palavras com nh, ch e lh no caça palavras.
CAÇA-PALAVRAS
10 – Separe as sílabas das palavras que você encontrou no caça-palavras, use a tabela a seguir:
QUER APRENDER MAIS? BAIXE O ARQUIVO COMPLETO DA ATIVIDADE, VOCÊ PODERÁ IMPRIMIR OU COPIAR NO SEU CADERNO.