Portal NetEscola

ATIVIDADE 4 – MATEMÁTICA – TEMA: MEDIDA DE COMPRIMENTO – 2º ANO - 03/03/2021

ESTÁ NA HORA DA NOSSA AULA!!

https://galeria.colorir.com/colegio/aprender-as-horas-pintado-por-jujuli-1394606.html
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é vai-comecar.jpg

QUANDO QUERO SABER A CAPACIDADE DE ALGO, USO A NOMENCLATURA LITRO. MAS QUANDO É MENOS DE 1 LITRO, UTILIZO O MILILITRO, OU ML. CADA 1000 MILILITROS EQUIVALE A 1 LITRO.

ENTÃO, CADA 1000 MILILITROS EQUIVALE A 1 LITRO.

MILILITROS E LITROS SÃO NOMES DAS MEDIDAS DE CAPACIDADE

1. OBSERVE AS FIGURAS A SEGUIR.

AGORA COMPLETE O QUADRO:

2. CADA COPO TEM A CAPACIDADE DE 200 ML OU MILILITROS.

RESPONDA:

A) PARA ENCHER UMA JARRA DE 2 LITROS PRECISARÁ DE QUANTOS COPOS DE AGUÁ?

B) COMO VOCÊ PENSOU PARA ENCONTRAR ESSE RESULTADO?________________________________________________

https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1076/litros-ou-mililitros

3. GANHEI UM AQUÁRIO, COM CAPACIDADE DE 50 LITROS

A) QUANTOS BALDES DE 4 LITROS SERÃO NECESSÁRIOS PARA ENCHER ESSE AQUÁRIO? ________________________________________________

B) SE O BALDE FOSSE MAIOR EM CAPACIDADE DO QUE O AQUÁRIO, SERIA NECESSÁRIO  MAIS DE UM BALDE OU MENOS DE UM BALDE PARA ENCHER ESSE AQUÁRIO? POR QUÊ?________________________________________________

https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1076/litros-ou-mililitros

4. ANTIGAMENTE PARA SABER O COMPRIMENTO DAS COISAS O HOMEM UTILIZAVA AS PARTES DO SEU PRÓPRIO CORPO COMO REFERÊNCIA. A PARTE DO CORPO ERA ESCOLHIDA DE ACORDO COM O TAMANHO DO QUE SERIA MEDIDO. FOI ASSIM QUE SURGIU A BRAÇA, O PÉ, O PALMO E A POLEGADA.

RESPONDA AS PERGUNTAS A SEGUIR E ANOTE AS MEDIDAS.

A) COM O SEU DEDO POLEGAR MEÇA O SEU CADERNO. QUANTAS POLEGADAS DEU?   ________________________________________________

B) COM SEU BRAÇO, MEÇA O COMPRIMENTO DA MESA DA SUA CASA.QUAL FOI A MEDIDA? ________________________________________________

C) COM OS SEUS PÉS, MEÇA O COMPRIMENTO DA SALA DE SUA CASA.QUAL FOI A MEDIDA? ________________________________________________

 D) MEÇA O SEU CADERNO E A MESA DE SUA CASA COM UMA RÉGUA OU UMA FITA MÉTRICA.

CADERNO_____________________________________
MESA__________________________________________

RESPONDA:

QUAL É A DIFERENÇA EM MEDIR COM O BRAÇO, O PÉ, O POLEGAR E COM A FITA MÉTRICA OU RÉGUA? EXPLIQUE_____________________________________________________________

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=57134

5. DAVI ENCONTROU UMA FITA MÉTRICA EM SUA CASA E RESOLVEU MEDIR A ALTURA DE DOIS MÓVEIS.

DEPOIS DE MEDIR ELE DESCOBRIU QUE A ALTURA DA CADEIRA COM O ENCOSTO MEDE 115 CENTÍMETROS E A MESA MEDE 106 CENTÍMETROS.

A) QUAL OBJETO É MAIS ALTO? ________________________________________________

B) QUAL A DIFERENÇA, EM CENTÍMETROS, DAS DUAS ALTURAS MEDIDAS? ________________________________________________

http://colecaomeulivro.com.br/nova/matematica/index.php?pg=enem_atv&lst_enem=18

 6.  OBSERVE A FIGURA A SEGUIR.

http://: http://colecaomeulivro.com.br/nova/matematica/index.php?pg=enem_atv&lst_enem=18

OS NÚMEROS DA RÉGUA ESTÃO APAGADOS,  MESMO ASSIM É POSSÍVEL MEDIR A CANETA. ESCREVA, NA RÉGUA, OS NÚMEROS QUE ESTÃO APAGADOS.

   AGORA RESPONDA EM SEU CADERNO.

QUANTOS CENTÍMETROS MEDE A CANETA?  ________________________________________________

7. COM A SUA RÉGUA MEÇA OS SEGUINTE MÓVEIS DA SUA CASA:

A) O COMPRIMENTO DA CAMA ________________________________________________

B) A ALTURA DA CADEIRA ________________________________________________

C) O COMPRIMENTO DO SOFÁ ________________________________________________

D) PARA OS MÓVEIS MAIORES, MAIS RÁPIDO, QUAIS UNIDADES DE MEDIDAS VOCÊ USARIA? _______________________

E) QUAL FOI O TOTAL DAS MEDIDAS QUE VOCÊ ENCONTROU MEDINDO A CAMA, A CADEIRA E O SOFÁ ? FAÇA OS CÁLCULOS.

8. A IMAGEM A SEGUIR É FORMADA POR FIGURAS GEOMÉTRICAS.

ALGUMAS DESSAS FIGURAS POSSUEM MEDIDAS.  ENTÃO, CALCULE.

A) O COMPRIMENTO DA FIGURA ________________________________________________

B) O COMPRIMENTO DA PEÇA VERDE COM A MARROM.    ________________________________________________

9. JORGE ESTAVA GUARDANDO ALGUNS DOCUMENTOS EM CAIXAS PARA ORGANIZAR SUA PRATELEIRA. SE AS CAIXAS FOREM GUARDADAS UMA AO LADO DA OUTRA, QUAL MEDIDA OCUPARIAM JUNTAS?

10. OBSERVE A FIGURA A SEGUIR

AGORA, PREENCHA O QUADRO EM METROS.

QUER APRENDER MAIS? BAIXE O ARQUIVO COMPLETO DA ATIVIDADE, VOCÊ PODERÁ IMPRIMIR OU COPIAR NO SEU CADERNO.