ATIVIDADE 7 – TEMA: PEÇA TEATRAL – 5º ANO - 25/04/2021

Texto Teatral

Disponível em https://culturadoria.com.br/wp-content/uploads/2018/08/Alice-7-foto-Daniel-Augusto.jpg acesso em 31 de març de 2021

Texto Teatral ou Dramático são aqueles produzidos para serem representados (encenados) e podem ser escritos em poesia ou prosa. São, portanto, peças de teatro escritas por dramaturgos e dirigidos por produtores teatrais e, em sua maioria, são pertencentes ao gênero narrativo.

Ou seja, o texto teatral apresenta enredo, personagens, tempo, espaço e pode estar dividida em “Atos”, que representam os diversos momentos da ação, por exemplo, a mudança de cenário e/ou de personagens.

De tal modo, o texto teatral possui características peculiares e se distancia de outros tipos de texto pela principal função que lhe é atribuída: a encenação.

Dessa forma, ele apresenta diálogo entre as personagens e algumas observações no corpo do texto, tal qual o espaço, cena, ato, personagens, rubricas (de interpretação, de movimento).

Os textos teatrais são produzidos para serem representados e não contados, geralmente não existe um narrador, fator que o difere dos textos narrativos puros.

O teatro é uma modalidade artística que surgiu na antiguidade. Na Grécia antiga, eles possuíam uma importante função social, onde os espectadores esperavam pelo momento da apresentação, que poderia durar um dia todo.

O símbolo do teatro

Elementos da Linguagem Teatral

Os principais elementos que constituem os textos teatrais são:

  • Tempo: o tempo teatral é classificado em “tempo real” (que indica o da representação), “tempo dramático” (quando acontece os fatos narrados) e o “tempo da escrita” (indica quando foi produzida a obra).
  • Espaço: o chamado “espaço cênico” determina o local em que será apresentado a história. Já o “espaço dramático” corresponde ao local em que serão desenvolvidas as ações dos personagens.
  • Personagens: segundo a importância, os personagens dos textos teatrais são classificados em: personagens principais (protagonistas), personagens secundários e figurantes.

Agora que você já aprendeu mais sobre Peça Teatral. Coloque em prática seu conhecimento. Transforme o pequeno conto em uma peça teatral. Coloque todas as movimentações das personagens como se, verdadeiramente, estivesse encenando. Registre no seu caderno.

O jabuti e a onça

Uma vez a onça ouviu o jabuti tocar a sua gaita debicando outra onça e veio ter com o jabuti e perguntou-lhe:
— Como tocas tão bem a tua gaita?
O jabuti respondeu: “Eu toco assim a minha gaita: o osso do veado é a minha gaita, ih! Ih!”
A onça tornou: “A modo que não foi assim que eu te ouvi tocar!”
O jabuti respondeu: “Arreda-te mais para lá um pouco, de longe te há de parecer mais bonito.”
O jabuti procurou um buraco, pôs-se na soleira da porta, e tocou na gaita: “o osso da onça é a minha gaita, ih! Ih!”
Quando a onça ouviu, correu para o pegar. O jabuti meteu-se pelo buraco a dentro.
A onça meteu a mãos pelo buraco, e apenas lhe agarrou a perna.
O jabuti deu uma risada, e disse: “Pensavas que agarravas a minha perna e agarraste a riz de pau!”
A onça disse-lhe: “Deixa-te estar!”
Largou então a perna do jabuti.
O jabuti riu-se uma segunda vez, e disse:
— De fato era a minha própria perna.
A grande tola da onça esperou ali, tanto esperou, até que morreu.

Disponível em https://www.culturagenial.com/contos-populares-comentados/ acesso em 31 de marc de 2021

Observe as máscaras e diga quais os sentimentos você descreve em cada uma?

         Disponível em  https://maestrovirtuale.com/wp-content/uploads/2019/10/caracter%C3%ADsticas-teatro.jpg acesso em 31 de marc de 2021

Existem produções teatrais que utilizam outros elementos além da história como: música, marionetes, números de circo, de ópera ou de balé e outras variedades de dança. Você já assistiu a uma apresentação teatral? Se sim, quais elementos foram utilizados? Se não, como você imagina que seja?

Observe a propaganda da peça teatral e responda às questões.

Disponível em https://portalfacilclientes.blob.core.windows.net/uploads/ILHEUS/imgOrig/%7BAAAE18E1-5DC5-7BD1-AC37-CA053DACDD0B%7D.jpg acesso em 31 de marc de 2021

 Qual o nome da peça teatral?

Qual o local que a peça teatral será realizada?

Qual o horário e as datas das apresentações?

Onde os ingressos serão vendidos?

Leia a seguir o trecho que inicia o texto teatral “Pluft, O Fantasminha”, de Maria Clara Machado e circule nele: 1 verbo no infinitivo, 1 pronome na 1ª pessoa e 1 Adjetivo.

PLUFT – Mamãe!

MÃE – O que é, Pluft?

PLUFT – (Sempre com a boneca de pano) Mamãe, gente existe?

MÃE – Claro, Pluft. Claro que gente existe.

PLUFT – Mamãe, tenho tanto medo de gente! (Larga a boneca)

MÃE – Bobagem, Pluft.

PLUFT – Ontem passou lá embaixo, perto do mar, e eu vi.

MÃE – Viu o que, Pluft?

PLUFT – Vi gente, mamãe. Só pode ser. Três.

MÃE – E você teve medo?

PLUFT – Muito, mamãe.

MÃE – Você é bobo, Pluft. Gente é que tem medo de fantasma e não fantasma que tem

medo de gente.

PLUFT – Mas eu tenho.

MÃE – Se seu pai fosse vivo, Pluft, você apanharia uma surra com esse medo bobo.

Qualquer dia destes eu vou te levar ao mundo para vê-los de perto.

PLUFT – Ao mundo, mamãe?!

MÃE – É, ao mundo. Lá embaixo, na cidade…

PLUFT – (Muito agitado vai até a janela. Pausa) Não, não, não. Eu não acredito em

gente, pronto…

MÃE – Vai sim, e acabará com estas bobagens. São histórias demais que o tio Gerúndio

conta para você.

(Pluft corre até um canto e apanha um chapéu de almirante)

PLUFT – Olha, mamãe, olha o que eu descobri! O que é isto?!

MÃE – Isto tio Gerúndio trouxe do mar.

(Pluft fora de cena continua a descobrir coisas, que vai jogando em cena: panos,

roupas, chapéus etc.)

PLUFT – Por que tio Gerúndio não trabalha mais no mar, hem, mamã?

MÃE – Porque o mar perdeu a graça para ele…

PLUFT – Vamos brincar, tá bem? Finge que eu sou gente. (Veste-se de fraque e de         cartola)

MÃE – (Sem vê-lo) Chega de fazer desordem, meu filho. Você acaba acordando tio

Gerúndio. (Ela olha para o baú)

PLUFT – (Pé ante pé, chega por detrás da cadeira da mãe e grita) Uuuuh! (A mãe leva

um grande susto e deixa cair as agulhas e o tricô) Eu sabia! Eu sabia que você também

tinha medo de gente. Peguei! Peguei! Peguei mamãe com medo de gente… Peguei mãe

com medo de gente!…

MÃE – (Procurando de gatinhas os óculos e o tricô) Pluft, você quer apanhar? Como é

que eu posso acabar o meu tricô para os fantasminhas pobres, se você não me deixa         trabalhar?

(A mãe volta à cadeira bufando e Pluft volta à janela pensativo).

Disponível em https://1.bp.blogspot.com/-_teI2–Dz8M/TqQpSgTEfPI/AAAAAAAAARU/pgfdBU7aZvI/s400/pluft%252C%2Bcartaz.jpg

Pluft é um fantasminha que tem medo de gente. Qual foi a reação da mãe ao perceber o medo do filho?

Pluft diz que sua mãe também tem medo de gente. Como ele chegou a essa conclusão?

Observe o trecho que foi adaptado de Pluf, O Fantasminha:

Pluft é um fantasminha que tem medo de gente. Ele tem um tio chamado Gerúndio que trabalhava no mar.

    Agora imagine que o trecho fosse alterado da seguinte maneira:

Pluft foi com o seu tio para a cidade. Visitaram o mar e encontraram algumas conchas que levaram para a sua mãe de presente.

Releia os trechos acima e responda

  • Em qual deles você percebe que os fatos se sucedem um depois do outro?
  • Liste os verbos que indicam a sequência desses fatos.
  • O primeiro trecho é considerado descritivo ou narrativo? Por quê?
Disponível em https://bora.ai/a/files/bsb/_facebook/pluft.jpg acesso em 31 de marc de 2021

O tio Gerúndio era o companheiro do fantasminha. Escolha uma pessoa da sua família que você considera ser sua companheira e escreva um texto descritivo sobre ela. Use adjetivos.

Vamos nos divertir um pouco? Faça em sua casa a encenação do trecho do texto teatral “Pluft, O Fantasminha”, de Maria Clara Machado. Convide alguém muito especial para participar desse momento divertido e registre como foi a sua experiência. 

Se quiser, pode baixar a atividade e imprimi-la!

Bons Estudos!