ATIVIDADE 8 TEMA: O TRABALHO NA CIDADE E NO CAMPO/ E OS PATRIMÔNIOS DOS MUNICÍPIOS NO TERRITÓRIO GOIANO 3º ANO - 07/05/2021

Vamos começar a nossa aula?

Não se esqueça de anotar a atividade em seu caderno!!

TEATRO GOIÂNIA

Patrimônio Histórico representa todo bem móvel, imóvel ou natural, que tenha importante significado para uma sociedade, ou seja, valor estético, artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico. IPHAN significa Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Cabe ao IPHAN o papel de preservação, identificação, divulgação, fiscalização, de bens denominados culturais no território brasileiro. O centro, é o bairro mais antigo de Goiânia, reconhecido por sua arquitetura em art decó, eventos, locais e fatos histó­ricos determinantes para a cons­trução da Capital, é também uma referência regional em comércio. O Teatro Goiânia, localizado no centro da nossa capital, é um exemplo de conservação do nosso patrimônio histórico. Goiânia tem como patrimônio histórico a praça cívica, o Museu Zoroastro, o Coreto, o monumento às Três Raças, a Residência de Pedro Ludovico Teixeira, o Mercado Central, a Mureta e o Trampolim do Lago das Rosas, a Torre do Relógio, a antiga Estação Ferroviária de Goiânia da Av. Goiás e outros. E há municípios goianos com lugares tombados pelo patrimônio Histórico, como Pirenópolis, Cidade de Goiás, Paraúna.

Leia o texto e responda com atenção.

  1. O que é Patrimônio Histórico?

2. O que significa IPHAN?

3. Marque a alternativa correta.

(A) O centro, é o bairro mais luxuoso de Goiânia.

(B) Só em Goiânia temos lugares tombados pelo Patrimônio Histórico.

(C) O Teatro Goiânia é um exemplo de conservação do nosso patrimônio histórico.

(D) O Museu Zoroastro fica no município de Pirenópolis.

4. A partir do texto que você leu circule quais dessas gravuras ou figuras fazem parte do patrimônio histórico da cidade de Goiânia.

       A) Palácio das Esmeraldas                                 

www.curtamais.com.br/goiania/10-construcoes-historicas-em-goiania-que-se-fossem-na-europa-todo-mundo-faria-fila-pra-ver

B) Trampolim do Lago das Rosas

C) Viela de uma rua qualquer na periferia

5. Você já foi na Praça Cívica, onde fica localizado o Palácio das Esmeraldas, a sede do governo estadual? Descreva a sua experiência.

6. Na sua cidade, existe algum Patrimônio Histórico cultural? Fale sobre ele.

7. É por meio de lugares históricos que podemos conhecer um pouco da história de uma cidade. A foto a seguir é da Cidade de Goiás. Você já ouviu falar nessa famosa cidade? Faça uma pesquisa e anote os fatos importantes e os pontos turísticos dessa cidade.

twitter.com/geopizzza/status/1288252313228935170

8. As paisagens não permanecem iguais. Os elementos que as formam mudam no decorrer do tempo. Observe as fotos da Praça do Bandeirante na Avenida Anhanguera, nos anos de 1960 e a imagem atual. Escreva quais transformações você percebe nas imagens a seguir. Caso seja possível e você queira aumentar seus conhecimentos, utilize os links e veja outras fotos.

9. Os municípios geralmente são formados por um espaço urbano e por um espaço rural. Observe a imagem com muita atenção e responda.

https://www.fragmaq.com.br/blog/sao-paisagens-urbanas-rurais/
: https://www.fragmaq.com.br/blog/sao-paisagens-urbanas-rurais/

A) Há transformações bastante visíveis entre a primeira e a segunda imagem. Você consegue perceber alguma transformação causada pela ação humana? Escreva duas transformações.

B) Escreva uma situação ou algo que aparece na primeira imagem e permanece na segunda.

  1. Procure em sua família ou vizinhos uma pessoa que já tenha trabalhado no campo e realize uma entrevista. Faça as seguintes perguntas e registre em seu caderno.

• Qual o seu nome?
• Há quanto tempo mora na cidade?
• Como era o seu trabalho no campo?
• O que mais gostava de fazer quando morava no campo?
• Por qual motivo veio morar na cidade?
• O que tem de bom na cidade e não tem no campo?
• E do campo, o que mais sente falta?

Quer aprender mais? Baixe as atividades completas dessa aula. Poderá imprimir ou copiar no seu caderno.