Portal NetEscola

Aula 1 – Geografia 3º ano – 2º corte - 01/06/2020

Olá galera! Que bom ter você de volta!


Vamos às atividades de hoje?

    A agricultura é o meio pelo qual a humanidade produz os alimentos e as matérias-primas para a fabricação de diversas comidas.

No caso da atividade agrícola, o Estado de Goiás destaca-se na produção de arroz, café, algodão, feijão, milho, soja, sorgo, trigo, cana-de-açúcar, alho e de tomate…

   A pecuária é uma atividade econômica desenvolvida em áreas rurais que consiste na criação de animais (como o gado).

Em Goiás, a pecuária está experimentando um crescimento extraordinário, fornecendo, além da produção do leite, outros derivados como carne, couro e pele.

Disponível em: https://seapi.rs.gov.br/s. Acesso em 05 de maio de 2020.

    O incentivo à fruticultura em Goiás pode proporcionar grandiosidade no setor do agronegócio no Estado. Além da prática do turismo ecológico, o Estado pode perfeitamente se constituir num polo frutícola de primeira e revitalizar a economia de muitos municípios goianos, principalmente da região menos desenvolvida como a Nordeste.
    Algumas cidades confirmam essas teorias, com a produção em grande escala de frutas. A cidade de Uruana, por exemplo, é destaque nacional na produção de melancia. Em outras cidades goianas se destacam, também, a produção de uva, manga, mamão papaia, abacaxi, goiaba e coco anão. Essas frutas, além do mercado interno, têm exportação assegurada para Europa, América Latina e Ásia.

    Nacionalmente, temos o Paraná como o principal produtor de carne de frango, porém, Goiás segue com uma gigante e importante participação no mercado nacional e internacional. Essa produção tem contribuído para disponibilizarmos um alimento barato, ao se comparar com as demais carnes, de fácil preparo e com a garantia de qualidade do produto, para atender aos vários níveis de consumidores. 

    Agora que estudamos sobre a produção na agricultura, na fruticultura, na pecuária e da carne de frango em Goiás, vamos ver como esse alimento chega em nossa mesa?

    Para cultivar esses alimentos é preciso preparar a terra, plantar as sementes, adubar e regar a plantação para, no final, colher o resultado. Ovos, frangos, porcos, leite e outros produtos alimentícios, também são produzidos, na maioria das vezes longe das cidades e muitas pessoas estão envolvidas nesse trabalho.

    Para que os alimentos que foram produzidos na zona rural cheguem nas cidades, é necessário que se faça o transporte desses produtos. A forma de transporte utilizada vai depender da sua região, mas geralmente o transporte é feito em caminhões.

Esses alimentos são comercializados não só em grandes supermercados, aqui em Goiás é muito comum vende-los em pequenos mercados e feiras livres.

Agora é a hora de colocar o seus conhecimentos sem prática

Registre as atividades em seu caderno.

A NOSSA AULA JÁ TERMINOU!

ATÉ A PRÓXIMA!

Últimos Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *