Portal NetEscola

Portal de conteúdo para alunos da Rede Pública de Goiás.

Aula 2 – História – 4º ano – 2º Corte - 23/06/2020

OLÁ GALERA!

Gif da TMJ Part 2 | Turma Da Mônica Jovem° Amino

Bem vindos a mais uma aula!

         O pontapé da história de Goiás se deu com a chegada dos bandeirantes, vindos de São Paulo, em busca de ouro, no final do século XVII e início do século XVIII. O contato entre nativos indígenas, negros e os bandeirantes foi fator decisivo para a formação da cultura do Estado, deixando como legado as principais cidades históricas, como Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Goiás, antiga Vila Boa e primeira capital de Goiás.

       Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como o Anhanguera, foi o primeiro bandeirante a ocupar Goiás. Entretanto, o Estado era conhecido e fazia parte da rota dos Bandeirantes já no primeiro século da colonização do Brasil. As primeiras Bandeiras eram de caráter oficial e destinadas a explorar o interior em busca de riquezas minerais, e outras empresas comerciais de particulares organizadas para captura de índios.

       Pouco tempo depois, os bandeirantes organizaram uma nova expedição para a exploração do novo território, tendo Bartolomeu, agora como superintendente das minas, e João Leite da Silva Ortiz, como guarda-mor. A primeira região ocupada foi a do Rio Vermelho, onde foi fundado o arraial de Sant’Ana, posteriormente chamado de Vila Boa e mais tarde de Cidade de Goiás.

       A época do ouro em Goiás foi intensa e breve. Após 50 anos, a mineração entrou em rápida e completa decadência. Por outro lado, só se explorou o ouro de aluvião, isto é, das margens dos rios, e a técnica empregada era rudimentar.

      Ao sul, da antiga capitania de Goiás, predominava os povos Kayapó e Goya, ao norte os Apinagé, os Xambioá, Xerentes, os Krahôs, os Akroás e os Xakriabás, próximo ao Rio Vermelho e nas margens do Araguaia viveram os Karajás, e ao longo do Rio Tocantins estabeleceram os povos Xavantes e os Canoeiros. Nos dias de hoje, o estado de Goiás ainda é marcado por quatro diferentes áreas indígenas mantidas e fiscalizadas pela Funai (Fundação Nacional do Índio). Os índios estão predominantemente nas cidades de Aruanã, Nova América, Colinas do Sul, Cavalcante, Rubiataba e Minaçu.


Disponível em: https://www.goias.gov.br/index.php/conheca-goias/historia Acesso em 27 de maio de 2020

Agora que conhecemos um pouco da história de Goiás, está na hora de colocar em prática.

Gifs Linda Lima: Turma da Mônica Jovem

Responda as questões a seguir no seu caderno.

1. Qual fator foi decisivo para a formação da cultura do Estado de Goiás?

 2. Cite as principais cidades históricas em Goiás, fundadas na época da exploração do ouro.

3. Que tipo de mineração foi realizada na região do Rio Vermelho?

4. Relacione corretamente as colunas:

5. No estado de Goiás ainda existem tribos das etnias: Avá-Canoeiro, Karajá e Tapuia. Escolha uma delas e pesquise sobre como foi o contato com o homem branco. Peça alguém de sua família para te ajudar com a pesquisa!

 

Sugestão de site:

https://pib.socioambiental.org

Sugestão de vídeo:

Por hoje é só galera!

Imagem de amigos para sempre #128488064 | Blingee.com

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *