Portal NetEscola

Portal de conteúdo para alunos da Rede Pública de Goiás.

AULA 3 – Língua Portuguesa – 5º Ano - 07/06/2020

OLÁ!!!

Teatro: O Pequeno Príncipe | Olhar da Crítica

VAMOS INICIAR A NOSSA AULA DE HOJE, O TEMA É BEM INTERESSANTE, EU PARTICULARMENTE GOSTO MUITO…SE PREPARE..

Texto Teatral ou Dramático ou Peça Teatral

Mônica e Cebolinha entram no Mundo de Romeu e Julieta – Desenhos Band

Vamos nos envolver com o teatro?

O teatro é um tipo de texto dramático!!!Veja que legal este texto que explica as diferenças para você:

O Texto Teatral ou Dramático são aqueles produzidos para serem representados (encenados) e podem ser escritos em poesia ou prosa. São, portanto, peças de teatro escritas por dramaturgos e dirigidos por produtores teatrais e, em sua maioria, são pertencentes ao gênero narrativo.

Ou seja, o texto teatral apresenta enredo, personagens, tempo, espaço e pode estar dividida em “Atos”, que representam os diversos momentos da ação, por exemplo, a mudança de cenário e/ou de personagens.

De tal modo, o texto teatral possui características peculiares e se distancia de outros tipos de texto pela principal função que lhe é atribuída: a encenação.

Dessa forma, ele apresenta diálogo entre as personagens e algumas observações no corpo do texto, tal qual o espaço, cena, ato, personagens, rubricas (de interpretação, de movimento).

Já que os textos teatrais são produzidos para serem representados e não contados, geralmente não existe um narrador, fator que o difere dos textos narrativos puros.

O teatro é uma modalidade artística que surgiu na antiguidade. Na Grécia antiga, eles possuíam uma importante função social, onde os espectadores esperavam pelo momento da apresentação, que poderia durar um dia todo.

Romeu e Julieta é provavelmente a peça mais famosa de Shakespeare – se não for a peça mais famosa de todas. Narra a história das famílias rivais Montecchio e Capuleto (famílias de Romeu e Julieta, respectivamente); os dois jovens dessas famílias se conhecem durante um baile de máscaras e se apaixonam perdidamente.

O símbolo do teatro é uma alusão aos dois principais gêneros da época: a tragédia e a comédia. Durante um espetáculo, os atores trocavam de máscara inúmeras vezes, cada uma delas representava uma emoção ou um estado do personagem.

mascaras-simbolo-teatro-1330008728691_615x300 ...

Os profissionais do teatro 

Montar uma peça de teatro é um trabalho de equipe. Muitas pessoas trabalham juntas, e cada uma tem sua função. Em uma peça, os papéis mais visíveis são os dos atores. As pessoas principais que trabalham nos bastidores são o produtor e o diretor. O produtor é o principal responsável pelo financiamento da peça. É ele quem busca patrocínios e administra o dinheiro para a montagem. O diretor é quem decide como a peça será encenada, e isso envolve dirigir o trabalho dos atores e da equipe técnica que trabalha nos bastidores. O diretor também comanda os ensaios. Um dramaturgo escreve o roteiro ou o texto da peça, que contém a história e as falas dos atores.

O diretor de cena cuida de toda a atividade dos bastidores durante a produção. O cenógrafo cria os cenários e a mobília. O aderecista cuida dos objetos pequenos, ou adereços, usados no palco. Os técnicos de luz iluminam o palco, enfatizando determinadas ações e diálogos ou criando um clima específico. O maquiador e o figurinista ajudam os atores a ter a aparência adequada para seus papéis. O divulgador faz a propaganda do espetáculo, para atrair o público.

O teatro é também o nome do lugar aonde as pessoas vão para assistir a espetáculos, geralmente apresentados em um palco.

INTERESSANTE…

Elementos da Linguagem Teatral

Os principais elementos que constituem os textos teatrais são:

Tempo:

O tempo teatral é classificado em “tempo real” (que indica o da representação), “tempo dramático” (quando acontece os fatos narrados) e o “tempo da escrita” (indica quando foi produzida a obra).

Espaço:

O chamado “espaço cênico” determina o local em que será apresentado a história. Já o “espaço dramático” corresponde ao local em que serão desenvolvidas as ações dos personagens.

Personagens:

Segundo a importância, os personagens dos textos teatrais são classificados em: personagens principais (protagonistas), personagens secundários e figurantes.

Agora que você já aprendeu sobre Peça Teatral, vamos colocar em prática seu conhecimento?

Final original de “Frozen” mudaria TODA a história e você odiaria ...
OK, VAMOS LÁ!!

Transforme o pequeno conto em uma peça teatral. Coloque todas as movimentações das personagens como se, verdadeiramente, estivesse encenando. Registre no seu caderno.

O menino sol que nunca queria ir dormir (Sophie Carquain)

Há muito, muito tempo, há milhões de anos atrás, não existia nada à face da terra… Nada de nada! Nem mesmo pessoas ou animais. Em contrapartida, o céu já era habitado: o Sol, a Lua, as estrelas… Já lá estavam todos.

Naqueles tempos, eram ainda muito novos, caprichosos, malucos e, por vezes, mal-educados. Sobretudo o Sol! Passava o tempo a passear os seus raios novos e ofuscantes, todo orgulhoso por ser o mais luminoso, o mais cintilante! Aborrecia toda a gente com os seus raios, o seu calor e a sua luz.

— Para de brilhar! Fazes-nos mal aos olhos! — diziam as nuvens.

— Apaguem-no! Não consigo fechar os olhos! — resmungava a Lua.

— Ah, estes jovens! Julgam que podem fazer tudo! — protestavam as estrelas mais velhas.

— Mas tu nunca estás quieto? — suspirava a Terra, extenuada.

— É sempre de dia! Nem podemos fechar os olhos! — diziam as pequenas estrelas, que, como todas as crianças, precisavam de dormir.

Todos os habitantes do Céu, cansadíssimos, irritados, tristonhos, começaram a pensar no que fazer ao menino Sol para ele brilhar menos: fechá-lo num armário escuro, por-lhe graxa preta…

— Isto não pode continuar! — trovejava a Trovoada. — Temos de encontrar uma solução.

E teve logo uma ideia, que contou à Lua e às estrelas.

A Trovoada teve então uma conversa com o menino Sol.

— Solzinho, tivemos uma ideia. Vais brilhar entre nós algumas horas e, depois, ala!,vais brilhar para o outro lado da Terra. Assim, fazes algumas horas connosco e algumas horas com o outro lado. Enquanto lá estiveres, eles divertem-se e nós dormimos. E enquanto estiveres entre nós, eles descansam. Assim, não precisas de parar e toda a gente ficará satisfeita!

O menino Sol saltou de alegria face à ideia de ter duas casas e, sobretudo, amigos em todo o lado.

A partir daí passou a haver noite na terra, para grande felicidade dos seus habitantes, que podem assim repousar. Foi nessa altura, aliás, que os homens apareceram, dizendo que, com um pouco de Sol durante o dia e um pouco de escuro à noite, a vida seria bem agradável na Terra.

Sabe-se que, à noite, o Sol nunca chega a desaparecer totalmente, mas que está simplesmente do outro lado da Terra, a viver a sua segunda vida, na sua segunda casa, à espera de voltar. É por isso que nunca se deve ter medo do escuro.

Aladdin” e a febre da live-action - ISTOÉ Independente
AGORA É COM VOCÊ!

PRONTO, AGORA É COM VOCÊ..TRABALHE EM SUA PEÇA TEATRAL..CONFORME PEDE ACIMA..

Cartoon Shakespeare Stock Illustration - Download Image Now - iStock
DEIXA COMIGO!!

NA PRÓXIMA AULA CONTINUAMOS COM MAIS NOVIDADES SOBRE O TEATRO!

Aumente o som: relembre a primeira cena de Enrolados – Pais&Filhos

ABRAÇO E ATÉ LÁ!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *