AULA 3 – Matemática – 3º Ano - 07/06/2020

VAMOS PRA NOSSA AULA DE HOJE?

UNIDADES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO

Para medir comprimentos, há várias unidades de medidas decimais. As mais utilizadas são: metro (m), centímetro (cm), quilômetro (km) e milímetro (mm). Merece atenção especial também o decímetro (dm).

Se utilizássemos apenas o metro como unidade de medida, em alguns casos teríamos números muito pequenos, e em outros casos, números muito grandes, difíceis de se ler, escrever ou operar.

Observe:

A distância da Terra ao Sol é de aproximadamente 150 000 000 000 m ou 150 000 000 km. Utilizando a unidade quilômetro, o número utilizado é menor.

A espessura de um grafite de lapiseira, pode ser de 0,0007 m ou 0,7 mm. Neste caso, a unidade mm é melhor.

Conhecer todas as unidades de medida de comprimento não é uma dificuldade. O que precisamos aprender, são as relações entre essas unidades. Vamos então, observar que uma unidade é 10 vezes a outra, ou 100 vezes a outra, ou 1000 vezes a outra, e assim por diante:

Note que os nomes das unidades explicam as relações entre elas:

Centímetro

é a centésima parte do metro.

Decímetro

é a décima parte do metro.

A palavra quilo significa “mil” gramas, logo, quilômetro indica 1 000 metros.

    Vamos agora tratar um pouco da transformação entre unidades de medidas, estudando alguns exemplos:

2 m = 200 cm, pois 1 m = 100 cm. Assim, para transformar uma medida em metros para centímetros, multiplicamos o número por 100.

300 cm = 3 m, pois 100 cm = 1 m. Assim, para transformar uma medida em centímetros para metros, dividimos o número por 100.

4,2 km = 4 200 m, pois 1 km = 1 000 m. Assim, para transformar uma medida em quilômetros para metros, multiplicamos o número por 1 000.

7 500 m = 7,5 km, pois 1 000 m = 1 km. Assim, para transformar uma medida em metros para quilômetros, dividimos o número por 1000.

8 dm = 80 cm, pois 1 dm = 10 cm. Assim, para transformar uma medida em decímetros para centímetros, multiplicamos o número por 10.

30 cm = 3 dm, pois 10 cm = 1 dm. Assim, para transformar uma medida em centímetros para metros, dividimos o número por 10.

Existem outras unidades de medida e assim, outras relações entre essas unidades que estudaremos posteriormente.

Veja a tabela a seguir:

Existem também outras unidades de medida menos usuais:

Agora que você entendeu quais são as Unidades de Comprimento, vamos exercitar?

Registre as respostas no seu caderno.

Atividades

1. Complete as tabelas a seguir:

2. Um bloco de concreto mede 20 cm de comprimento. Quantos blocos são necessários para fazer uma fileira de 1 metro de comprimento? ______________________________________________________________________

3. Um mecânico de uma equipe de corrida necessita que as seguintes medidas realizadas em um carro sejam obtidas em metros: a distância entre os eixos dianteiro e traseiro e a altura do carro.

Escreva essas medidas em metros:

a) Distância entre eixos: _______________________________

b) Altura:  _______________________________

Atenção! Atenção! Nossa atividade não terminou. Ela continua na próxima aula!

Minion alarma Hilarious realmente irritante!! Jajjajajajajajaja Abelha Fazer, Papel De Parede Minions, Meu Malvado Favorito, Minions Sinceros, Citações Interessantes, Filmes De Animação, Imagens Hilárias, Apaixonado, Coisas Engraçadas
https://br.pinterest.com/camillasantos72/papel-de-parede-minions/

Tchau até breve!

Deixe um comentário