Portal NetEscola

AULA 3 – Matemática – 4º Ano - 08/06/2020

É hora de respirar fundo e concentrar na aula de hoje.

Minions are the characters from Despicable Me. Minnie Papel De Parede, Desenho De Papel, Papel De Parede Fofo Disney, Papel De Parede Celular Fofo Desenho, Fotos De Desenhos Animados, Wallpaper De Desenhos Animados, Imagens Minions, Minions Papeis De Parede, Minions Fofos
https://br.pinterest.com/pin/748723506787856583/

Vamos lá?

Despicable Me Minion GIF - DespicableMe Minion Minions GIFs
https://tenor.com/search/palmas-gifs

OPERAÇÕES INVERSAS COM NÚMEROS NATURAIS

Observe as ações a seguir.

Em todas essas ações existe a ação inversa, ou seja, o ato de abrir e o ato de fechar, o ato de subir e o ato de descer, o ato de colocar e o ato de retirar. Assim, também acontece na matemática.

Existe a ação inversa das operações que entendemos por operação inversa.

Veja:

Operação inversa da adição

Exemplo 1

Numa cesta de frutas temos 6 laranjas e 12 bananas. No total temos 18 frutas na cesta.

Representando na linguagem matemática, temos: 6 + 12 = 18.

Na mesma cesta, Bruno comeu as 6 laranjas que estavam na cesta. Com quantas frutas ficamos no total?

Representando na linguagem matemática, temos: 18 – 6 = 12.

Observando o exemplo, podemos entender que a subtração é a operação inversa da adição e que a adição é a operação inversa da subtração.

Se 6 + 12 = 18, então 18 – 6 = 12 ou 18 – 12 = 6.

Exemplo 2

Verificando o resultado da adição e subtração usando a operação inversa.

Operação inversa da multiplicação

Exemplo 3

A mesma situação ocorre com a multiplicação e a divisão.

Marlene comprou 8 pacotes com 5 chocolates cada, totalizando 40 chocolates.

Representando na linguagem matemática, temos: 8 x 5 = 40

Marlene dividiu os 40 chocolates com 8 alunos. Cada aluno recebeu 5 chocolates.

Representando na linguagem matemática, temos: 40 : 8 = 5

Observando o exemplo, podemos entender que a divisão é a operação inversa da multiplicação, e que a multiplicação é a operação inversa da divisão.

Se 8 x 5 = 40, então 40 : 5 = 8 ou 40 : 8 = 5

Exemplo 4

Verificando o resultado da divisão multiplicação usando a operação inversa.

Resolva as atividades a seguir.

1. Descreva, quando existir, as operações e ações inversas às indicadas abaixo:

a) Abrir a janela

b) Segurar a bola

c) Adicionar 20

d) Multiplicar por 4

e) 20 + 6 = 26

2. Vamos praticar?

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/791578071987740682/. Acesso em 20 de maio de 2020. (Adaptado)

3. Fernando tem uma coleção de carrinhos. Ele está sempre tentando aumentar a sua coleção, e por isso participa de vários jogos com seus amigos. Algumas vezes perde, outras ganha. Esta semana ele participou de um jogo e ganhou um kit com 6 carrinhos. Agora ele tem 18 carrinhos. Preencha os espaços em branco a seguir e descubra quantos carrinhos Fernando tinha antes do jogo.

carro-imagem-animada-0112
carro-imagem-animada-0177carro-imagem-animada-0096

4. Complete os espaços em branco e verifique a operação inversa.

Registre as atividades no seu caderno

A nossa aula já terminou!

Bart Simpson Sticker
https://giphy.com/stickers/bart-simpson-B2sIdBwTq8RK8

Atenção! Atenção! continuaremos a estudar sobre esse mesmo assunto na próxima aula!

Até a próxima atividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *