AULA 3 – Matemática – 4º Ano - 23/04/2020
OLÁ GALERINHA!

Prontos para a nossa aula de hoje?

Chegou a hora de entender um pouco mais sobre deslocamentos, localização de pessoas e de objetos no espaço.

Quando falamos de localização de pessoas e objetos logo pensamos em endereços, mapas e trajetos.
Veja o jogo que uma professora realizou com os seus launos
Nele é necessário ligar os números de acordo com sua cor e cada cor tem um comando a ser seguido. Observe:

Os comandos do jogo são:
Círculo vermelho (número 1): siga 4 quadradinhos para baixo e vire à direita.
Círculo verde (número 2): vá três quadradinhos para cima e vire à direita.
Círculo azul (número 3): suba três quadradinhos.
Círculo laranja (número 4): desça 3 quadradinhos e vire à esquerda.
Círculo amarelo (número 5): vá um quadradinho para a esquerda e desça três.
Veja como ficou o jogo após seguir esses comandos.

Os mapas e croquis também são excelentes quando o assunto é localizar alguém ou alguma coisa.
Veja que interessante

Nesse mapa é possível ver a posição do estado de Goiás (GO). Você consegue identificar?
Vou te ajudar, Tocantins (TO) nesse mapa está na posição C4.
E Goiás qual a localização?

Acertou se você respondeu D4

Vamos praticar mais?
Observe os desenhos na malha quadriculada a seguir.

Qual o desenho que está localizado na posição (5, P)

Observe a vista superior de uma parte de um bairro

Nesse mapa temos:
• A rua Açucena é paralela à rua Lírio.
• A rua Violeta é a rua onde Cecília mora.
• A rua Gérbera é paralela à rua Violeta.
• A rua Lírio é perpendicular à rua Gérbera.
De acordo com esse mapa do bairro, complete o quadro com as letras que correspondem às ruas.


Você sabe o endereço da sua casa? Sabe onde poderá encontrar essa informação?

Consulte alguém da sua família para descobrir onde poderá encontrar essa informação. Logo após registre no seu caderno o seu endereço completo e escreva de onde você tirou essa informação
Para finalizar…
Desenhe um mapa com o trajeto que você faz da sua casa até a escola. Caso estude em outro setor faça um mapa de um lugar que você costuma ir. (Exemplo: o trajeto da sua casa até a casa de algum parente ou amigo).

REGISTRE SUAS ATIVIDADES NO CADERNO E NÃO SE ESQUEÇA DE FAZER O CABEÇALHO

Quer aprender mais? Clic no link e baixe as atividades, você pode imprimir ou copiar no seu caderno

A nossa aula já está acabando 
Mas logo, logo estaremos de volta 
Enquanto isso…já sabe…


ATÉ A PRÓXIMA!
