AULA 4 – Matemática – 5º Ano - 08/06/2020
Estamos aqui de volta para continuar as atividades.
Retorne à aula 3.
E faça mais uma vez a leitura sobre:
Plano Cartesiano
Então vamos lá.
Continue as atividades em seu caderno.
6. Evandro e Milena estão fazendo compras, como ilustrado na imagem a seguir.
Ao passar as compras, Evandro percebe que deixaram uma das cestas, cheia de produtos, para trás. Qual é a localização da cesta, cheia de produtos?
7. Observe na figura a seguir, o caminho percorrido por Alex. Ele saiu do ponto A e chegou ao ponto B.
Como ele fez para chegar ao ponto B?
(A) Avançou 6, girou para a esquerda, avançou 4
(B) Avançou 5, girou para a direita, avançou 3
(C) Avançou 5, girou para a esquerda, avançou 3
(D) Avançou 4, girou para a direita, avançou 2
8. Observe o plano cartesiano a seguir.
Escreva o nome da cor do ponto, de acordo com o par ordenado apresentado:
(1, 1): ___________________
(6, 1): ___________________
(4, 3): ___________________
(2, 7): ___________________
E aí? Conseguindo realizar as atividades?
Se tiver dificuldades peça ajuda a um adulto!
Observe o mapa a seguir, e em seguida, responda as atividades 9 e 10.
9. Qual seria a ordem de chegada dos ônibus mostrados, se o destino de todos eles for o marcador “Destino 1”? E se for o marcador “Destino 2”?
10. O caminho para o ônibus VERMELHO chegar no marcador “Destino 2” é
(A) seguir em frente até o cruzamento, fazer a conversão à esquerda, seguir em frente até o próximo cruzamento, fazer a conversão à esquerda, seguir em frente, atravessar o próximo cruzamento e o destino estará à direita, na metade da quadra.
(B) seguir em frente até o cruzamento, fazer a conversão à direita, seguir em frente até o próximo cruzamento, fazer a conversão à esquerda, seguir em frente, atravessar o próximo cruzamento e o destino estará à esquerda, em uma esquina da quadra.
(C) seguir em frente até o cruzamento, fazer a conversão à direita, seguir em frente até o próximo cruzamento, fazer a conversão à direita, seguir em frente, atravessar o próximo cruzamento e o destino estará à esquerda, na metade da quadra.
(D) seguir em frente até o cruzamento, fazer a conversão à esquerda, seguir em frente até o próximo cruzamento, fazer a conversão à direita, seguir em frente, atravessar o próximo cruzamento e o destino estará à direita, em uma esquina da quadra.
11. Se não é viável levar uma mensagem ou uma encomenda pessoalmente, usamos um código de endereçamento postal. Com certeza, os Correios podem chegar ao destino.
Faça uma breve pesquisa sobre o que é o código de endereçamento postal (CEP) e, se ainda não sabe, descubra também o CEP de sua residência.
Terminando as atividades!!!
12. Observe o plano cartesiano a seguir, indicando a localização de 2 pontos.
Quantas unidades de medida são necessárias para percorrer o caminho destacado entre esses dois pontos?
(A) 10
(B) 8
(C) 4
(D) 3
TE AGUARDO NA PRÓXIMA AULA!!!