Portal NetEscola

Portal de conteúdo para alunos da Rede Pública de Goiás.

AULA 5 – Língua Portuguesa – 4º Ano - 18/06/2020

OLÁ, COLEGUINHA!

Novo filme de Snoopy e Charlie Brown | Snoopy, Papel de parede do ...

QUE BOM VOCÊ POR AQUI!!!

Nemo GIF - Find & Share on GIPHY

PREPARE-SE, NOSSA AULA JÁ VAI COMEÇAR!

TEREMOS LEITURA E COMPREENSÃO, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO!

Mickey Mouse feliz – Después del hipopótamo

VAMOS LÁ?

Por que as lagartixas perdem o rabo?

Você já viu uma lagartixa cotó, isto é, sem rabo ou só com um pedaço dele? Estranho, não é mesmo? Será que ela nasceu assim, com “defeito de fabricação”? Com certeza, não. O filhote da lagartixa sai do ovo com o rabo inteiro. Na natureza, os animais têm formas diferentes para se proteger e escapar dos predadores. Alguns adquirem a cor do ambiente; uns têm espinhos; outros, veneno; há ainda os que podem partir, por vontade própria, uma parte do corpo para escapar do perigo, como as lagartixas.

As lagartixas são um tipo de lagarto, e os lagartos pertencem ao grupo dos répteis, junto com as cobras, as tartarugas e os jacarés. Acontece que só os lagartos – alguns deles – são capazes de desprender um pedaço do rabo. Esse processo se chama autotomia (auto=voluntário, próprio; tomia=partir, cortar), e significa partir ou quebrar por vontade própria uma parte do corpo. A autonomia ocorre em alguns animais, como insetos, crustáceos ou répteis, mas nem sempre a parte que se pode partir é a mesma. Com a lagartixa, como isso se dá na cauda (nome que os cientistas dão para qualquer rabo de animal), chamamos de autotomias caudal.

A quebra do rabo da lagartixa só acontece porque elas, por natureza, têm a cauda apta a quebrar. É assim: em alguns dos ossos que forma a cauda da lagartixa existe um ponto onde pode ocorrer um tipo de fratura. Caso ela faça uma força naquele ponto, o rabo se parte ali e se solta. Trata-se de um tipo de estratégia de defesa usada para momentos de perigo.

Com o tempo, aquele pedaço de cauda vai crescendo de novo, se regenerando. Só que a nova cauda, depois de regenerada, não é mais a mesma. Seu inteiro não é mais feito de osso – porque as vértebras não se regeneram -, e sim de um outro tipo de tecido cartilaginoso, que não terá mais aqueles pontos de quebra. Além disso, o novo pedaço tem um tamanho menor que o espaço original.

Se a lagartixa se meter em apuros e precisar soltar a cauda de novo, o corte só poderá acontecer naquele pedaço da cauda que sobrou quando ela escapou do predador da outra vez, porque lá ainda existem aqueles pontos que podem se quebrar. Ao fazer uma nova autotomia, ela perderá mais um pedaço da cauda verdadeira, além daquele pedaço que havia regenerado. Ou seja: a cada autotomia, o rabo da lagartixa será mais curto. Por isso, não devemos fazê-la perder sua cauda à toa, só por brincadeira, pois estaremos tirando dela uma chance de usar essa estratégia com um predador de verdade e, com isso, salvar sua vida. Lembre-se: sempre que você encontrar uma lagartixa cotó ou com um rabinho muito pequeno, pode ter certeza de que ela escapou de ser o lanche de alguém.

O texto que você leu é um texto informativo com explicações científicas sobre o porquê de a lagartixa perder o rabo. O texto informativo é construído da seguinte forma:

Assunto Apresentação – Explicação – Conclusão

Minnie estudando

AGORA, CADERNO E LÁPIS NAS MÃOS..VAMOS RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO:

1 – Pesquise no dicionário o significado das palavras:

  1. predador:
  2. regenerar:
  3. vértebra:
  4. cartilaginoso:
  5. apto:

2 – Que nome os cientistas dão ao rabo de qualquer animal?

Deixe-me lembrar….

3 – A que grupo de animais pertencem as lagartixas?

EU SEI!!!

4 – Que nome se dá à capacidade que a lagartixa tem de desprender um pedaço do rabo?

5 – Por que a lagartixa solta a calda?

13 Melhores Ideias de filme Madagascar | Filme madagascar ...

ISSO AÍ, VOCÊ TERMINOU A ATIVIDADE DE HOJE, PARABÉNS!!

NA PRÓXIMA AULA CONTINUAREMOS COM A INTERPRETAÇÃO DESSE TEXTO, OK?

OK, ESTAREMOS PREPARADOS!

ABRAÇO E SE CUIDE…

Coronavírus: Turma da Mônica faz maratona na web para ajudar quem ...

FIQUE EM CASA E ATÉ A PRÓXIMA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *