AULA 5 – Matemática – 3º Ano - 18/06/2020
A nossa aula já vai começar!
Estatística (Tabelas simples e de dupla entrada e gráficos)
A professora Letícia, pensando em uma realizar uma confraternização no final do ano, procurou investigar quais os salgadinhos preferidos da sua turma. Durante uma de suas aulas, ela escreveu a seguinte pergunta no quadro:
“Qual o seu salgadinho preferido?”
Letícia pediu que cada aluno escrevesse sua resposta em um pedaço de papel e, após alguns minutos, coletou as respostas dos alunos:
Observe que as respostas coletadas estavam fora de ordem. A professora pediu para organizá-las. Veja como ficou.
Não satisfeita com o resultado, Letícia pensou que uma tabela simples mostraria melhor os resultados. Veja como ela fez.
Após concluir que o salgado preferido da turma era a coxinha, Letícia construiu um gráfico de colunas para mostrar o resultado para seus alunos:
Ao mostrar a tabela acima aos seus alunos, Letícia foi indagada sobre qual o salgado preferido das meninas. Para responder a essa pergunta, ela organizou outra tabela, mas desta vez, uma tabela separando a preferência dos meninos e das meninas. Essa tabela é chamada de dupla entrada:
Os alunos perceberam que a preferência dos meninos não era a mesma preferência das meninas. Perceberam também que na segunda tabela, foi criada uma terceira coluna, por isso a tabela foi chamada de dupla entrada. São dois valores para cada variedade de salgado. Nessa segunda apresentação, Letícia montou um gráfico também:
Gostaram do assunto de hoje? Eu adorei!!!
Então vamos lá! Está na hora de resolver as atividades a seguir.
1 – Em certo dia, a professora Letícia fez a seguinte pergunta na sala de aula: “Qual a estação do ano que você mais gosta?” O registro no quadro ficou assim:
a) Quantos alunos estavam presentes?
b) Preencha a tabela a seguir.
c) Construa um gráfico de colunas correspondente a essa pesquisa.
d) Qual a estação preferida pela maioria dos alunos?
2 – Na fazenda do senhor Abílio há vários animais. Veja o quadro que o senhor Abílio utilizou para fazer a contagem dos animais:
De acordo com o quadro, responda:
a) Quantos animais de cada, o senhor Abílio tem na fazenda?
Coelhos
Porcos
Cães
Galinhas
b) Preencha a seguinte tabela simples com o número de animais da fazenda:
c) Complete o gráfico desenhando as colunas que apresentam as quantidades de animais de cada tipo, da fazenda.
E aí? Estão gostando das atividades?
Ainda não terminaram.
Continuaremos na próxima aula.
Tchau até breve!