AULA 7 – LÍNGUA PORTUGUESA – 3º ANO - 07/07/2020
OLÁ, COLEGUINHA!!
ESTAMOS CHEGANDO, SE PREPARE QUE A NOSSA AULA VAI COMEÇAR!!
E AINDA..
ALÉM DE APRENDER VAMOS TAMBÉM NOS DIVERTIR PORQUE O ASSUNTO É : ANEDOTAS E PIADAS!!
AFINAL, O QUE SÃO ANEDOTAS E PIADAS?
Piada ou anedota é uma breve história, de final engraçado e às vezes surpreendente. Seu objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem ouve ou lê. É um recurso humorístico utilizado na comédia e na vida cotidiana de todas as pessoas.
Vamos ler uma piada!
O próximo O home chamava-se João e nunca tinha ido ao posto de saúde. Um dia, começô a sentir dores nas costas, na barriga, na cabeça. Então, ele resolveu procura um médico.
No posto de saúde, ele ganhou a ficha número vinte e cinco. O médico começou a atender e chamou o número um, dois… quando o médico acabo de atendê o número vinte e trêis, a infermeira chamou o número vinte e quatro, mas ele não estava. Então, a infermeira chamou:
– O próximo.
João ficou quieto.
A enfermeira chamou de novo:
– O próximo.
Mas João continuava quieto.
A infermeira, então perguntou ao João:
– O próximo não é o senhor? – Não senhora! Respondeu, meu nome é João, não é próximo.
AGORA EM SEU CADERNO RESPONDA AS QUESTÕES QUE SEGUEM:
1. Escolha a alternativa correta e escreva em seu caderno. O título do texto é:
- ( ) Posto de saúde
- ( ) O próximo
- ( ) O diálogo
2. Esse texto é uma
( ) Poesia b) ( ) Receita c) ( ) Piada
3. A finalidade desse texto é
( ) criticar a maneira de atendimento no posto de saúde. ( ) provocar risos ou gargalhadas no ouvinte. ( ) ensinar a contar até 25.
4. O assunto principal do texto é
- ( ) o diálogo de João com a enfermeira.
- ( ) a falta de entendimento de João.
- ( ) as dores de João.
5. O gênero textual que você acabou de ler é uma piada. Com base no que você estudou, marque as alternativas que mostram as características da piada.
- ( ) Texto narrado em estrofes, versos e rimas.
- ( ) Apresenta um final engraçado e às vezes surpreendente.
- ( ) É divido em duas partes: ingredientes e modo de fazer.
- ( ) São anônimas, ou seja, não tem um autor conhecido.
6. Quem são os personagens da história?
7. No texto percebe-se a presença de uma linguagem popular, ou seja, aquela que usamos no dia-a-dia. Retire pelo menos 4 palavras que comprovam o uso dessa linguagem popular ou informal.
8. Na sua opinião, o que tornou essa piada engraçada?
09. Converse com um adulto na sua casa e peça para que ele te conte uma piada bem engraçada. Depois de rirem bastante, registre aqui e não se esqueça de compartilhar com seus colegas e professor.
OH, FOLGADO! Quando me bate uma vontade louca de trabalhar …Eu deito em minha rede, durmo bem quietinho, e espero a vontade passar … Assinado: O Folgado
DE OLHO NO TEXTO
10. Você conhece alguém como “o Folgado”? O que você acha desse tipo de comportamento?
11. Que pessoas você conhece que, diferente do “Folgado”, gostam de trabalhar? Fale um pouco sobre elas.
12. E você, quando crescer vai ser como o “Folgado”? Por quê?
PARABÉNS, ESPERO QUE ALÉM DE APRENDER TENHA SE DIVERTIDO TAMBÉM!
ENTÃO FICAMOS POR AQUI…
MAS VOLTAREMOS LOGO PARA FALARMOS DE POEMAS, VAI SER MUITO LEGAL TAMBÉM!
FIQUE BEM E SE CUIDE!
Eu acho as questões muito grandes, só porque a criança tá em casa não significa que ela tenha aue ficar escrevendo o dia todo
Oie! Escrever é muito importante para o seu aprendizado…descansa um pouquinho e retorne à atividade, quem sabe assim fica mais fácil, não é mesmo?