AULA 8 – LÍNGUA PORTUGUESA – 3º ANO - 07/07/2020
OLÁ, ESTAMOS DE VOLTA!
A NOSSA AULA VAI COMEÇAR!
E O ASSUNTO PRINCIPAL DE HOJE É “POEMA”
MAS PRIMEIRO VAMOS FALAR SOBRE “PRONOMES”, VOCÊ LEMBRA O QUE É?
Lembrando:
Pronomes são palavras que substituem, determinam ou acompanham os substantivos. Além disso, eles indicam a pessoa (primeira, segunda ou terceira, do singular ou do plural).
Vamos praticar mais um pouco, então é hora de pegar o caderno!
1 – Substitua os nomes em destaque por pronomes:
a) Eu e Alexandre fomos ao clube.
b) O avião subiu muito rápido.
c) Os pássaros eram coloridos e raros.
d) A criança é muito bonita e delicada.
2 – Acrescente um pronome pessoal na frase:
a) __________________ gosto de macarrão alho e óleo.
b) __________________ foram ao mercado juntos.
c) __________________ vamos brincar no recreio.
MUITO BOM!!! AGORA VAMOS FALAR DE “POEMAS”, VOCÊ LEMBRA O QUE É?
ENTÃO VAMOS RELEMBRAR!
Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e sua apresentação é dividido em estrofes e versos. Cada estrofe é constituída por versos, com a finalidade de manifestar sentimentos e emoções. Verso é cada linha do poema. Estrofe é um conjunto de versos. Rimas são sons semelhantes no final ou no interior dos versos e são responsáveis pela melodia nos poemas.
AGORA LEIA E CURTA O BELO POEMA DA “Cecília Meireles”
O menino azul
O menino quer um burrinho
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.
O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas, das flores,
— de tudo o que aparecer.
O menino quer um burrinho
que saiba inventar histórias bonitas
com pessoas e bichos
e com barquinhos no mar.
E os dois sairão pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais comprido
e que não tenha fim.
(Quem souber de um burrinho desses,
pode escrever
para a Ruas das Casas,
Número das Portas,
ao Menino Azul que não sabe ler.)
E AÍ, GOSTOU?
Saiba que você pode conhecer também o Livro “O Menino Azul”, que é baseado no poema do mesmo nome, da autora brasileira Cecília Meireles, ilustrado por Elma, Editora Global, acessando o link: https://loucosportecnologias.blogspot.com/2019/09/educacao-infantil-livro-o-menino-azul.html
Trabalhando com o Poema:
1- Qual é o título do poema? Quem é a autora do poema que deu origem ao livrinho?
2- Quantos versos tem o poema? E quantas estrofes?
3- Retire do texto os versos que revelam como o menino acha que é o mundo.
4- De acordo com o poema qual é o nome do menino?
5- Qual o endereço do menino citado no poema?
6- Cite os personagens que aparecem no poema.
7- De acorde com o poema, o Menino Azul
- ( ) sabe ler e escrever.
- ( ) só sabe ler.
- ( ) não sabe ler.
- ( ) só sabe desenhar.
8 – Releia o poema com atenção e copie palavras que revelam como o menino queria que fosse o burrinho.
9- Representando com desenho:
10- Escolha uma das estrofes do poema e faça um desenho, no seu caderno, representando o que está escrito.
11- Agora você vai conhecer a “verdadeira história da letra H” e foi escrita por Lívia Fagundes Neves. Peça um adulto para ler para você e ouça com bastante atenção!
A convenção das Letras (Autora: Lívia Fagundes Neves)
As letras do alfabeto viviam em constante harmonia e felicidade, até que um dia uma das letras resolveu se rebelar.
Durante as reuniões que frequentemente faziam para se combinarem e formarem palavras, a letra H protestou:
– É um absurdo! Quase ninguém se lembra de mim! Quase ninguém me usa.
Dizendo isso, o H começou a chorar e as outras letrinhas não sabiam o que fazer.
Então, a letra R se aproximou e disse:
– Querida amiga H, por que você está tão triste e nervosa, o que houve?
H explicou:
– Amiga, o que acontece é que todas vocês são sempre lembradas, ninguém esquece que a palavra rato se escreve com R, com o seu auxílio. Já eu, quase não tenho som e sou completamente esquecida.
As letras não sabiam o que fazer e dizer para H, assim encerraram a reunião.
No dia seguinte, as vogais, com pena da amiga, convocaram uma convenção extraordinária para resolver o problema da H.
A letra A abriu a cerimônia dizendo:
– H, o que mais prezamos nesse mundo de combinações de letras é a HARMONIA, não é mesmo?
A letra H consentiu com a cabeça positivamente.
– Então – prosseguiu a vogal – qual é a primeira letra da palavra HARMONIA?
Todas as letras responderam:
– H!
H se animou, mas retrucou:
– Mas o som que as pessoas escutam ao dizerem essa palavra é o da letra A!
– Isso não importa -respondeu a letra E- a palavra precisa de você para estar correta! Há muitas e muitas palavras que precisam de você, não desanime! Mesmo que alguém se esqueça acabará lembrando mais tarde, porque todas nós somos importantes, as palavras só existem com a nossa combinação.
A letra H sorriu e pediu para as amigas:
– Vamos então fazer uma lista de palavras que começam com a minha letra?
E todas responderam felizes:
– É para já!
As letras passaram assim a tarde toda escrevendo palavras.
Vamos ajudá-las também?
ISSO AÍ, GOSTOU DO TEXTO?
12- Então agora desembaralhe as cartas e forme palavras com as sílabas abaixo:
Recorte de revistas e jornais, palavras ou figuras de objetos cujos nomes começam com a consoante H. Cole no seu caderno. Você poderá desenhar, se preferir.
Agora, faça uma lista das palavras iniciadas com a letra H que você pesquisou organizando o quadro. Não esqueça de usar o dicionário para cada palavrinha que tiver dúvida. É assim que vamos enriquecendo nosso vocabulário.
HA | HE | HI | HO | HU |
PARABÉNS, VOCÊ CONCLUIU AS ATIVIDADES DE HOJE!
A NOSSA AULA TERMINA POR AQUI!
MAS TUDO BEM, VAMOS NOS ENCONTRAR LOGO, LOGO. ENQUANTO ISSO VOCÊ PODERÁ BRINCAR, ESTUDAR AÍ NA SUA CASA, SE DIVERTIR ATÉ A NOSSA VOLTA!
CUIDE-SE BEM, FIQUE EM CASA O MÁXIMO QUE PUDER..
SINTA-SE ABRAÇADO, ABRAÇADA E ATÉ A PRÓXIMA!