Portal NetEscola

Portal de conteúdo para alunos da Rede Pública de Goiás.

Piada – 7 ª Semana Língua Portuguesa 8 ° Ano - 15/06/2020




Olá pessoal, bem vindos para mais uma aula!

PIADA

        Piada ou anedota é uma breve história, de final engraçado e, às vezes, surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê. É um gênero textual humorístico utilizado na comédia e também na vida cotidiana. Pode tratar-se de uma expressão espontânea ou de uma breve história que dá vontade de rir. A piada pode ser oral, escrita ou gráfica. Uma característica das piadas é que elas, geralmente, não possuem um autor, ou seja, são de autoria anônima.

       Quando em forma de texto, a piada possui um enredo simples, mais de um personagem (humano, animal ou objeto), um tempo e um espaço. Para que consigam atingir seus objetivos, as piadas utilizam os mais variados recursos, tais como trocadilhos, sarcasmos, entre outros. As piadas podem ser qualificadas, ainda que subjetivamente, de boas ou más. As piadas boas são aquelas que cumprem com o seu objetivo e despertam a vontade de rir no receptor. As piadas más, por sua vez, fracassam no seu efeito final. Piadas boas e inteligentes não são racistas, preconceituosas e nem discriminatórias.

      As anedotas ou piadas não são de agora, mas elas fazem parte da vida do ser humano há muitos e muitos anos. Existem registros de piadas escritos por volta do ano de 1900 a. C, sendo que há também registros de uma obra da Grécia antiga com o nome de Philogelos que possui cerca de 260 piadas da época.

      As piadas ainda possuem como característica: uma narração curta, se passam nos mais variados tipos de cenários (até mesmo inexistentes), linguagem simples e coloquial, discurso direto, presença de sarcasmo, textos populares, contadas em ambientes informais, entre outros.

Disponível em: https://conceito.de/piada Acesso em 18 de maio de 2020. (Adaptado)

Veja um exemplo de piada escrita:

“De manhã, o pai bate na porta do quarto do filho:

 – Acorda, meu filho. Acorda que está na hora de você ir para o colégio.

 Lá dentro, estremunhado, o filho respondeu:

– Pai, eu hoje não vou ao colégio. E não vou por três razões: primeiro, porque eu estou morto de sono; segundo, porque eu detesto aquele colégio; terceiro, porque eu não aguento mais aqueles meninos.

E o pai respondeu lá de fora:

– Você tem que ir. “E tem que ir, exatamente, por três razões: primeiro, porque você tem um dever a cumprir; segundo, porque você já tem 45 anos; terceiro, porque você é o diretor do colégio.”

Anedotinhas do Pasquim, Rio de Janeiro: Codecri,1981, p.8)

ATIVIDADES


01-Marque SIM ou NÃO para o conceito de piada.

a)É uma breve história, de final sem graça. (  ) Sim   (  ) Não

b)É uma história engraçada com o objetivo de provocar a gargalhada em quem a ouve ou lê. ( ) Sim (  )Não


02-Escreva uma informação que você não sabia sobre piada e descobriu nessa aula.

 

03-Quando a piada se apresenta em forma de texto, ela possui

a)( ) enredo e personagem.

b)( ) personagem e espaço.

c)( ) enredo, personagem, tempo e espaço.

  • d)( ) tempo e espaço.

 

04-Marque com (V) ou (F) para as alternativas verdadeiras ou falsas:

a)( ) As piadas utilizam os mais variados recursos para atingir seus objetivos, tais como trocadilhos, sarcasmos, entre outros.

b)( )  A intenção da piada é fazer as pessoas ficarem tristes.

c)( )  O objetivo principal da piada é comicidade..

d)( )  Há piadas com conotações políticas, e sociais.

 

05-Há piadas boas e más. Explique quando as piadas são boas.

 

06-Cite as características do gênero piadas.

      Para conhecer mais profundamente a estrutura desse gênero, selecionamos 2 piadas, a partir das quais   elaboramos uma proposta de  análise.

     Texto 01

     Na escola do interior, ao começar a aula, a professora pergunta aos alunos:

    – Rodrigo, você veio de que hoje?

    – Meu pai me trouxe no trator dele.

    E você, Lucas?

    – Eu vim com o meu pai de moto.

    – Joãozinho, e você?

    – Vim no meu burrico maiado.

    A classe caiu na risada. Joãozinho sentiu-se muito envergonhado e ao voltar para casa pergunta para sua mãe o que ele poderia fazer. Ela lhe dá um conselho.

No dia seguinte, quando a professora lhe fez a mesma pergunta, respondeu inocentemente:

   – Hoje eu vim de helicóptero, professora.

   – Nossa Joãozinho! E onde você o deixou?

   – Está lá atrás, pastando…

 

    Texto 02

    No restaurante o garçom diz para o freguês:

    – Como sugestão de hoje, temos língua ao molho madeira.

    – Não, língua não! Tenho nojo de coisa que sai da boca de um animal.

    E o garçom, cínico:

    – Bem, e que tal uma omelete?

Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br Acesso em 19 de maio de 2020.

07-Por que a turma caiu na risada com a resposta de Joãozinho?

a)( )  Porque ele estava mal vestido.

b)( )  Porque ele disse que foi para escola no burrico maiado.

 

08-O conselho dado pela mãe a Joãozinho foi um bom conselho, ou seja, era coerente com a realidade de seu meio social?

a)( ) O conselho dado pela mãe de Joãozinho era bom, pois tinha tudo a ver com a condição social dele.

b)( ) Não foi um bom conselho porque Joãozinho não era rico.

 

09-Observe o seguinte trecho do texto 1: “Joãozinho sentiu-se muito envergonhado e ao voltar para casa pergunta para sua mãe o que ele poderia fazer”. Analisando a forma verbal poderia, podemos dizer que ela:

a)( ) revela uma ação totalmente concluída.

b)( ) não se realizou ainda, mas poderá realizar-se.

 

10-O que levou o garçom a ser cínico com o freguês?

a)( ) Ele foi cínico com o freguês porque o achou orgulhoso.

b)( ) Ele foi cínico com o freguês porque se sentiu humilhado por ele.


11-Marque a (as) alternativa (as) que você considera certa (as), conforme o comportamento do garçom:

a)( ) O garçom não deveria tratar o freguês com ironia.

b)( ) É comum um garçom ter esse tipo de atitude com um freguês.

c)( ) O garçom agiu corretamente.

d)( ) O freguês mereceu a resposta do garçom porque não devemos ser indelicados com ninguém.


12-Em sua opinião, o comportamento do garçom foi correto com relação ao freguês? Justifique sua resposta.

 

13-Na piada 1, qual significado que a palavra “inocentemente” acrescenta ao contexto da piada?

 

14-Conte uma história engraçada que aconteceu com você, dando a ela características de piada.

Por hoje é só pessoal, fique em casa e lave as mãos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *