Outdoor – 8ª Semana – Língua Portuguesa – 8º Ano - 18/06/2020
Olá pessoal! Sejam bem vindos para mais uma aula!
OUTDOOR
Outdoor é a designação de um meio publicitário exterior, disposto em locais de grande visibilidade, como à beira de rodovias ou paredes de edifícios nas cidades.
A palavra outdoor é de origem inglesa e, em inglês, tem sentido totalmente diverso do seu significado em português. Billboard é a palavra inglesa para qualquer propaganda
(painel, letreiro luminoso, letreiro em parede, muro etc.) exposta ao ar livre ou à margem das vias públicas.
Historicamente, pode-se dizer que antigamente, pela falta de tecnologia, o outdoor foi um dos primeiros modos de divulgação de produtos, ideias e serviços. Por exemplo, na Mesopotâmia os comerciantes de vinho anunciavam em axones (pedras talhadas em relevo). Já os gregos gravavam suas mensagens em rolos de madeira.
Na Roma Antiga, a propaganda já era mais próxima do nosso atual cartaz mural: retângulos divididos por tiras de metal eram instalados sobre muros e pintados de cores claras, onde qualquer interessado poderia escrever – com carvão – mensagens de venda, compra ou troca de mercadorias.
O gênero outdoor apresenta um discurso publicitário que atinge um público heterogêneo de grande proporção. Apesar de o outdoor ora ser visto como suporte, ora como gênero, esta afirmação enquadra-se perfeitamente ao gênero outdoor, que é definido como tal, devido ao suporte em que é vinculado.
Disponível em: http://www.riorampdesign.com/outdoor-coca-cola/ Acesso em 20 de maio de 2020.
Disponível em:https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/G%C3%AAneros-Textuais-Outdoor/121745.html Acesso em 20 de maio de 2020.
São características da criação de outdoors:
*Mensagens curtas e objetivas que possam ser lidas em 8 segundos (nada de explicações ou histórias);
*Artes de impacto com cores contrastantes e letras grandes;
*Apliques e montagens que combinem 2 ou mais quadros criando outdoors com artes especiais (que elevam custos e por isso devem ser usados quando realmente necessário);
*Criação da arte com base em grids de 32 folhas (para a impressão em papel) ou considerando a área total quando a impressão para o outdoor é feita em lona e “envelopa” o quadro do outdoor;
*O uso como “Teasers” – ou seja com uma chamada que cria uma expectativa para um lançamento do tipo “Vem aí” ou “Aguarde a maior promoção da história” sem que haja a apresentação formal do cliente ou produto em questão.
Etapas do processo da criação de outdoors:
*Brief (Coleta de informações tanto da empresa quanto do material específico);
*Boneco (Estruturação primária na criação de outdoors com a arte e a chamada);
*Aprovação;
*Produção de fotos em alta resolução, ilustrações e/ou diagramação final;
*Correções e ajustes;
*Aprovação final;
*Fechamento de arquivo nos padrões gráficos.
*A criação de outdoors e demais impressos desenvolvidos pela Conceito Ideal incluem: desenvolvimento de textos, ilustrações, diagramação e o fechamento do arquivo para enviar para a gráfica.
Disponível em: https://conceitoideal.com.br/servicos/anuncios/criacao-de-outdoors-e-paineis Acesso em 20 de maio de 2020.
ATIVIDADE: Após a leitura sobre outdoor, responda as atividades a seguir.
01-O que é um outdoor?
02-A palavra “outdoor” é de origem:
a- ( ) portuguesa b- ( ) inglesa c- ( ) espanhola d- ( ) alemã
03-Cite os locais onde se podem expor os outdoors.
04-Antigamente, pela falta de tecnologia, os outdoors eram utilizados de diversas formas. Explique como eram expostos nestas localidades:
a- Mesopotâmia
b- Grécia
c- Roma
05-Marque a única alternativa correta:
a)( ) O gênero outdoor apresenta uma linguagem literária.
b)( ) O gênero outdoor apresenta um discurso publicitário que atinge um público heterogêneo de grande proporção.
c)( ) Outdoor em inglês, tem o mesmo sentido do seu significado em português.
06-Observando as características de criação do outdoor, marque (V) ou (F) para as sentenças falsas ou verdadeiras:
a)( ) Artes de impacto com cores contrastantes e letras pequenas.
b)( ) Mensagens curtas e objetivas que possam ser lidas em 8 segundos (nada de explicações ou histórias).
c)( ) O uso como “Teasers” – ou seja com uma chamada que cria uma expectativa para um lançamento do tipo “Vem aí” ou “Aguarde a maior promoção da história” sem que haja a apresentação formal do cliente ou produto em questão.
d)( ) Artes vetoriais – pois não podem ser impressas com excelente resolução.
Para ampliar seus conhecimentos, observe os outdoors abaixo, suas características, informações, intenções dos autores e responda as atividades propostas:a
Imagem 1
Imagem 2
Disponível em: https://www.fashiontimes.it/galleria/havaianas-ecco-la-nuova-campagna-pubblicitaria/ Acesso em 21 de maio de 2020.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000873/0000009052.jpg Acesso em 21 de maio de 2020.
07-Observe a imagem 1 e responda:
Este tipo de texto é:
a- ( ) Uma receita c- ( ) Uma entrevista
b- ( ) Cardápio d- ( ) Um anúncio
08-Qual é o público-alvo do outdoor?
09-Cite o slogan deste outdoor.
10-Este texto tem a função de
a- ( ) divertir o leitor. c- ( ) convencer as pessoas.
b- ( ) informar. d- ( ) fazer uma crítica.
11- A imagem principal utilizada para o anúncio foi
a- ( ) o mar. c- ( ) o navio.
b- ( ) a sandália. d- ( ) a montanha.
12-Olhando o anúncio, qual mensagem lhe é transmitida?
13-Marque as alternativas que estão alinhadas ao objetivo do outdoor.
a)( ) O anúncio foi convincente porque tenta convencer o leitor a adquirir o produto.
b)( ) Este tipo de anúncio não convence as pessoas.
c)( ) A propaganda está muito criativa, o que leva muitas pessoas a adquirir o produto.
d)( ) Para vender um produto não precisa anunciá-lo.
14-Onde foi produzido este outdoor?
15-Desde quando existem as havaianas no mercado brasileiro?
Imagem 2
Identifique os seguintes aspectos no texto:
16-Que produto pretende ser vendido?
17-Que personagem está apresentado no outdoor?
18-Qual a relação entre a fala da personagem e o produto que se quer vender?
a- ( ) O personagem utiliza sua pronúncia para fazer o anúncio.
b- ( ) A relação entre o personagem e o produto é o som da pronúncia que remete o leitor à marca do carro.
19-Pode-se dizer que há ambiguidade na fala da personagem retratada. Qual é?
a- ( ) Sim. Há ambiguidade na pronúncia do personagem (Celta=certa) com a marca do carro (Celta).
b- ( ) Não há ambiguidade na fala do personagem.
20-Observe o processo de criação do outdoor e elabore um anúncio bem criativo sobre um assunto do momento.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000873/0000009052.jpg Acesso em 21 de maio de 2020 (Adaptada)
Por hoje é só pessoal! Fique em casa e lave as mãos!