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Outdoor – 8ª Semana – Língua Portuguesa – 8º Ano - 18/06/2020


Olá pessoal! Sejam bem vindos para mais uma aula!

OUTDOOR

     Outdoor é a designação de um meio publicitário exterior, disposto em locais de grande visibilidade, como à beira de rodovias ou paredes de edifícios nas cidades.

     A palavra outdoor é de origem inglesa e, em inglês, tem sentido totalmente diverso do seu significado em português. Billboard é a palavra inglesa para qualquer propaganda

(painel, letreiro luminoso, letreiro em parede, muro etc.) exposta ao ar livre ou à margem das vias públicas.

      Historicamente, pode-se dizer que antigamente, pela falta de tecnologia, o outdoor foi um dos primeiros modos de divulgação de produtos, ideias e serviços. Por exemplo, na Mesopotâmia os comerciantes de vinho anunciavam em axones (pedras talhadas em relevo). Já os gregos gravavam suas mensagens em rolos de madeira.              

      Na Roma Antiga, a propaganda já era mais próxima do nosso atual cartaz mural: retângulos divididos por tiras de metal eram instalados sobre muros e pintados de cores claras, onde qualquer interessado poderia escrever – com carvão – mensagens de venda, compra ou troca de mercadorias.

     O gênero outdoor apresenta um discurso publicitário que atinge um público heterogêneo de grande proporção. Apesar de o outdoor ora ser visto como suporte, ora como gênero, esta afirmação enquadra-se perfeitamente ao gênero outdoor, que é definido como tal, devido ao suporte em que é vinculado.

Disponível em: http://www.riorampdesign.com/outdoor-coca-cola/ Acesso em 20 de maio de 2020.

Disponível em:https://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/G%C3%AAneros-Textuais-Outdoor/121745.html Acesso em 20 de maio de 2020.

 

São características da criação de outdoors:

     *Mensagens curtas e objetivas que possam ser lidas em 8 segundos (nada de explicações ou histórias);

     *Artes de impacto com cores contrastantes e letras grandes;

     *Apliques e montagens que combinem 2 ou mais quadros criando outdoors com artes especiais (que elevam custos e por isso devem ser usados quando realmente necessário);

    *Criação da arte com base em grids de 32 folhas (para a impressão em papel) ou considerando a área total quando a impressão para o outdoor é feita em lona e “envelopa” o quadro do outdoor;

    *O uso como “Teasers” – ou seja com uma chamada que cria uma expectativa para um lançamento do tipo “Vem aí” ou “Aguarde a maior promoção da história” sem que haja a apresentação formal do cliente ou produto em questão.

 

Etapas do processo da criação de outdoors:

    *Brief (Coleta de informações tanto da empresa quanto do material específico);

    *Boneco (Estruturação primária na criação de outdoors com a arte e a chamada);

    *Aprovação;

    *Produção de fotos em alta resolução, ilustrações e/ou diagramação final;

    *Correções e ajustes;

    *Aprovação final;

    *Fechamento de arquivo nos padrões gráficos.

    *A criação de outdoors e demais impressos desenvolvidos pela Conceito Ideal incluem: desenvolvimento de textos, ilustrações, diagramação e o fechamento do arquivo para enviar para a gráfica. 

ATIVIDADE: Após a leitura sobre outdoor, responda as atividades a seguir.

01-O que é um outdoor?

 

02-A palavra “outdoor” é de origem:

a- ( ) portuguesa           b-  (  ) inglesa           c- (  ) espanhola         d- (  ) alemã

 

03-Cite os locais onde se podem expor os outdoors.

 

04-Antigamente, pela falta de tecnologia, os outdoors eram utilizados de diversas formas. Explique como eram expostos nestas localidades:

 

a- Mesopotâmia

b- Grécia

c- Roma

 

05-Marque a única alternativa correta:

a)( ) O gênero outdoor apresenta uma linguagem  literária.

b)( ) O gênero outdoor apresenta um discurso publicitário que atinge um público heterogêneo de grande  proporção.

c)( ) Outdoor em inglês, tem o mesmo sentido do seu significado em português.

 

06-Observando as características de criação do outdoor, marque (V) ou (F) para as sentenças falsas ou verdadeiras:

a)( ) Artes de impacto com cores contrastantes e letras pequenas.

b)( ) Mensagens curtas e objetivas que possam ser lidas em 8 segundos (nada de explicações ou histórias).

c)( ) O uso como “Teasers” – ou seja com uma chamada que cria uma expectativa para um lançamento do tipo “Vem aí” ou “Aguarde a maior promoção da história” sem que haja a apresentação formal do cliente ou produto em questão.

d)( ) Artes vetoriais – pois não podem ser impressas com excelente resolução.

 

      Para ampliar seus conhecimentos, observe os outdoors abaixo, suas características, informações, intenções dos autores e responda as atividades propostas:a

Imagem 1

Imagem 2

07-Observe a imagem 1 e responda:

Este tipo de texto é:

a- ( ) Uma receita         c- (  ) Uma entrevista

b- ( ) Cardápio              d- (  ) Um anúncio

 

08-Qual é o público-alvo do outdoor?

 

09-Cite o slogan deste outdoor.

 

10-Este texto tem a função de

a- ( ) divertir o leitor.      c-  (  ) convencer as pessoas.

b- ( ) informar.                d-  (  ) fazer uma crítica.                                     

 

11- A imagem principal utilizada para o anúncio foi

a- ( ) o mar.              c- (  ) o navio.

b- ( ) a sandália.      d- (  ) a montanha.

 

12-Olhando o anúncio, qual mensagem lhe é transmitida?

 

13-Marque as alternativas que estão alinhadas ao objetivo do outdoor.

a)( ) O anúncio foi convincente porque tenta convencer o leitor a adquirir o produto.

b)( ) Este tipo de anúncio não convence as pessoas.

c)( ) A propaganda está muito criativa, o que leva muitas pessoas a adquirir o produto.

d)( ) Para vender um produto não precisa anunciá-lo.

 

14-Onde foi produzido este outdoor?

 

15-Desde quando existem as havaianas no mercado brasileiro?

 

 

      Imagem 2

      Identifique os seguintes aspectos no texto:

 

16-Que produto pretende ser vendido?

 

17-Que personagem está apresentado no outdoor?

 

18-Qual a relação entre a fala da personagem e o produto que se quer vender?

a- ( ) O personagem utiliza sua pronúncia para fazer o anúncio.

b- ( ) A relação entre o personagem e o produto é o som da pronúncia que remete o leitor à marca do carro.

 

19-Pode-se dizer que há ambiguidade na fala da personagem retratada. Qual é?

a- ( ) Sim. Há ambiguidade na pronúncia do personagem (Celta=certa) com a marca do carro (Celta).

b- ( ) Não há ambiguidade na fala do personagem.

 

20-Observe o processo de criação do outdoor e elabore um anúncio bem criativo sobre um assunto do momento.

Por hoje é só pessoal! Fique em casa e lave as mãos!

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