Portal NetEscola

Portal de conteúdo para alunos da Rede Pública de Goiás.

Atitudes individuais e coletivas na preservação da biodiversidade – 2 ª Aula -Ciências – 9 º Ano - 13/05/2020

Olá alunos, como estão de quarentena? Vamos para as atividades de hoje?

   CONSUMO CONSCIENTE

 

   O consumo consciente ou sustentável envolve a busca por produtos e serviços ecologicamente corretos, a economia de recursos, a utilização dos bens até o fim de sua vida útil e a reciclagem dos materiais.

   O consumo incontrolável e compulsivo da sociedade ao longo do tempo vem trazendo consequências muito negativas para o meio ambiente.

Este consumo em excesso tem levado a exploração dos recursos naturais, o que pode levar a um esgotamento e escassez destes recursos, comprometendo o equilíbrio ambiental.

   O consumidor consciente, sob a perspectiva ecológica, é aquele que se preocupa como seu bem estar, com a sociedade atual e com a qualidade de vida das gerações futuras e com a expectativa de estar contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos.

   O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo e, desta forma, tenta buscar o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade, maximizando os impactos positivos e minimizando os negativos de suas escolhas de consumo.

   Logo, pode-se entender que o consumo consciente é um modo de vida que valoriza a responsabilidade com o meio ambiente como forma de preservar e manter um meio social com maior qualidade; sendo este uma escolha do indivíduo que toma para si esta consciência ambiental e a transforma em ações no dia a dia capaz de mobilizar outras pessoas.

   O consumo consciente é caracterizado por quatro dimensões: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e planejamento do consumo.

   A consciência ecológica espelha a fase de aquisição de um bem, indicando a preferência dos consumidores por produtos, serviços e empresas ecologicamente corretos. Essa dimensão é apoiada a partir de atitudes que mobilizam a sociedade com relação aos cuidados com o meio ambiente e a prática do consumo consciente.

   A economia de recursos indica a fase do uso do bem adquirido, tendo como destaque a racionalização ou a redução do desperdício de recursos, tais como água e energia elétrica.

                                                               

  Nesta fase também há a busca por uma maior utilização dos meios alternativos de transporte (gerando menos impactos negativos), tais como caminhada, bicicleta e transporte coletivo em substituição ao carro. A reciclagem retrata a fase de descarte do bem, com práticas que permitam a reutilização e reaproveitamento de materiais, como a separação dos produtos descartados para serem reaproveitados novamente. Esta etapa lembra os cuidados com o meio ambiente no fim do ciclo de vida dos produtos, referindo-se ao comportamento ambiental.

   Por fim, o planejamento do consumo é refere-se à compra de produtos usados e à preocupação em reutilizar os produtos sempre que assim for possível. Este planejamento do ato de quando, como e por que consumir representa a propensão a um estilo de vida mais simples, menos consumista, que gera menos impactos negativos no meio ambiente, e desta forma otimiza-se o uso racional dos recursos.

   Portanto, o consumo consciente é um estilo de vida voluntário, cotidiano e solidário que busca garantir a sustentabilidade da vida de forma equilibrada para que tanto a atual quanto as gerações futuras possam desfrutar dos recursos do planeta.

 

   Mãos que se sustentam

 

                                                                          

                     Disponível em: https://kaluana.org.br/category/sustentabilidade/. Acesso em 30 de Abr. de 2020.

 

   O mundo passa por uma terrível crise ambiental, pois as sociedades atuais estão sentindo os problemas provocados ao longo de centenas de anos. O homem iniciou o processo de devastação ambiental principalmente no século XX, embora tenha começando  a Primeira Revolução Industrial e no decorrer de aproximadamente 100 anos usou a natureza e seus recursos de forma desordenada e inconsciente quanto à preservação deles.

   Atualmente o mundo está extremamente poluído e degradado. A poluição ocorre de diversas formas, tais como do ar, atmosfera, águas, solos, entre outras, além da degradação envolvendo a vegetação, a extração de minérios e a ocupação agropecuária.

 

   Poluição atmosférica                                          

     

   Aquecimento global, efeito estufa, derretimento das geleiras, tempestades, mudanças climáticas são alguns dos resultados diretos do modelo de sociedade que optamos, vinculados ao consumo e automaticamente ao capitalismo.

Responda as atividades a seguir em seu caderno.

 

01 – De acordo com o texto, o consumo incontrolável e compulsivo da sociedade ao longo do tempo vem trazendo consequências muito negativas para o meio ambiente. Cite essas consequências.

 

02 – Sob a perspectiva ecológica, o que significa ser um consumidor consciente?

 

03 – Assinale ( V ) para as frases verdadeiras e ( F ) para as frases falsas:

 

a) ( ) O consumo consciente é um modo de vida que valoriza a responsabilidade com o meio ambiente como forma de preservar e manter um meio social com maior qualidade.
b) ( ) A consciência ecológica indica a preferência dos consumidores por produtos e serviços e empresas ligadas apenas aos lucros sem preocupar-se com o meio ambiente.
c) ( ) A economia de recursos não indica a redução do desperdício de recursos tais como água e energia elétrica.
d) ( ) A reciclagem retrata a fase de descarte do bem, com práticas que permitam a reutilização e reaproveitamento de materiais.
e) ( ) O planejamento do consumo refere-se a compra de produtos usados e a preocupação em reutilizar os produtos sempre que assim for possível.

 

04 – Complete as lacunas abaixo:

 

a) O homem iniciou o processo de devastação _____________________, principalmente no século _____ embora tenha começado a Primeira Revolução ____________________________.

b) No decorrer de aproximadamente ______ anos o _______________ usou a _______________________ e seus ______________________ de forma ____________________________ e inconsciente quanto à _______________________________ dos mesmos.

c) Atualmente o _____________________ está extremamente ___________________ e __________________________. A ________________________ ocorre de diversas formas, tais como do ar, _______________________, água, ______________, entre outras, além da ________________________ envolvendo _______________________, a __________________________ de minérios e a ocupação __________________________________.

 

05 – Grife as palavras das atitudes que ocasionam os resultados do modelo de sociedade que optamos, vinculados ao consumo e ao capitalismo:

06 – Elabore um planejamento de consumo para a sua família ressaltando a importância do meio ambiente.

Uma ótima semana para vocês! Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *