Portal NetEscola

Anúncios – 2 ª Aula Língua Portuguesa – 9 º Ano - 11/05/2020

Olá alunos, como estão de quarentena? Vamos para as atividades de hoje?

ANÚNCIOS – Leitura e criação

Estrutura: Como Fazer um Anúncio Publicitário?

 

   Os anúncios publicitários são estruturados de diversas maneiras: com imagens e textos ou somente textos, não têm uma estrutura fixa padrão. Isso dependerá também do local em que será anunciado, por exemplo, o espaço que será preenchido com a mensagem (meia folha, uma folha, um outdoor, um cartaz).

   A finalidade deste tipo de texto é de persuadir o leitor. O anunciante (emissor) tem o objetivo de convencer o telespectador (receptor) sobre a boa qualidade de um determinado produto, convencendo-o a adquiri-lo.
Isto nos remete à ideia daquele velho ditado popular, o qual diz que “a propaganda é a alma do negócio”, e se analisarmos, concluiremos que a afirmação é totalmente verídica, porque quanto mais criativo e objetivo for o anúncio, mais haverá a possibilidade de aceitação. Para isso, é importante saber o público-alvo, ele é um fator decisivo perante a elaboração das estratégias a serem aplicadas.

   Atente-se para a sua estrutura

 

   Título

 

   Geralmente é bastante criativo e atraente, baseado em um jogo de palavras carregadas de linguagem conotativa, justamente com o intento de atrair o consumidor. Imagens – As mais inusitadas possíveis, dispostas de forma a chamar a atenção de acordo com as características do produto anunciado.
Veja um exemplo de título:

 

“Novo Chocolate Asteca: Mais Delicioso!!!”

 

   Corpo de Texto

 

   Nesta parte é desenvolvida a ideia sugerida no título, com uma mensagem ou informação que envolva os aspectos persuasivos da linguagem publicitária, acrescidos de adjetivos, verbos no imperativo, vocativos e imagens. É apresentado de maneira breve, numa linguagem clara e simples. Utiliza, muitas vezes, uma linguagem coloquial (informal) para se aproximar do público alvo.
Sendo assim, podem incluir figuras (metáforas, metonímia, hipérbole, ironia, etc,) e vícios de linguagem (estrangeirismo, neologismos, ambiguidade, etc.).


“Experimente o novo e delicioso chocolate asteca: com mais de 70% de cacau e 0% de gordura saturada.”


   Identificação ou Marca do Produto


   Funciona como uma “assinatura” do anunciante. Ocorre também de aparecer o Slogan junto à marca anunciada, para dar mais ênfase à comunicação. Segue a marca do produto, junto com o logotipo da empresa, por exemplo:


“Chocolate Asteca LTDA”


   Contato


   São as informações de contato e identificação da empresa que comercializa o produto, por exemplo, número de telefone (serviço do consumidor), e-mail, página da internet e das redes sociais (facebook, twitter, linkedIn, tumblr, dentre outros).

 

“E-mail: choco_asteca@produtos.com
Página Oficial: www.chocolateasteca.com
Facebook: www.facebook.com/chocolateasteca
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): 0800 554 4000″

   Algo importante nos textos publicitários é a criação de slogan (uma frase curta e de fácil memorização) ou manchetes, os quais resumem em um único enunciado as informações e os objetivos do texto.

 

Exemplo de slogan:

 

“TIM – Viver sem Fronteiras”, RED BULL – Te dá Asas!

   Confira o exemplo de anúncio publicitário – Coleta Seletiva  – O anúncio publicitário sobre coleta seletiva foi promovido pelo Governo de São Paulo e tem como intuito divulgar a importância de ter o cuidado com a coleta seletiva, confrontando o leitor através da frase “O lixo é seu”.

ATIVIDADES

 

TEXTO 2

1º. Os anúncios são dirigidos a um público-alvo.

 

a) Qual é o público-alvo desse anúncio?
b) Como você chegou a essa conclusão?

 

2º. Identifique no texto:

 

a) o produto oferecido:
b) segundo o anúncio, há quantos anos o produto é ofertado?

 

3º. Por que aparece no texto o nome Eduardo Guedes? Explique qual é a importância dessa informação?

 

4º. No texto 2, em “Porque atrás de todo homem há sempre uma grande Moça”

 

a) porque a palavra negritada está grafada com letra maiúscula?
b) que ambiguidade ela apresenta?
c) qual figura de linguagem ela representa?
d) baseado nos conhecimentos que você possui sobre acentuação gráfica, responda: o acento na palavra atrás é justificado por qual regra de acentuação?

 

5º. Assinale a alternativa correta com relação aos principais suportes de veiculação dos textos publicitários.

 

a) ( ) Os textos publicitários circulam apenas na internet, em sites e blogs.
b) ( ) Os textos publicitários são veiculados em livros didáticos para que os professores possam utilizá-los como hipertexto e ensinarem os alunos a desenvolverem um texto cuja função da linguagem é apelativa.
c) ( ) Os textos publicitários são os outdoors encontrados ao longo das ruas e avenidas das grandes cidades alertando as pessoas com relação aos cuidados com a saúde e alimentação.
d) ( ) Os textos publicitários são veiculados em televisão, internet, rádio, jornais, revistas, outdoors, pontos de ônibus, postes de iluminação pública etc.

 

6º. Com relação aos textos publicitários, marque a alternativa que melhor define seus principais objetivos.

 

a) ( )Os textos publicitários têm o objetivo de divulgar as produções literárias e não literárias escritas pelos publicitários.
b) ( )Os textos publicitários têm o objetivo de vender e/ou tornar pública alguma informação, anunciar algum produto ou serviço e/ou convencer os leitores.
c) ( )Os textos publicitários têm o objetivo de informar os leitores a respeito das atualidades econômicas e políticas dos estados e municípios.
d) ( )Os textos publicitários têm o objetivo de anunciar quais são os produtos em oferta nos supermercados de médio e grande portes.

 

   Texto 3

Texto 4

Texto 5

Leia os textos 3, 4 e 5 para responder às questões de 7 a 14.

 

7º – Verifica-se que no texto 3, escrito em 1937, algumas palavras têm grafia diferente da que escrevemos hoje. Retire do texto cinco (cinco) palavras com essa escrita diferente e escreva-as na forma correta.

 

8º – Apesar dessas diferenças, é possível compreender o que está escrito? Por quê?

 

9º – Ao comparar o texto 3 e o texto 4, observa-se claramente o quanto houve evolução nesse tipo de texto, cite elementos que demonstrem essa evolução.

 

10º – No texto 5, vemos “A evolução da propaganda e sua importância nos meios digitais”. Você acha que é possível acompanhar todas as mudanças que ocorrem no meio digital? Justifique sua resposta.

 

11º – Nas redes sociais é comum o uso de textos curtos, emojis, palavras abreviadas etc. Você concorda que o mal desempenho dos estudantes nas Redações do Enem tem como causa as postagens, isto é, a forma de escrever nas redes sociais? Justifique.

 

12º – Muitos professores, pais e a própria mídia tem incentivado a todos a praticarem o hábito da leitura. Atualmente, as pessoas têm lido mais que no passado, principalmente por causa dos meios tecnológicos. Na sua opinião essa afirmativa é verdadeira? Por quê?

 

13º- No texto 5, notamos duas palavras que já fazem parte do vocabulário brasileiro, pois são muito utilizadas no Brasil. Essas palavras já foram introduzidas ao nosso vocabulário e são conhecidas como estrangeirismo. Cite-as.

 

14º- A Língua Inglesa e a Língua Espanhola têm feito parte do nosso dia a dia, principalmente por causa das redes sociais. Como é chamada a pessoa que fala mais de uma língua?  

 

   ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL


   Agora é a sua vez de produzir


15º – Faça um anúncio publicitário promovendo uma ideia ou um produto.

 

• Primeiramente, escolha a ideia e os objetivos que a envolvem:

 Para que ela é importante?
 Qual o público alvo envolvido?
 Vale utilizar imagens?

 

• Após respondida as perguntas, elabore um texto curto e criativo de acordo com a estrutura acima (título, corpo de texto, marca e contato).
• Importante conhecer o público alvo, ou seja, se o anúncio é destinado ao público jovem pode apresentar uma linguagem mais despretensiosa, com uso de figuras de linguagem e gírias.
• No entanto, se o público alvo são os idosos, a linguagem deve ser mais cuidada e clara, destituídas de gírias que podem não atingir o público pretendido.
• Pense que o anúncio pode estar no mural da escola e, portanto, deve conter um título interessante e que chame a atenção do público.

Desejo a todos uma ótima semana! Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *