Portal NetEscola

Portal de conteúdo para alunos da Rede Pública de Goiás.

Filmes – 7 ª Semana Língua Portuguesa – 9 º Ano - 15/06/2020




Bem vindos para mais uma aula, pessoal!

      FILMES

      O filme é uma obra de arte realizada através da sucessão de imagens em vídeo e com som. O cinema ou a arte de fazer filmes de diversos tipos é considerado uma das sete artes e é hoje em dia, uma das mais populares, pois chega a uma importante e variada quantidade de público. Os filmes apresentam certas características gerais que podem variar entre um caso e outro.

      Um filme se estrutura em base na sequência de imagens que são postas uma atrás da outra e que projetadas de maneira contínua, simulam movimento. Esta sucessão tem que ser maior que 18 pictogramas (ou pequenas imagens), pois de outro modo, a sequência de projeção aparece ao olho humano como um processo recortado e não contínuo.

    Independentemente das questões técnicas, um filme é sempre considerado uma obra de arte que exige um grande esforço de  

produção. Apesar de a atuação e a direção serem os elementos que mais se destacam, também são imprescindíveis o vestuário, a música, a fotografia, a criação de ambientes apropriados, a edição, o som, a utilização dos efeitos especiais, etc.

      Os filmes, uma vez terminados, costumam ser exibidos em cinemas ou teatros que recebem grandes quantidades de público. É aí que entra a parte comercial, pois em muitas ocasiões, um filme pode ser considerado bom de acordo com a quantidade de espectadores que têm, assim como o profundo fenômeno do merchandising, que são os que permitem às grandes companhias de cinema recuperar o investimento e ganhar milhões de dólares de lucro.

Disponível em: https://queconceito.com.br/filme Acesso em: 20/05/2020 Adaptado

Principais gêneros

      Ação: apresenta personagens do bem e do mal que usam a força física para resolver seus conflitos, sendo um gênero que normalmente está misturado com outros e muito conhecido por agregar vários filmes de super-heróis que estão fazendo muito sucesso hoje em dia.

     Aventura: é um gênero que apresenta um mundo heroico em que o protagonista passa por diferentes obstáculos em busca de alcançar seu objetivo.

    Animação: normalmente feito por computação gráfica. Seu processo de produção é muito mais lento do que os outros filmes levando normalmente 7 horas para fazer apenas um desenho, mas com o avanço da tecnologia estimasse que esse tempo diminua com o passar dos anos.

Chanchada: é um filme que possui um humor ingênuo e geralmente voltado para uma população específica, como por exemplo, apenas para um determinado país.

    Drama: sua intenção é de causar tensão no público, sendo Tragédias uma forma de drama, além dos dramas românticos que são um dos mais procurados pelo público.

    Romance: apresenta um enredo entre dois protagonistas que se relacionam amorosamente, tendo geralmente um “final feliz”, mas sempre havendo exceções como, por exemplo, “Romeu e Julieta”.

    Comédia: tem o objetivo de fazer o público rir, tanto de formas visuais como por meio de suas palavras.

    Fantasia: enredo em que se utiliza a magia, aspectos sobrenaturais ou extraordinários.

    Terror ou Horror: tem o objetivo de causar medo no público e também de dar sustos, estando ligado diretamente ao suspense causando tensão em algumas cenas do filme.

    Ficção científica: apresenta assuntos relacionados ao futuro, como tecnologia avançada, viagens espaciais para outras galáxias ou para outros planetas, entre outros assuntos ficcionais.

    Musical: pode apresentar qualquer tipo de enredo, mas sempre tendo várias músicas e coreografias ao longo do filme.

    Faroeste: é um gênero clássico dos EUA conhecidos como “filmes de caubóis”, apesar de outros países também terem feito sobre essa categoria.

    Documentário: voltado para a exploração da realidade, abordando vários assuntos diferentes, como natureza, animais, biografias, culturas etc.

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Filme Acesso em 20 de mai. De 2020 (Adaptado).

ATIVIDADES

1)Que tipo de filme você costuma assistir? Qual gênero?


2)Cite um filme que você assistiu e gostou. Do que ele falava?


3)Qual a finalidade de se assistir a filmes, na sua opinião?


4)Geralmente, antes de assistir a um filme, as pessoas procuram ler suas resenhas para ver se são interessantes ou não. Observe a seguir, as resenhas da página Tá rolando da revista Atrevidinha, Editora Símbolo.

Texto 01 – Shrek Terceiro

O ogro mais fofo do cinema voltou. Agora, Shrek é obrigado a governar o Reino de Tão Tão Distante a contragosto. 

   Para fugir desse cargo não desejado, ele precisa encontrar o rei perfeito e sai atrás de Arthur, um primo de sua mulher. E, para sua vida ficar mais atrapalhada, Fiona está esperando um herdeiro. Nesse meio-tempo, uma coisa horrível acontece: seu antigo inimigo, o Príncipe Encantado, volta ao reino querendo vingança.

Edição 38 agosto 2007 – Atrevidinha

Texto 02 – Harry Potter e a Ordem da Fênix

O bruxo e sua turma chegam ao quinto ano em Hogwarts. Só que nem tudo vai ser fácil nessa temporada. O ministro da Magia, Cornélio Fudge, contrata Dolores Umbridge,

 uma professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, que acaba deixando os jovens alunos despreparados para se defenderem das forças do mal. Por conta disso, Harry Potter decide encontrar-se com o grupo de estudantes “Armada de Dumbledore”, e prepara todos para se protegerem das Artes das Trevas. Imperdível.

Edição nº 39 agosto de 2007

Texto 03 – Hairspray

Em 1962, o sonho dos adolescentes era aparecer no programa de dança mais famoso da televisão, o The Corny Collins Show. 

 

E a jovem Tracy Turnblad não é diferente. Apesar de ser gordinha demais para os padrões de dançarinas, a menina surpreende a todos os juízes da atração e se torna um sucesso. Mas ela encontra uma rival: Amber von Tussle. Além de disputarem espaço no show, as duas acabam lutando pelo amor de um mesmo garoto. O filme conta com a participação de Amanda Bynes e Zac Efron no elenco.

Edição nº 41 agosto de 2007 <uol.com.br/revistas>acesso em 22 de maio de 2007.

Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/Acesso em 02 de jun. de 2020.

Após os comentários e a leitura atenta das resenhas, preencha o quadro abaixo.

05-As resenhas apresentam uma descrição um resumo do filme? Justifique.

 

06-Você já assistiu a algum dos filmes comentados? Se sim, qual?

 

07-Se não, qual gostaria de assistir? Por quê?

 

08-Que tipo de linguagem (formal ou informal) o autor utilizou para escrever as resenhas? Comprove.

 

09-Retire de cada resenha uma frase que caracteriza cada um dos filmes.

 

10-Pelo que você leu nas resenhas, qual é a recomendação dos autores em relação aos filmes comentados? O que eles querem afinal?

 

11-Escolha um filme de sua preferência e escreva:

a)Título e ano de lançamento:

b)Gênero do filme:

c)Elabore uma resenha sobre o filme escolhido:

Por hoje é só pessoal, fique em casa e lave as mãos!

Últimos Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *