A Primeira República e suas características Contestações e dinâmicas da vida cultural no Brasil entre 1900 e 1930 – 1ª SEMANA – História – 9° Ano - 04/08/2020

Bem vindos para mais uma aula pessoal!

I. OBJETO DE CONHECIMENTO: A Primeira República e suas características Contestações e dinâmicas da vida cultural no Brasil entre 1900 e 1930.

II. ATIVIDADES:

1- Observe a imagem abaixo:

Disponível em: https://registrodemarca.arenamarcas.com.br/educacao/o-que-foi-a-politica-do-cafe-com-leite/ Acesso em 06 de jul. de 2020.

Esta imagem representa a política que era característica do período da primeira república. Descreva como era conhecida essa política e como funcionava. 

 

2- Analise a charge a seguir:

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/voto-de-cabresto/ Acesso em: 26 de Jun. de 2020.

No período da primeira república Brasileira, do século XIX e início do século XX, a elite agrária do país estava concentrada nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Para alcançar o resultado esperado nas eleições, garantindo a manutenção da política coronelista na presidência, e consolidação dos coronéis como governadores dos estados, estes, utilizavam-se dos mais diversos meios para fraudar o processo eleitoral.

 Explique como foi conhecido esse processo eleitoral da primeira república.

 

 

3- Observe a charge a abaixo e o breve texto.

Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/component/content/article?id=2911:administracao-pereira-passos-o-bota-abaixo Acesso em 06 de jul. de 2020.

Nos primeiros anos do século XX, a imagem da capital federal precisava ser reconstruída e transformada no símbolo de modernidade. Os inúmeros problemas de infraestrutura da capital federal eram temas recorrentes na imprensa da jovem República. Durante este período de Primeira República, identifique quais foram os  processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira.

 

4- Avalie quais as contradições e impactos, nos processos de urbanização e modernização na região em que vive e faça um breve relato.

 

5- A partir da década de 1870, a entrada de trabalhadores europeus no Brasil passou a ser oficialmente organizada pelo governo. Aproveitando das conturbações políticas no Velho Mundo, o império propagandeava as oportunidades de trabalho existentes no Brasil. Sobre o processo de imigração na Primeira República, identifique quais das afirmações a seguir são verdadeiras e quais são Fake News.

Por hoje é só pessoal! Fique em casa, se sair use máscara e lave as mãos.


Deixe um comentário