Portal NetEscola

A Segunda Guerra Mundial Judeus e outras vítimas do holocausto: A crítica ao liberalismo e ao socialismo e a ascensão de Estados totalitários na Europa, Governos totalitários: políticas de extermínio e teoria de eugenia; A Organização das Nações Unidas (ONU) e a questão dos Direitos Humanos: O pós-guerra: questões políticas, econômicas e sociais; Direitos Humanos e Cidadania – 7ª e 8ª Semana – História – 9 º Ano - 16/06/2020

Sejam bem vindas e bem vindos a mais uma aula de
História

Hoje vamos falar sobre...

Alguns acontecimentos históricos!
Pegue o seu caderno e vamos começar os trabalhos.
O primeiro tema é

A Segunda Guerra Mundial

Leia o texto a seguir:

Hitler, líder alemão que colaborou com o início da Segunda Guerra Mundial ao invadir a Polônia em 1939.

Segunda Guerra Mundial – História, causas e consequências

A Segunda Guerra Mundial compreende o período entre os anos de 1939 e 1945 no qual ocorreu o conflito armado de maior escala da história da humanidade até os dias de hoje. O combate envolveu as maiores potências da época que empenharam toda sua economia e política no mesmo, e foi o único a usar armas nucleares dizimando cerca de 70 milhões de pessoas dentre soldados e 

civis, sendo o conflito mais sangrento da história. O período que antecede o início da Segunda Guerra é marcado pela crise econômica da quebra da bolsa de Nova York no ano de 1929 que teve seu ponto de início nos Estados Unidos, contudo espalhou-se rapidamente pelo resto do mundo afetando a economia global. Uma das soluções do governo fascista foi investir na industrialização de equipamentos bélicos como armas, aviões, navios e tanques.

No período entre guerras (período que consiste entre o fim da Primeira Guerra e início da segunda), podemos notar também o avanço de regimes totalitaristas radicais como o Nazismo encabeçado por Adolf Hitler e o Fascismo liderado por Benito Mussolini. Ambas as ideologias se espalharam pela Europa ganhando força e propondo uma expansão territorial. Brasil na Segunda Guerra Mundial: O Brasil manteve-se neutro até certo ponto, quando alguns de seus navios começaram a sofrer ataques e o país declarou guerra à Alemanha no ano de 1942, ajudando os Estados Unidos na libertação da Itália que se encontrava quase que totalmente nas mãos do exército nazista. O país enviou cerca de 400 homens de apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), 42 pilotos e 25 mil homens da Foça Expedicionária Brasileira (FEB).

Causas: Em busca pela conquista de territórios, um grupo de países se uniu formando uma aliança de guerra denominada Eixo, que foi liderada por Alemanha, Itália e Japão. A Alemanha liderada por Hitler pretendia impor uma nova ordem na Europa disseminando a ideologia nazista e de imposição da raça alemã e exclusão total de minorias como negros, homossexuais, judeus, ciganos e a perseguição de regimes comunistas e socialistas. Itália e Japão estavam interessados em seus próprios propósitos de expansão territorial.

O fato que demarcou o início da Guerra foi a invasão da Polônia pela Alemanha nazista no ano de 1939 tendo como reação imediata declarações de guerra à Alemanha pela França e Inglaterra. Para contrapor o Eixo outra aliança foi formada, a dos Aliados, a qual era liderada pelos Estados Unidos, Reino Unido e URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).

     Consequências: Após um longo período de combate entre Eixo e Aliança, a Segunda Guerra terminou apenas no ano de 1945 quando Itália e Alemanha se renderam. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição sofreu um ataque nuclear lançado pelos Estados Unidos onde uma bomba atômica explodiu na cidade de Hiroshima dizimando muitos cidadãos japoneses inocentes.

     O regime nazista foi responsável pela morte de cerca de 2 milhões de poloneses, 4 milhões de pessoas com problemas de saúde (deficientes físicos e mentais) e um número exorbitante de 6 milhões de judeus no massacre que ficou conhecido como Holocausto. Os danos materiais também foram muitos, a guerra arrasou as nações perdedoras e outras envolvidas destruindo cidades inteiras e a 

vida de milhares de cidadãos. O pagamento de uma indenização para reconstrução das nações derrotadas foi determinado pelos Aliados assim como uma indenização aos países vitoriosos, assinada no Tratado de Paz de Paris.

     Ao final da guerra foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU), que tinha o propósito de manter a paz entre as nações resolvendo os conflitos de forma pacífica e ajudar as vítimas da Segunda Guerra.

Vídeo Complementar

Anota aí! Assista ao vídeo e faça pausas para anotar aquilo que você achar importante. Se achar necessário reveja o conteúdo

Atividades

Se liga na dica! Anote as respostas no seu caderno

1. Em relação à Segunda Guerra Mundial é correto afirmar que

a) ( ) Hitler com o regime nazista, empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas.
b) ( ) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki.
c) (  ) De Gaulle foi o chefe do governo de Vichy.
d) (  ) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra.

Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/questoes-segunda-guerra-mundial/>. Acesso 25 de maio de 2020. [Adaptada]

2. Sobre o início da guerra é correto afirmar que

a) ( ) Os Estados Unidos entraram na guerra após o ataque japonês a Pearl Habor.

b) ( ) O fato que demarcou o início da Guerra foi a invasão da Polônia pela Alemanha nazista no ano de 1939 tendo como reação imediata declarações de guerra à Alemanha pela França e Inglaterra.

c) ( ) A guerra iniciou-se após a invasão da Alemanha no território soviético.

d) ( ) O evento inicial da II Guerra Mundial foram as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki.

 

3. A Alemanha liderada por Hitler pretendia impor uma nova ordem na Europa disseminando a ideologia nazista. Sobre a ideologia de Hitler com o plano nazista marque a alternativa correta:

a) ( ) A ideologia nazista é de imposição da raça negra, excluindo toda a raça alemã.

b) ( ) A ideologia nazista é de imposição da raça alemã, incluindo todas as minorias como negros, homossexuais, judeus como sendo raça pura.

c) ( ) A ideologia nazista é de imposição da raça alemã, excluindo todos os católicos e maiorias da época como judeus e ciganos.

d) ( ) A ideologia nazista é de imposição da raça alemã e exclusão total de minorias como negros, homossexuais, judeus, ciganos e a perseguição de regimes comunistas e socialistas.

 

4. Descreva com suas palavras quais as principais características do regime fascista e nazista.

 

5. Pesquise e escreva o que foi o holocausto e seus maiores impactos.

 

6. De acordo com a vídeo explique o foi a política do apaziguamento?

Excelente trabalho! Agora vamos falar sobre...

Organização das Nações Unidas (ONU)

Leia o texto a seguir:

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional cujo objetivo é buscar a paz e o desenvolvimento mundial por meio da cooperação entre os países

Organização das Nações Unidas (ONU)

     A Organização das Nações Unidas (ONU) corresponde a uma organização internacional a qual reúne países voluntariamente com a intenção de promover a paz, a cooperação e o desenvolvimento mundial.

     História: A Organização das Nações Unidas foi criada oficialmente no período pós-Segunda Guerra Mundial, em 1945,

no dia 24 de outubro, por meio do documento de fundação conhecido como Carta das Nações Unidas.  A motivação para a sua criação está relacionada com os conflitos internacionais que destruíram diversos territórios e vitimaram milhares de pessoas, trazendo, assim, à tona a necessidade de buscar a paz entre as nações.

     Antes da existência da ONU, havia uma outra organização intergovernamental conhecida como Liga das Nações, criada com o objetivo de uma proposta de paz negociada pelos países vitoriosos na Primeira Guerra Mundial. Contudo, com a ocorrência da Segunda Guerra Mundial, essa organização foi considerada um fracasso, por não ter conseguido evitar uma nova guerra.

     A ONU tem o poder de discutir e tomar medidas necessárias para questões enfrentadas pela sociedade, como a questão da paz mundial, as mudanças climáticas, o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos, o desarmamento, o terrorismo, a igualdade de gênero, a produção de alimentos, as emergências de saúde etc.

     A sede encontra-se nos Estados Unidos, em Nove Iorque, sendo considerada um território internacional. No entanto, há outras sedes em demais localidades do mundo, como na Suíça, Áustria, Beirute, Santiago, entre outras. A ONU possui uma bandeira própria, bem como correios e selos postais. Os idiomas oficiais que permitem que todos os membros possam estabelecer comunicação são seis: inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo.

     É composta por seis órgãos principais, segundo a Carta. São eles:

→ Assembleia Geral: Constitui a principal assembleia deliberativa da organização, composta por todos os Estados-membros, dirigida por um presidente eleito entre os países.

→  Conselho de Segurança: Órgão responsável por garantir a paz e a segurança entre os Estados-membros. Composto por 15 Estados-membros. Cinco deles são permanentes (Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China) e dez membros temporários eleitos pela Assembleia Geral a cada dois anos. É o único órgão da ONU com poder decisório, sendo, portanto, um dever, o respeito às decisões tomadas por ele.

→ Conselho Econômico e Social: Órgão responsável por auxiliar a Assembleia Geral no que tange à cooperação socioeconômica e o desenvolvimento internacional. Composto por 54 membros eleitos pela Assembleia Geral a cada três anos.

→  Conselho de tutela: Composto por 5 membros permanentes que compõem o Conselho de Segurança. Suas atividades foram suspensas e reúnem-se apenas quando há situações que exijam a sua atuação.

→ Corte Internacional de Justiça: Também conhecida como Tribunal Internacional de Justiça, é considerada como o principal órgão judicial da organização, cujo objetivo é julgar os que cometem crimes graves do direito internacional, como guerras e genocídio. Composto por 15 membros eleitos pela Assembleia Geral e pelo Conselho de Segurança, cumprindo mandato de nove anos.

→ Secretariado: Órgão responsável por fornecer estudos e informações necessárias para que a organização consiga realizar suas reuniões, bem como dirigir os demais órgãos. O secretário-geral é o principal cargo da organização.

 

     Objetivos: A cooperação internacional na busca pela paz entre os povos é um dos principais objetivos da ONU. Por meio da Carta das Nações Unidas, a organização prevê suas metas e missões. Esse documento retrata as expectativas e propósitos da organização para com os povos e governos.

Confira um trecho da Carta que exprime bem a missão da ONU perante a cooperação internacional:

“ Nós os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que por duas vezes no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a 

estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes de direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla. E para tais fins praticar a tolerância e viver em paz uns com os outros, como bons vizinhos, unir nossas forças para manter a paz e a segurança internacionais (…)”

     Segundo a ONU, os principais propósitos da organização são:

→ Manter a paz e a segurança internacionais;

→ Desenvolver relações amistosas entre as nações;

→ Realizar a cooperação internacional para resolver os problemas mundiais de caráter econômico, social, cultural e humanitário, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais;

→ Ser um centro destinado a harmonizar a ação dos povos para a consecução desses objetivos comuns.

 

     A organização também é regida por princípios que permeiam a ação dos Estados-membros, por exemplo:

→ Princípio da igualdade soberana de todos os seus membros;

→ Os membros são obrigados a cumprir de boa-fé os compromissos da Carta;

→ Os membros devem resolver seus conflitos internacionais pacificamente, sem ameaçar a paz, a segurança e a justiça internacionais;

→ Todos os membros deverão assistir às Nações Unidas em qualquer medida tomada por ela, em conformidade aos preceitos da Carta.

 

     Além dos seis principais órgãos, a organização é composta também por instituições e agências especializadas, principalmente, em questões humanitárias. Algumas são bastante conhecidas no mundo todo, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Banco Mundial e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A ONU é composta, atualmente, por 193 Estados-membros.

Países

No período de fundação da organização, a ONU contava com 51 Estados-membros. Atualmente, a ONU é composta por 193 Estados-membros. Esses não possuem obrigatoriedade em compô-la, aderindo-a, então, voluntariamente. Os países definem as políticas, as ações a serem tomadas em cada situação, assim como financiam a organização.

Disponível em :< https://brasilescola.uol.com.br/geografia/onu.htm> Acesso em 25 de maio de 2020.  [adaptada]

Vídeo Complementar:

Lembre-se de pausar o vídeo para anotar os pontos importantes

E vamos de mais exercícios...

7. Quais as motivações que levaram à criação da Organização das Nações Unidas (ONU)?

 

8. A ONU é composta por seis órgãos principais, segundo a Carta. Descreva quais são estes órgãos e quais suas funções.

 

9. Segundo a ONU, quais são os principais propósitos da organização?

Agora vamos falar sobre...

Declaração Universal dos Direitos Humanos

     A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi elaborada por uma comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) entre 1946 e 1948. Entrou em vigor após uma Assembleia Geral da ONU realizada em 1948. Esse documento é composto por 30 artigos, os quais determinam os direitos básicos que todo 

ser humano deve possuir, independentemente da raça, religião, posição social, gênero etc.

     A DUDH tem uma importância fundamental, pois ajudou a consolidar a ideia de direitos humanos, fortalecendo um ativismo que atua na busca de melhorias para a humanidade e no combate às desigualdades.

     Elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos: A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi elaborada em 1946 em um contexto relacionado com eventos que se passaram durante a Segunda Guerra Mundial. Entre os episódios marcantes do maior conflito da história da humanidade, estão o Holocausto e o lançamento das bombas atômicas sobre duas cidades japonesas.

     A elaboração da DUDH ocorreu no mesmo período em que nazistas que haviam cometido crimes durante a guerra eram julgados no tribunal militar montado em Nuremberg. Durante os meses de atuação desse tribunal, detalhes de como os alemães mataram seis milhões de judeus estavam sendo desvendados. Assim, o mundo tomava conhecimento dos horrores do Holocausto.

     Foi nesse contexto que as grandes autoridades do mundo, por meio da recém-criada Organização das Nações Unidas, resolveram organizar um documento que enumerasse direitos básicos para toda a humanidade. Tal iniciativa tinha como objetivo evitar que genocídios e outros horrores que foram cometidos na guerra acontecessem novamente.

     O que diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos?

     A DUDH contém ao todo 30 artigos, que abordam questões relativas aos direitos básicos de todos seres humanos. Entre as diversas pautas que a declaração aborda, estão questões relativas à liberdade religiosa, liberdade de expressão, direito à propriedade e condenação de práticas como a tortura e a escravidão.

     O primeiro artigo, considerado a base da Declaração Universal dos Direitos Humanos, afirma o seguinte:

     Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

     A princípio, esse artigo foi elaborado utilizando a expressão “todos os homens”, que foi substituída por “todos os seres humanos” a fim de evitar que seu conteúdo fosse manipulado por questões relativas a gênero. A forma como a sentença desse artigo foi construída passa a ideia de que a dignidade humana vem antes dos direitos.

     É importante mencionar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos aborda ainda questões relativas ao trabalho ao afirmar que todo ser humano tem direito de procurar livremente um emprego que lhe ofereça questões justas e favoráveis. O documento também fala do direito do ser humano de ter férias remuneradas e acesso a lazer e à cultura.

Vídeo complementar

E para finalizar os trabalhos de hoje...

  1. Em que ano foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), e quem foi quem aprovou esta declaração?

a) ( ) Foi aprovado no ano de 1945, após a Segunda Guerra Mundial.

b) ( ) Foi aprovada no ano de 1948, pela assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

c) ( ) Foi aprovado no ano de 1954, assim que Getúlio Vargas passou a governar o pais.

d) (  ) Foi aprovado no ano de 1960, Logo após que a ONU foi fundada

Disponível em< https://rachacuca.com.br/quiz/solve/51855/direitos-humanos-i/> Acesso em 25 de maio de 2020 [adaptada]

11. Os Direitos Humanos, busca o direito à vida, as liberdades básicas e a igualdade perante a lei, sempre na defesa de uma vida melhor para a humanidade. Verdadeiro ou falso?

(  ) Verdadeiro   (  )Falso

Disponível em< https://rachacuca.com.br/quiz/solve/51855/direitos-humanos-i/> Acesso em 25 de maio de 2020. [adaptada]

12. Faça uma pesquisa reflexiva em sua comunidade e identifique três pontos que estejam desrespeitando os direitos humanos e dê uma sugestão do que poderia ser feito para que esses direitos humanos fossem garantidos conforme a carta de declaração universal de direitos humanos.  Utilize o vídeo acima como ponto de partida para essa reflexão dos direitos humanos.

UFA... Por hoje é só!
Excelente trabalho.
Seu empenho é fundamental.
Até a próxima aula

Últimos Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *