Portal NetEscola

Arte em parceria com o Ciranda da Arte - 24/04/2020

Já parou para analisar que ao nosso redor estamos envolvidos o tempo todo com arte? 
Pinturas em muros, músicas em carros de som, pessoas caminhando e se movimentando como uma dança, até mesmo personagens curiosos e interessantes que passam por nós. Estes são pequenos exemplos de como as artes visuais, a música, a dança e o teatro dão colorido e sentido a nossa vida e sociedade.
A arte nos envolve em sentimentos e ajuda a expressar o que sentimos, provocam reflexões sobre a vida, sobre o mundo ao nosso redor e sobre a própria arte, e tudo isso acontece quando apreciamos, produzimos ou refletimos sobre arte. Por isso convidamos você, a mergulhar, se divertir e se deixar envolver por este mundo de cores, sons, movimentos e sentidos nas atividades que produzimos.
Esperamos que possa conhecer um pouquinho sobre as linguagens artísticas, seus códigos, culturas, movimentos estéticos e diferentes técnicas e saberes destas linguagens. Aprecie, produza e reflita sobre ARTE! Com um clique na Imagem abaixo você será redirecionado para este universo repleto de experiências e conteúdos artísticos.

Bora fazer arte é uma websérie proposta pela professora Késsia Coutinho, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte- SEDUC-GO Para estes e outros materiais pedagógicos acesse: www.webzinecirandaarte.com.br

Nessa primeira aula, vamos acompanhar a professora Késsia trazendo um questionamento sobre auto-conhecimento reflexivo de quem somos? Quais nossos anseios e sonhos? Uma pequena autobiografia em forma de retrato, unindo dicas de desenho ao fazer poético de se autorretratar.

Dança em casa-despertando o corpo, formas e níveis é uma websérie proposta pela professora Ingrid Gomes, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte- SEDUC-GO Para estes e outros materiais pedagógicos acesse: www.webzinecirandaarte.com.br

 Nesta aula trabalhamos a consciência corporal, despertando as partes do corpo e percebendo as possibilidades de movimento que temos. A partir destas descobertas, exploramos o espaço através dos níveis (alto, médio e baixo) e formas (pôses), além de criar uma sequencia coreográfica, uma LINDA DANÇA, com nossos próprios movimentos!

Experimento Musical é uma websérie proposta pelo professor Pedro Emmanuel, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte- SEDUC-GO Para estes e outros materiais pedagógicos acesse: www.webzinecirandaarte.com.br

 O experimento consiste em incentivar o telespectador a executar a ação do vídeo na própria casa sem a necessidade de qualquer instrumento musical convencional. O único requisito é ter vasilhas ou potes de plástico ou metal para execução dos ritmos e acompanhamento musical.

Os professores Franco Pimentel (Sr. Pimenta) e Luiz Eduardo Carneiro (Sr. Carnerito) prepararam “A surpresa na quarentena”, situação em que Carnerito resolve romper o distanciamento social e fazer uma visitinha surpresa para seu amigo Pimenta que se prepara para fazer uma Live. Mas eis que alguma coisa dá errado… O vídeo faz parte de uma proposta de levar a arte Clown para apreciação estética aos estudantes, professores e comunidade em geral. Franco Pimentel é professor do Ciranda da Arte – SEDUC-GO. Arte-educador, Diretor e Ator de Teatro Lic. em Artes Cênicas – UFG. Investiga e atua no Audiovisual, na formação continuada de professores da rede estadual/ orientação curricular e Equipe de formação do NAAH/SD – Teatro. Luiz Eduardo Carneiro é professor do Ciranda da Arte – SEDUC-GO. Graduado em Comunicação Social: Rádio e TV, pela UFG. Ator profissional há mais de 20 anos, com experiência em diversas peças teatrais, publicidade e audiovisual. Professor de teatro. Fotógrafo. Mestre em Performances Culturais na UFG. Para mais materiais educativos acesse www.webzinecirandaarte.com.br

Vamos conhecer a flauta doce, um pouco de sua história, a sua fisiologia e também faremos uma exploração sonora utilizando a flauta doce. A partir desta aula, o professor poderá realizar as seguintes atividades musicais:- Exploração sonora utilizando a cabeça da flauta doce, – “Jogo do eco” (o professor realiza uma sequência rítmica utilizando as possibilidades sonoras da flauta e, logo após, o aluno reproduz sozinho sem a ajuda do professor.

Esta é uma websérie proposta pela professora Raquel Rosa, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte- SEDUC-GO.
No primeiro episódio da “Fazendo arte, aprendendo teatro”, a professora ensina o passo a passo para você construir um lindo boneco de luva, utilizando garrafa PET. Você já utilizou fantoches na sala de aula? Igreja, apresentações de teatro, ou, simplesmente contou uma história para crianças utilizando fantoches? Sabia que você pode melhorar e muito sua performance, e encantar mais ainda seu público? Nesta videoaula trouxemos algumas técnicas que são capazes de melhorar sua manipulação. Se você nunca utilizou fantoches, mas ficou curiosa(o), então vem com a gente!

Vez da Voz é uma websérie proposta pela professora Fran Ungarelli, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte-SEDUC-GO.

O primeiro episódio traz o tema “Como aquecer a voz de forma prática e eficaz” . Quem trabalha com a voz, seja cantando ou dando aula, precisa aquecer e se cuidar todos os dias! É de suma importância esses cuidados, para manter a saúde vocal! A partir do momento que você acorda, você pode aquecer a voz enquanto faz qualquer atividade, seja dirigindo , fazendo trabalhos domésticos, no banho, planejando, durante a correção de prova. Você pode aquecer a voz, vibrando os lábios, ou vibrando a língua com exercícios variados por 2 minutos cada exercício, e já está pronto para usar a voz.

Esta é uma Websérie proposta pelo professor Johnathans Black, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte -SEDUC-GO.
Acesse nosso material pedagógico no www.webzinecirandaarte.com.br Neste vídeo, o professor propõe que o estudante conheça e analise as estruturas físicas de dentro de sua casa e as possibilidades de interferências de movimentações do breaking. A proposta se fundamenta no artigo improvisação em dança: corpo espaço em experiência de Ana Carolina Mundim do livro “Abordagens sobre improvisação em dança contemporânea” .

Travalínguas é nossa videoaula desta quarta-feira, 20/05, com o grupo Ciranda dos Contos!📚.

Criado em 2007, o Ciranda dos Contos é um dos grupos de produção e pesquisa em Contação de História do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte/Seduc. O Grupo tem como objetivos a divulgação e a formação de plateia junto à comunidade estudantil, além das apresentações de suas produções e pesquisas, também amplia suas atividades com oferta de cursos e oficinas, possibilitando a formação continuada do professor na arte de contar histórias. O Ciranda dos Contos é composto pelos Docentes: Denise Batulevicius, Helenice Gonçalves, Shirlene Álvares, Vanusa Nogueira e Wellington Rodrigues e conta com a Direção Geral de Eliza Rebeca Vazquez e Direção Artística de Shirlene Álvares.

A música “O Morro não tem vez” de Vinícius de Moraes e Tom Jobim faz do espetáculo Casa de Vinícius, desenvolvido pelo grupo Ciranda da Gente. Casa de Vinícius é um espetáculo com obras musicais e poemas de Vinícius de Moraes. As canções, as melodias, o ambiente e o elenco estão envolvidos com a atmosfera “viniciana” para abrir as portas da Casa de Vinícius e apresentar ao público as várias facetas deste poeta, compositor que deixou sua marca na história da música e da poesia brasileira. O amor, os amores, a alegria, a tristeza, a solidão, o místico, são alguns dos elementos vivenciados por Vinícius, presentes neste espetáculo!

Esta é uma Websérie pripostar pelo professor Mateus Soares, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte- SEDUC-GOIÁS.

Acesse este e outros materiais pedagógicos no site www.webzinecirandaarte.com.br “Aprenda a tocar Piano e Teclado do zero” é o tema da aula 1. Neste episódio você conhecerá o instrumento, aprenderá sobre postura, regulagem da altura do teclado. Conhecerá sobre teclado de 88 e 61 teclas, as 7 notas musicais (do,re,mi,fa,sol,La,si), a localização das notas musicais no instrumento e as regiões grave, médio e agudo.

Esta é uma websérie proposta pelo professor Marcos Merê, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte – SEDUC-GOIÁS

“Estimulando o aprendizado de Música” é o primeiro episódio da websérie “Aprendendo música”, proposta pelo professor Marcos Merê, do Ciranda da Arte- Seduc Goiás. Neste videoaula você acompanhará uma breve apresentação (tocando um trecho de uma música no meu instrumento principal, no caso o baixo- 30 segundos). O professor explicará como podemos nos deixar influenciar pela música ( tendo momentos de tensão, desconforto e em seguida colhendo resultados e recompensas. Merê também explica como pesquisar sobre instrumentos de interesse nas redes sociais, através de artistas que você gosta e de vídeos com conteúdos relevantes (exemplo: bandas que gosta e o programa “café lá em casa”. e muito mais!!!

A websérie “Bora fazer arte?” é uma proposta da professora Késsia Coutinho, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte – SEDUC-GOIÁS.

Neste segundo episódio, a professora Késsia apresenta um resumo sobre a história do Vitral, artistas vitralistas do Brasil e uma prática de um vitral sem utilizar vidro. Unindo contexto e processo de criação à prática que identifica e aprecia formas das artes visuais tradicional e contemporânea, cultivando a percepção, o imaginário e a capacidade de simbolizar, experimentando a criação em artes visuais na reutilização de materiais.

Dança em Casa é uma websérie proposta pela professora Ingrid Gomes, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte- SEDUC-GO.
Neste segundo episódio vamos acompanhar os seguintes tópicos: • Dança de Aquecimento – Musica 2: “Shape Of you” – coreografia dos dedinhos. • Alongamento e flexibilidade: Membros Superiores e Inferiores. • Ações Corporais: Andar, girar, cair, rolar, levantar, Correr, saltar, pausar, equilibrar, torcer, contrair, expandir e sustentar. • Experimente fazer estas ações em vários ritmos: rápido, lento, moderado; e também identifique os vários níveis: alto, médio e baixo • Composição coreográfica: Continue a Criar a partir dos movimentos experimentados. • Outras Musicas: Shake off; Dancing,

No segundo episódio, o professor pretende estimular o aprendizado rítmico de forma simples através de potes, vasilhas de plástico ou metal, com o objetivo de desenvolver o lado cognitivo do aluno, assim como sua capacidade de memorização. Pedro apresenta uma execução de ritmos simples e o acompanhamento de músicas em diferentes compassos. . Tal experimento visa não só o acompanhamento musical, mas a percepção e criação rítmica dentro da música que está sendo executada, assim o aluno irá aprimorar técnicas rítmicas, além de personificar o lado composicional e criativo através de elementos rítmicos que ele mesmo está observando. E no final das contas TUDO TERMINA EM MÚSICA🎶

Esta música faz parte do repertório do espetáculo Rockhistória, desenvolvido pelo Coro Cênico Ciranda da Arte.

 O grupo é formado por professores de música da rede estadual de ensino e integra diversas linguagens artísticas, principalmente música e teatro. Direção musical e regência do Maestro Cardoso Filho, e direção cênica de Altair Sousa. O Coro é coordenado pelo Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte/SEDUC-GO.

“Fazendo arte, aprendendo teatro” é uma websérie proposta pela professora Raquel Rosa, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte – SEDUC-GOIÁS.

Acesse este e outros conteúdos pedagógicos em www.webzinecirandaarte.com.br. Neste episódio, a professora Raquel Rosa ensina sobre “Como fazer boneco de garrafa PET”. Ela mostra o passo a passo para você construir um lindo boneco de luva, utilizando 1 Garrafa de pitchula ou 1 garrafa de 600 ml, papel kraft ou folhas de jornal para papietagem. É bem simples!

Vez da Voz é uma websérie proposta pela professora Fran Ungarelli, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte-SEDUC-GOIÁS.
Este e outros conteúdos pedagógicos podem ser encontrados no site www.webzinecirandaarte.com.br Ao falar, inspiramos pela boca e, assim, provocamos o ressecamento de toda a mucosa tanto de boca, larige, faringe e pregas vocais. Com o passar do tempo, se não houver a hidratação adequada, isso leva ao abuso vocal; ou seja, ao mau uso da voz. Recomenda-se beber água regularmente, em pequenos goles. Veja mais detalhes no vídeo!

Ciranda dos Contos leva muito a sério a arte de ser feliz. Vem brincar e aprender um pouco, aproveita e destrava sua língua!!! Travalíngua do folclore brasileiro, recontada pelo Grupo Ciranda dos Contos: Denise, Helenice, Shirlene e Vanusa

O Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte- SEDUC-GO apresenta o Espetáculo: “Amor e Caos, a era do rádio” com o Grupo Musical – Os Menestréis. Música “Qui nem Jiló”- Humberto Teixeira Para materiais pedagógicos sobre este tema, acessar: www.webzinecirandaarte.com.br Formado por professores de música da rede estadual de ensino, o grupo atua de forma específica na área de Música e se utiliza também da poesia e cena nas apresentações. Coordenação de Roberta Borges e direção cênica de Edimar Pereira, o grupo é integrado ao Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte/Seduc, e composto por três cantores: Sheila de Paiva (Soprano), Roberta Borges (Contralto) e José Ricardo Eterno (Tenor); e conta com quatro instrumentistas: Sergio de Paiva (Piano), José de Geus (Clarineta e Flauta doce), Valdemar Alves (Violão), Diego Amaral (Percussão). Iluminação, concepção cênica e roteiro: Edimar Pereira Cenário: Tolentino Figurino: Joana Borges e Karla Borges. Arranjos (vocais e instrumentais) e transcrições: Roberta Borges dos Santos

Esta é uma Websérie proposta pelo professor Marcos Merê, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte-SEDUC-GOIÁS.
Acesse este e outros conteúdos pedagógicos em www.webzinecirandaarte.com.br Nesta aula o professor Merê deixa dicas interessantes sobre andamento, ou seja, a importância de saber quando tocar rápido ou devagar, de preferência usando o metrônomo para estudar. Confira sempre a afinação do seu instrumento antes de estudar caso ele seja um instrumento que necessite de uma verificação. Pesquise sobre afinador/ metrônomo online caso não tenha condições de comprar um no momento.

Teclado em Casa é uma Websérie proposta pelo professor Mateus Soares, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte-SEDUC-GOIÁS.

Nesta aula o professor Mateus ensina você a dedilhar com as mãos direita e esquerda, e também mostra a posição das mãos no teclado de forma correta, o toque, os acordes de três tons, acordes maiores e menores, além de ensinar a localizar o acorde de Dó maior, Sol maior, La menor e Fa Maior. No final, você vai praticar os acordes com o Professor.

Para mais Materiais de Arte, Clique nas imagens abaixo:

Últimos Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *