Artigo de opinião – 4 ª semana – Língua Portuguesa 8° Ano - 26/08/2020

Olá tudo bem?

Vamos para mais uma aula?

Leia o texto abaixo para responder as próximas questões:

A INTERAÇÃO VIRTUAL

Maurício Araújo

Dos meios de comunicação criados pelo homem foi a internet que revolucionou o planeta. Ela já é considerada um direito fundamental de todas as pessoas. A invenção da internet obrigou os países a modernizarem suas leis e serviços. Ela é capaz de oportunizar a qualquer pessoa condições de identificar seus interesses, divulgar suas ideias e aproximar os relacionamentos mais distantes.
As redes sociais são exemplos de como a interação entre as pessoas se revolucionou nestes últimos anos. A expansão dela aos locais mais longínquos do planeta aproximou a humanidade e unificou o compartilhamento de ideias.
Uma prova dessa revolução foi a eleição para presidente em 2018 no Brasil. A propagação das campanhas dos políticos pela internet quebrou o monopólio da televisão brasileira e fez milhares de pessoas se unirem em prol das ideias defendidas. O compartilhamento de vídeos, de textos, de áudio ou de imagens possibilitou o confronto dos candidatos também no campo virtual. O resultado mostrou que o vencedor das eleições não foi aquele que tinha mais tempo de televisão, mais dinheiro ou que mais andou pelas ruas do Brasil, mas sim, venceu aquele que fez da internet uma nova ferramenta de contato com o eleitor.
Ela também afetou os comportamentos da humanidade. Não existem barreiras e nem grades para o crescimento e alargamento das trocas de informações, dados e pesquisas. Com o advento da internet, hoje podemos ler, estudar, realizar compras, compartilhar e buscar experiências no conforto da nossa casa. A vida mudou e mudou para melhor.
Há dez anos, os computadores ainda estavam restritos aos grandes laboratórios ou em domicílios de pessoas com alto poder aquisitivo, agora isso mudou. Hoje, os computadores estão na palma da mão de bilhões de pessoas espalhadas pelo planeta através do celular. Os aplicativos e jogos revolucionaram o modo de viver da humanidade. As informações são compartilhadas e absorvidas instantaneamente. O mundo virtual veio para fazer parte da vida dos seres humanos para sempre, o mundo jamais será o mesmo depois que grandes nomes da informática resolveram colocar em prática suas teorias e suas descobertas. A população é grata, embora não saiba a quem agradecer pelo avanço.
Entretanto, ao viver no mundo interligado pela tecnologia, esquecemos que muita gente ainda não está conectada. Apesar do avanço nestes últimos dez anos, são milhões de pessoas que ainda não têm acesso às páginas da web. A escola pode ser um espaço de interação e contato com o mundo digital. Os laboratórios, às vezes quebrados, precisam ser restaurados e abertos a todos aqueles que podem ensinar e aprender.

Disponível em: http://tudosaladeaula.blogspot.com/2018/ Acesso em 10 de jul de 2020. (Adaptado)

1. O texto que você acabou de ler é

a) ( ) um artigo de opinião, pois o autor narra um fato do cotidiano.
b) ( ) um artigo de opinião, pois o autor defende um ponto de vista.
c) ( ) uma notícia, pois apresenta características expositivas e injuntivas.
d) ( ) uma reportagem, pois o autor busca apresentar informações e entrevistas.

2. Identifique no texto o assunto principal.

3. Há uma opinião em

a) ( ) “…e unificou o compartilhamento de ideias.”
b) ( ) “A vida mudou e mudou para melhor.”
c) ( ) “Hoje, os computadores estão na palma da mão de bilhões de pessoas…”
d) ( ) “O mundo virtual veio para fazer parte da vida dos seres humanos…”

4.Marque V ou F para as alternativas falsas ou verdadeiras:

a) ( ) A quebra do monopólio da televisão brasileira foi uma consequência do avanço da internet.
b) ( ) Os laboratórios, às vezes quebrados, precisam ser restaurados e abertos a todos aqueles que podem ensinar e aprender.
c) ( ) O avanço das tecnologias fez a quebra do monopólio da televisão brasileira.
d) ( ) A população não é grata pelo avanço da tecnologia.

5. No trecho: “… os computadores ainda estavam restritos aos grandes laboratórios ou em domicílios de pessoas com alto poder aquisitivo…”, a palavra em destaque estabelece ideia de

a) ( ) explicação.
b) ( ) conclusão
c) ( ) alternância
d) ( ) consequência.

6. Comente o trecho “Os computadores ainda estavam restritos aos grandes laboratórios ou em domicílios de pessoas com alto poder aquisitivo…”

7. No trecho: “Entretanto, ao viver no mundo interligado pela tecnologia…”, a palavra em destaque introduz

a) ( ) uma oposição.
b) ( ) uma adição.
c) ( ) uma conclusão.
d) ( ) uma explicação.

8. No trecho: “O mundo virtual veio para fazer parte da vida dos seres humanos para sempre…” a expressão grifada introduz

a) ( ) uma consequência.
b) ( ) uma causa.
c) ( ) uma finalidade.
d) ( ) uma concessão.

9. Na sua opinião, o que precisa ser feito para que todos tenham acesso à internet.

Disponível em: http://tudosaladeaula.blogspot.com/2018/ Acesso em 10 de jul de 2020. (adaptada)