As paisagens e a formação territorial do Brasil – Atividade 1 - 21/01/2021

Olá Pessoal!

Seja bem vindo ao mundo da Geografia!

Vamos lá?

Tipos de paisagens

          A paisagem é um conceito utilizado em várias áreas de estudo e ciências. É possível encontrar distintas abordagens para a noção de paisagem, na Biologia, Agronomia, Arte, Arquitetura e Ecologia. No entanto, na Geografia, o conceito de paisagem é mais que um simples elemento desta ciência. É considerada uma categoria de análise do espaço geográfico. Ou seja, é uma lente para analisar e compreender os fenômenos espaciais. Uma concepção de tamanha importância, é claro, foi e é muito debatida e estudada no meio científico. E dessas discussões surgiram várias maneiras de entender a paisagem, que podemos considerar como tipos de paisagem.

Paisagem natural e paisagem cultural

          Essas duas classificações devem ser as mais comumente encontradas, em razão de ainda serem muito utilizadas nos livros didáticos de Geografia.

Vamos tentar entender melhor essa classificação?



Paisagem natural


Paisagem natural – Chapada do Jalapão. Foto: Roberto Palmer / iStock.com

        Este conceito leva em conta os componentes físico naturais da paisagem observada, como a vegetação, o solo, o relevo, os aspectos do clima e a hidrografia. Uma concepção derivada de uma corrente de pensamento (escola alemã) com uma visão descritiva do espaço em que os elementos físicos eram privilegiados.

Paisagem do senso comum

        Este entendimento da paisagem composta por elementos da natureza, teve e tem grande impacto na concepção de paisagem pelo senso comum. As pessoas, associam erroneamente, de forma geral, a palavra paisagem há uma imagem esteticamente agradável, que possui muitos elementos naturais, como cachoeiras, árvores, sol no horizonte.

Paisagem cultural

     Em oposição à ideia de paisagem natural intocada, surge um conceito de paisagem cultural – também chamada de paisagem humanizada, geográfica ou modificada. Esta concepção leva em conta os elementos visíveis da paisagem que sofreram transformação antrópica. São priorizadas nessa análise, componentes como estradas, pontes, redes de iluminação e telefonia, prédios, casas e outros, desde que sejam frutos do trabalho humano. Por essa concepção, uma favela, um lixão ou uma lavoura, são exemplos destas paisagens.

Nem natural, nem cultural

Paisagem de Ouro Preto, cidade de Minas Gerais, Brasil com a Igreja de São Francisco de Paula no topo de uma montanha sob o sol e as nuvens escuras. Foto: brupsilva / iStock.com

     A concepção mais moderna de paisagem entende que todo espaço, já sofreu a interferência humana, sejam transformações no espaço natural, realizadas in loco (como desmatamento, construções), ou interferências indiretas, como a demarcação, representação cartográfica, registro fotográfico ou imagens de satélite. Nem nos rincões mais profundos da Amazônia é possível dizer que o ser humano não está de alguma forma, participando da formação da paisagem. Até porque não conhecemos ainda as dimensões do impacto das mudanças climáticas nesse bioma.

Paisagem dinâmica

     O Geógrafo Milton Santos é responsável por formular um dos conceitos de paisagem mais utilizados até hoje na Geografia brasileira e internacional. Ele entende a paisagem como uma unidade visível do espaço geográfico. Ou seja, é tudo aquilo que a nossa vista alcança em um determinado momento. No entanto, essa paisagem não é só um “retrato”, que deve ser analisado apenas em seu aspecto visual. A paisagem tem movimento, fluxos, sons e cheiros. É tudo o que a percepção abarca. E deve ser considerada em sua dinâmica, em seu processo e na interação de elementos naturais e culturais.

Paisagem estática: Alguns autores, em especial os que pesquisam temáticas relacionadas aos aspectos físicos da Geografia, manifestam a necessidade de análise de uma paisagem estática. Para eles, considerar os elementos estáticos de uma paisagem é premissa para realizar trabalhos que visem realizar registros e produzir representações desse fragmento do espaço geográfico. Por exemplo, uma paisagem entendida em seu aspecto visual e descritivo é útil para a confecção de alguns tipos de mapas ou para estudos de caráter quantitativo.

Disponível em: https://www.infoescola.com/geografia/tipos-de-paisagens/ Acesso em: 23 de out de 2020



Agora, vamos verificar sua compreensão!

ATIVIDADES

  1. Relacione as colunas:

a) Sociedades

b) Paisagem natural

c) Paisagem humanizada

d) Espaço geográfico

(   ) a paisagem que existe quase sem alterações provocadas pelo homem.

(   ) Engloba os elementos da natureza e também os elementos artificiais, feitos pelo homem.

(   ) Grupos de pessoas que vivem no mesmo lugar, de acordo com as mesmas leis e regras de sobrevivência.

(   ) É a paisagem que passa a existir após a interferência humana.

  1. Marque as afirmações a seguir como verdadeiras (v) ou falsas (f).

a) (   ) Cada sociedade humana produz sua história enquanto faz aparecer seu espaço geográfico.

b) (   ) A paisagem mostra a história da população que ali vive.

c) (   ) Chegamos a um ponto em que a paisagem humanizada não pode mais ser mudada.

d) (   ) Só podemos chamar de paisagem aquilo que podemos ver.

e) (   ) O ser humano utiliza a natureza, transformando e modelando novas paisagens.

  1. Assinale a opção incorreta em relação às características da Paisagem:

a) (   ) A Paisagem é tudo o que os nossos olhos veem de um determinado local.

b) (   ) As paisagens mudam.

c) (   ) As paisagens podem ser formadas por elementos naturais ou humanizados

d) (   ) As paisagens representam apenas elementos naturais de um determinado lugar.

  1. Além da ação humana a paisagem de um lugar também está continuamente sendo transformada ao longo do tempo pela ação da natureza. Muitas dessas transformações deixam marcas nas paisagens, que nos auxiliam a compreender a dinâmica natural, no passado e no presente. Qual das opções está correta em relação à dinâmica da natureza que interfere na paisagem?

a) (   ) ventos, chuvas, marés, erupções de vulcões.

b) (   ) ventos, chuvas, hidrelétricas, rios.

c) (   ) ventos, chuvas, marés, plantações.

d) (   ) ventos, chuvas, erupções de vulcões, hidrelétricas.

  1. Observe a sequência a seguir e responda:

a) O que a imagem representa?

b) Que elementos da paisagem podemos perceber nestes três momentos?

c) Descreva três elementos naturais e três elementos culturais ou humanizados vistos na imagem:

d) A paisagem natural se torna uma paisagem humanizada no momento em que a ação humana a modifica, adicionando a ela elementos artificiais ou culturais para suprir suas necessidades. Que tipo de alterações são vistas nesta imagem?

e) Que motivos levaram as pessoas a transformarem a paisagem natural do momento A na atual paisagem representada pelo momento C?

Terminamos a aula de hoje.

Até a próxima!

Um recadinho pra você!!!

Para imprimir sua atividade clique aqui

7º GEO Atividade 1 – As paisagens e a formação territorial do Brasil