ATIVIDADE 16 – Programas e indicadores de saúde pública: Indicadores de saúde populacional e políticas públicas de saúde. - 27/09/2021

Indicadores de Saúde

Os indicadores de saúde são importantes para avaliar desde a situação de um único hospital até mesmo o estado de saúde de uma determinada região. Com eles, podemos mensurar e ter mais clareza com o auxílio dos números, que definem desde políticas públicas até o número de leitos que um hospital vai disponibilizar para cada categoria de atendimento.

Para conhecer o que são indicadores de saúde e para que servem, temos de olhar primeiro para a saúde pública. Afinal, os indicadores de saúde são importantes para avaliar o estado de saúde de uma determinada região já que neles estarão os principais dados que oferecerão uma visão geral de como anda a saúde dos brasileiros. Dentre os principais indicadores de saúde pública, podemos citar:

Disponível em: <https://tinyurl.com/m3nuctt8>. Adaptado. Acesso em 01 set. 2021.

Você sabe que é o Sistema Único de Saúde (SUS)?

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento até procedimentos como o transplante de órgãos, garantindo acesso

integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.

A gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser solidária e participativa entre os três entes da Federação: a União, os Estados e os municípios. A rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde. Veja abaixo os princípios doutrinários do SUS:

Disponível em: <https://tinyurl.com/pjnxjece>. Adaptado. Acesso em 01 set. 2021.

Veja alguns exemplos de como os indicadores de saúde revelam situações sobre a saúde em uma população, tanto local quanto globalmente:

  • Mortalidade Infantil: a taxa de mortalidade infantil expressa o número de crianças de um determinado local que morre antes de completar 1 ano de vida a cada mil nascidas vivas. Esse dado é um indicador da qualidade dos serviços de saúde, saneamento básico e educação. Entre as principais causas da mortalidade infantil estão a falta de assistência e de instrução às gestantes, ausência de acompanhamento médico, deficiência na assistência hospitalar, desnutrição, déficit nos serviços de saneamento ambiental, entre outros. A ausência de saneamento provoca a contaminação da água e dos alimentos, podendo desencadear doenças como a hepatite A, malária, febre amarela, cólera, diarreia, etc.
  • Indicadores de Saúde Ambiental: Assim como a exposição ao ar poluído pode causar problemas de saúde, outros aspectos da natureza também podem, por exemplo, a qualidade da água usada no consumo humano, e a exposição a solos contaminados e a substâncias químicas. A compreensão das implicações do meio ambiente – natural e/ou modificado por ações antrópicas – na saúde humana é essencial para a definição de indicadores de saúde ambiental que podem ser monitorados e acompanhados ao longo do tempo.

Veja ao lado o gráfico indicando alguns dados relacionados à Covid-19 no Brasil e em Goiás. O que permite o levantamento de políticas públicas de saúde para contenção da doença no País. Essa informação é possível graças ao uso dos indicadores de saúde.

Disponível em: <https://tinyurl.com/k4hyen>. Adaptado. Acesso em 01 set. 2021

Quer aprender mais sobre os Indicadores de Saúde?

Se possível, assista ao vídeo.

Responda as atividades em seu caderno

1. Analise o mapa a seguir que representa a taxa de mortalidade infantil no Brasil em 2017.

Taxa de Mortalidade Infantil por Estado – Brasil 2017. Disponível em: <https://tinyurl.com/uwez56pr>. Acesso em 01 set. 2021.

Agora responda:

a) Qual a importância do indicador de mortalidade infantil?

b) De acordo com o mapa, qual estado brasileiro apresentou menor taxa de mortalidade infantil em 2017? E qual obteve maior taxa desse indicador nesse mesmo ano?

2. A taxa de mortalidade infantil é um _________ demográfico que reflete as condições socioeconômicas e o nível de __________ da população. Ela é uma medida eficaz na avaliação da saúde pública no Brasil, em conjunto com outros indicadores de saúde, como o saneamento básico, a taxa de natalidade, entre outros.

Qual das alternativas a seguir completa o trecho acima?

a) (  ) indicador – desnutrição.
b) (  ) índice – informação.
c) (  ) indicador – conscientização.
d) (  ) índice – óbitos.

3. Observe a tabela a seguir, que traz uma comparação entre indicadores de saúde em diferentes cidades.

Comparação de Indicadores de Saúde Pública em Quatro Cidades

Considerando os dados informados na tabela: em qual cidade a população possui melhores condições de saúde?

a) (  ) Cidade A.b) (  ) Cidade B.c) (  ) Cidade C.d) (  ) Cidade D.

4. O Sistema Único de Saúde (SUS) apresenta suas concepções divididas em princípios doutrinários. Assinale a alternativa que apresenta quais são esses princípios do SUS:

a) (  ) Integralidade, Universalidade e Equidade.

b) (  ) Universalidade, Igualdade e Integralidade.

c) (  ) Responsabilidade, Universalidade e Equidade.

d) (  ) Integralidade, Suplementação e Universalidade.

5. Sobre a Covid-19 e o gráfico a seguir que representa sua média móvel de mortes no Brasil, são feitas algumas afirmações, assinale V para as verdadeiras e F para as Falsas:

Média Móvel de Mortes por Covid-19 no Brasil entre 10 e 23 de Agosto de 2021.

I. (__) De acordo com o gráfico e número de óbitos por coronavírus no Brasil está aumentando.

II. (__) A média móvel de mortes por Covid no Brasil nos 7 dias registrados ficou em 766, de acordo com esse gráfico.

III. (__) A média móvel nesses 7 dias representa uma variação de -10% em relação aos casos registrados na média nas duas semanas anteriores, o que indica que a situação está controlada.

IV. (__) A redução da mortalidade por Covid deve-se em parte à imunização, pois uma parcela significativa da população tomou as doses necessárias de vacinas e está imunizada contra a doença.

6. Qual a importância da vacinação para a saúde pública?

a) (   ) A vacinação auxilia na prevenção individual e coletiva de doenças provocadas apenas por vírus.

b) (  ) A vacinação atua na prevenção apenas individual de doenças provocadas por diversos microrganismos.

c) (   ) A vacinação além da prevenção individual, ajuda toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença.

d) (   ) A vacinação contribui para o tratamento de doenças individuais e coletivas, provocadas por diversos microrganismos

7. Considerando as doenças a seguir, qual delas pode ser evitada por esse procedimento representado na imagem?

a) (  ) Sífilis.c) (  ) Covid-19.
b) (  ) Dengue.d) (  ) Febre amarela.

8. Analise as afirmações a seguir relacionadas o indicador ambientais.

I – No Brasil, a coleta de esgoto é realizada em todos os municípios do país e não existem esgotos a céu aberto, como se observa em outros países;

II – Os indicadores ambientais podem abranger um grande número de áreas de análise, como a qualidade dos recursos hídricos e a proteção à biodiversidade, por exemplo;

III – Indicadores ambientais são estatísticas selecionadas que representam ou resumem alguns aspectos do estado do meio ambiente, dos recursos naturais e de atividades humanas relacionadas a eles.

Quais estão corretas?

a) (  ) Apenas I.b) (  ) Apenas II.c) (  ) Apenas I e II.d) (  ) Apenas II e III.

9. A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos que nos últimos anos se espalhou rapidamente por todas as regiões da Organização Mundial da Saúde (OMS). O vírus da dengue é transmitido por mosquitos fêmea, principalmente da espécie Aedes aegypti. Esses mosquitos também transmitem chikungunya e zika. A dengue é generalizada ao longo dos trópicos, com variações locais de risco influenciadas pela precipitação, temperatura e rápida urbanização não planejada. Nas Américas, o principal vetor da dengue é o mosquito Aedes aegypti.

Os indicadores de saúde são importantes para basear o planejamento de uma política pública voltada à prevenção de doenças, como a Dengue. Qual a medida de prevenção a dengue é mais efetiva atualmente? Você̂ acredita que ela é eficaz? Justifique.

10. Os indicadores que medem a ligação da renda populacional com sua saúde e o acesso a ela são conhecidos como

a) (  ) indicadores demográficos.
b) (  ) indicadores de recursos.
c) (  ) indicadores de cobertura.
d) (  ) indicadores socioeconômicos.

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir sua atividade.