ATIVIDADE 18 – Grandezas diretamente proporcionais; Problemas que tratam da partição de um todo em duas partes desiguais - 22/10/2021

Dividindo em quantidades diferentes

Nem sempre a divisão será feita em partes iguais, pode-se dividir uma quantidade em duas ou mais partes desiguais.

Exemplo 1:

João e Isadora compraram, juntos, um pacote de balas. João contribuiu com R$ 2,00 e Isadora com R$ 3,00. O pacote continha 20 balas e eles precisavam dividir o total de balas de forma justa, considerando a contribuição de cada um deles. Com quantas balas cada um deve ficar, de acordo com a quantia com que cada um contribuiu?                                                                                                                            

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Observe que, juntos, eles gastaram 5 reais (2 + 3).

Podemos calcular 20 ÷ 5 = 4 e concluir que para cada 1 real, tem-se 4 balas.

João: 2 x 4 = 8.

Isadora: 3 x 4 = 12.

Logo, João receberá 8 balas e Isadora, 12 balas.

Exemplo 2:

Camila e Bruna estão participando de uma gincana de doação de alimentos. Juntas conseguiram 45 pacotes de arroz de 5 kg para doação. Suponha que Camila tenha arrecadado o dobro da quantidade de pacotes de arroz de Bruna. Quanto cada uma arrecadou?                                

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Resolução:

Total → 45 pacotes de arroz.

Pode-se afirmar que Bruna arrecadou 1 parte da quantidade de arroz e que Camila arrecadou 2 partes.

1 + 2 = 3 partes

Dividindo em 3 partes iguais os 45 pacotes de arroz, temos:

45 ÷ 3 = 15 pacotes de arroz cada parte.

Bruna arrecadou 1 parte: 1 x 15 = 15 pacotes de arroz.

Camila arrecadou 2 partes: 2 x 15 = 30 pacotes de arroz.

Resposta: Bruna arrecadou 15 pacotes de arroz e Camila arrecadou 30 pacotes de arroz.

ATIVIDADES

1.Divida o número 96 em partes proporcionais a 3 e 5.

2. Antônio, Bernardo e Marcelo juntaram dinheiro para comprar um pacote promocional de figurinhas. Para isso, eles deram R$ 3,00, R$ 5,00 e R$ 7,00, respectivamente. Sabendo que o pacote vem com 105 figurinhas, quantas figurinhas cada um deverá receber?                  

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3. Um suco de 1 800 mL foi preparado seguindo a orientação de misturar 2 partes de suco concentrado com 7 partes de água. Qual foi a quantidade utilizada de suco concentrado?

A) (  ) 300 mL.

B) (  ) 400 mL.

C) (  ) 500 mL.

D) (  ) 600 mL.

4. Uma escola recebeu uma doação de 300 livros e vai reparti-los para suas duas turmas de 6º ano, a turma A do período da manhã e a turma B do período da tarde.

Situação 1: As duas turmas têm a mesma quantidade de alunos.

Situação 2: A turma A tem o dobro de alunos da turma B.

Situação 3: A turma A tem a terça parte da quantidade de alunos da turma B.

Situação 4: Três quintos dos alunos do 6° ano estão na turma A.

Preencha a tabela a seguir de forma adequada.

5.O vovô José abriu um cofrinho de moedas que juntou para seus netos Bruna, Catarina, Daniel, Evandro e Mateus. O vovô contou R$175,00. Que quantia ele deve separar para as meninas e para os meninos?

6. Daniela e Larissa jogaram 12 partidas de dominó. Daniela ganhou o dobro de partidas de Larissa. Quantas partidas Daniela ganhou?

A) (  ) 10

B) (  ) 15

C) (  )   8

D) (  )   5

7. Bruno e Diego foram contratados para um serviço. Bruno iniciou o trabalho e concluiu a terça parte de todo o serviço em 2 horas. Diego deu continuidade ao trabalho e o concluiu. No pagamento do serviço contratado, Diego disse que deveria receber 300 reais pelo seu trabalho. Sabendo que o valor recebido por Diego foi proporcional ao trabalho realizado, quanto Bruno recebeu pela sua parte do trabalho?

A) (  ) R$ 150,00.

B) (  ) R$ 200,00.

C) (  ) R$ 250,00.

D) (  ) R$ 300,00.

8. Em um concurso de talentos o número de dançarinos é o triplo do número de músicos. Se ao todo foram feitas 88 inscrições, qual é o número de dançarinos? 

 A) (  ) 22.

B) (  ) 44.

C) (  ) 66.

D) (  ) 77.

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