ATIVIDADE 19 – Histórias em quadrinhos; variação linguística; ortografia - 05/11/2021

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Disponível em: https://i.pinimg.com/originals/a2/f4/c9/a2f4c9ce7d05171916893ebfd6d552c7.png Acesso: 13 de out. 2021.

CARACTERÍSTICAS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

História em quadrinhos – ou HQ – é o nome dado à arte de narrar histórias através de desenhos e textos em sequência, normalmente na horizontal.

Apresentam os elementos básicos de uma narrativa – enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho; Os balões de formas e tipos variados servem de suporte para os diálogos dos personagens ou para que eles mostrem suas ideias; O emprego de recursos expressivos como onomatopeias, letras de tipos diferentes e sinais de pontuação é frequente nas histórias em quadrinhos; Os balões devem ser entendidos como representação de fala ou pensamentos de um determinado personagem nos quadrinhos.

Nas falas, são empregados balões com textos escritos, possuem linguagem geralmente informal. O formato desses balões também transmite intenções distintas.

Por exemplo, balões com linhas contínuas sugerem uma fala em tom normal; os balões com linhas tracejadas indicam que a personagem está sussurrando; os balões em forma de nuvens apontam pensamentos; já os balões com traços pontiagudos exibem gritos.

Disponível em: https://player.slideplayer.com.br/18/6253818/data/images/img4.jpg Acesso em 13 de out. de 2021. Imagem disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/14217928/  Acesso em 13 de out. de 2021. (Adaptado

Outro recurso bastante explorado são as onomatopeias, definidas como palavras que tentam reproduzir os sons. Exemplo: “cabrum”, como o som de trovão; “tic-tac”, como o som dos ponteiros do relógio, entre outros.

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/historia-em-quadrinhos/ Acesso em 13 de out. de 2021. (Adaptado)

Imagem disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/onomatopeia.htm Acesso em 19 de out. de 2021.

ATIVIDADES

Leia a história em quadrinhos, no início da atividade, e responda às atividades propostas.

1 . A qual gênero textual pertence essa história? Quais as características do texto comprovam a sua resposta?

2. Onde podemos encontrar esse tipo de texto?

3. Quem são os personagens desse texto?

4. O que deu início a essa história?

5. De acordo com a história lida, o que provocou a dor de dentes da Magali foi

a) (  ) a briga com os amigos.

b) (  ) a mordida no sorvete.

c) (  ) uma brincadeira com os amigos.

d) (  ) uma queda.

6. Na fala da Magda “meu dente tá doente”, tem um exemplo de linguagem

c) (  ) formal.

b) (  ) coloquial.

c) (  ) técnica.

d) (  ) científica.

7. Em “Ih! Será que vai precisar arrancar ele?”, a fala é coloquial e pertence à personagem Mônica. Nesse contexto, o pronome pessoal destacado (ele) refere-se ao(s)

a) (  ) dente da Magali.

b) (  ) sapatos da Magali.

c) (  ) dente do Cebolinha.

d) (  ) sorvete da Mônica.

8. “Será que vai precisar arrancar ele?” sendo reescrito, estará adequado à norma formal/culta em

a) (  ) Será que vai precisar arrancaro?

b) (  ) Será que vai precisar arrancar-lhes?

c) (  ) Será que vai precisar arrancar-lo?

d) (  ) Será que vai precisar arrancá-lo?

9. Vimos na aula anterior que a ortografia estuda a forma correta de escrita das palavras de uma língua. Há um erro ortográfico em

a) (  ) O que aconteceu, Magali?

b) (  ) Como eles aumentam as coisas!

c) (  ) Vai ter que usar dentadula!

d) (  ) Que exagero!

10. Qual é a principal finalidade comunicativa dessa história em quadrinhos?

a) (  ) Dar uma notícia.                

b) (  ) Divertir o leitor.

c) (  ) Expor um saber.

d) (  ) Expor um ponto de vista.

11. Vimos na aula anterior que o mas e o mais são usados em diferentes contextos e expressam diferentes ideias. Nas frases a seguir empregou-se corretamente essas palavras em

a) (  ) Cebolinha pensou que Mônica tinha batido em Magali, mais ela respondeu que nunca faria isso.

b) (  ) Cebolinha pensou que Mônica tinha batido em Magali, mas ela respondeu que nunca faria isso.

12. Quanto ao uso do Z ou S, há um erro ortográfico em

a) (  ) precisar.

b) (  ) precizar

c) (  ) usar.

b) (  ) coisas

AS VARIAÇÕES QUE OCORREM NA LÍNGUA

As transformações da língua ocorrem com as mudanças sociais. A língua portuguesa vai se transformando de acordo com as mudanças sofridas pela sociedade e de acordo com o tempo.

Ao falarmos em mudança, devemos considerar tanto a fala quanto a escrita, pois a linguagem que pertence aos usuários da Internet também ficou bastante reduzida. Exemplo, a palavra você transformou-se em (vc), também (tb), não (ñ), falou (flw), e muitas outras.

Por meio dessas diferenças, sempre surgem algumas discriminações, como por exemplo, uma pessoa que não pronuncia corretamente as palavras, não é considerada sábia. E isto é um grande engano.

O que devemos entender é que existem dois tipos de linguagem: a coloquial ou informal e a formal ou padrão.  

A linguagem formal é aquela utilizada para escrita, por ser baseada na gramática, em que as regras, a ortografia, o uso correto das expressões está sempre presente.

Disponível em: https://static.escolakids.uol.com.br/file/variacoes-lingua-1.jpg Acesso em 13 de out. de 2021.

Já a linguagem informal é aquela que usamos no nosso dia a dia, durante um diálogo com amigos, com familiares, e até mesmo na Internet.

Imagine você conversando com uma pessoa que não teve o privilégio de frequentar um colégio. Será que por este motivo não haveria uma comunicação clara, que pudéssemos entender? A comunicação ocorreria perfeitamente, porém, não estaria de acordo com a língua padrão. Observe o exemplo a seguir:

Vício na fala

(…)
Para melhor dizem mió

Para pior pió

Para telha dizem teia

(…)

Oswald de Andrade

Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/portugues/as-variacoes-que-ocorrem-na-lingua.htm Acesso em 19 de out. de 2021.

Disponível em: https://static.escolakids.uol.com.br/file/variacoes-lingua-1.jpg Acesso em 13 de out. de 2021

 Leia o texto e responda à atividade proposta

 

Disponível em: https://eefjvc.files.wordpress.com/2013/05/chico-bento.jpg Acesso em 18 de out. de 2021.

13. No texto acima, a linguagem dos personagens é coloquial e está em desacordo com a norma padrão da língua portuguesa. Nas opções a seguir, todas as palavras estão em desacordo com a ortografia, exceto

a) (  ) chegô.

b) (  ) trabaiei.

c) (  ) dimais.

d) (  ) cansado.

PRODUÇÃO TEXTUAL

Leia o texto a seguir e, com base nele, produza a sua própria história em quadrinhos. Explore o tema solidariedade. Você tem a opção de criar seus próprios personagens (pessoas, animais, outros) ou continuar com os mesmos, dando continuação a essa história.

Você acha que as espécies que não praticam a solidariedade podem se extinguir? Responda à pergunta em sua história em quadrinhos.

Disponível em: https://ensinarhoje.com/wp-content/uploads/2019/06/Atividade-com-Hist%C3%B3ria-em-Quadrinhos-Hor%C3%A1cio-e-seu-amigo.png Acesso em 18 out. 2021.

Planeje o seu texto:

  • Pense em quem são os personagens;
  • Lembre-se de que histórias em quadrinhos é à arte de narrar histórias por meio de desenhos e textos em sequência, normalmente na horizontal;
  • Pense no enredo;
  • Utilize balões, onomatopeias e não esqueça de corrigir o seu texto, assim que ele for concluído.

Se possível, clique aqui para imprimir ou baixar a atividade!