Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico; Formas de Registro – Atividade 2 - 05/02/2021

Vamos iniciar a aula de História! 



Escrita - origem, história e desenvolvimento da escrita

ATIVIDADES

Leia os fragmentos de texto a seguir e aprofunde mais os seus conhecimentos:

  1. De acordo o fragmento do texto, quem é o historiador e qual é a sua função?



2. Para o bom desempenho do ofício de historiador alguns conceitos são de fundamental importância. Pesquise a preencha a tabela a seguir com o significado de cada um desses conceitos.

3. Ao historiador compete interpretar bem as fontes e extrair delas aquilo que sustentará a sua argumentação. Observe a imagem a seguir e faça a sua interpretação:

a) A imagem 1 e 2 retratam a mesma realidade?

b) Elas representam realidades do mesmo tempo? Por quê?

c) O que se percebe ao comparar a imagem 1 com a imagem 2 o que mudou e o que permaneceu igual?

Aprofundando os conhecimentos...



4. Na História tradicional, apenas os grandes personagens, eram considerados como históricos, de acordo com o fragmento anterior a História e feita por todos nós, assim pode-se dizer que somos:

Leia o fragmento do texto a seguir…

5. Para construir um conhecimento sobre determinado povo ou episódio, o historiador necessita de saber elaborado por profissionais de outras áreas.

 Cite algumas dessas áreas do conhecimento
 Especifique a função do arqueólogo.

As Fontes históricas podem ser…

No século XIX, havia uma grande valorização das fontes escritas. No decorrer do século XX, outras fontes foram consideradas fontes históricas, como as fontes visuais, audiovisuais e orais.    Ou seja, como já vimos anteriormente, as fontes históricas são materiais, como fotos, imagens, vídeos, objetos, entrevistas, dentre outros elementos que permitem a reconstituição de alguns aspectos que constituíram o passado histórico, possibilitando assim a escrita da História.

6. Para estudar a história, o historiador utiliza todos os vestígios disponíveis para produzir o conhecimento histórico. Esses vestígios são as fontes históricas, que podem ser escritas, visuais, orais e materiais. Observe as fontes históricas a seguir e classifique-a.



(1) Fontes Escritas        (2) Fontes Visuais          (3) Fontes Orais



7. Leia o trecho e a imagem a seguir e responda aos questionamentos:

http://Disponível em: https://issuu.com/editoraftd/docs/6-ano-historia-sociedade-cidadania/17 Acesso em: 16 de out de 2020.

a) Que tipo de fonte está sendo utilizada na imagem?

b) Qual é a importância dessa fonte para se escrever a História?



Vamos Historicizar…

http://Disponível em: https://issuu.com/editoraftd/docs/6-ano-historia-sociedade-cidadania/17 Acesso em: 16 de out de 2020.

8. A entrevista é um recurso muito utilizado pelos historiadores em suas pesquisas. Adote a postura de um historiador e entreviste alguém de sua casa (de preferência que seja mais velho) com base no seguinte roteiro.

a) Quando e onde o senhor (a) nasceu?

b) Do que o senhor (a) brincava na infância?

c) Que diferença o senhor (a) percebe entre a sua infância e a das crianças de hoje em relação a brinquedos e brincadeiras?

d) O modo como as crianças se relacionam com os adultos era muito diferente dos de hoje?

e) O lugar em que você foi criado quando criança está muito diferente de hoje? O que mudou? O que permanece igual?



9. Agora faça sua interpretação e transforme estas informações que você adquiriu na entrevista em uma narrativa.

Se for possível, baixe ou imprima a atividade.