ATIVIDADE 20 – O papel da mulher na Grécia e em Roma, e no período medieval - 22/11/2021

Mulher na sociedade Grega

Grécia arcaica: Foram altamente veneradas pela sociedade em que viviam, pois, possuíam o domínio da fecundidade, tendo como consequência a possibilidade de escolher seus parceiros e como teriam seus filhos, além de viver em relativa igualdade de condições com os homens, pelo menos em comparação com a maior parte dos povos do Mar Mediterrâneo, Europa e Oriente Médio (-onde tinha mais liberdade). “Com a tomada da Península Balcânica, as mulheres perderam seu espaço, com o surgimento da sociedade patriarcal, da qual os homens exerciam seu domínio”.

Governo de Clístenes: Legalizou a exclusão das mulheres, escravos e estrangeiros da democracia ateniense.  A religião da cidade foi a única atividade cívica aberta às mulheres e às filhas dos cidadãos atenienses.

Mulheres Atenienses: Davam total assistência aos maridos e aos filhos, podendo sair de casa apenas para visitar os pais, frequentar casas de banho e participar de algumas festas religiosas.

Mulheres livres de Esparta: Possuíam maior liberdade que as atenienses: podiam opinar na política, fazer ginástica, ir às festas, ir ao mercado e participar do comércio.

Concubinato: Uma espécie de semi-casamento, alguns casos até uma semi-prostituição em troca de uma velhice tranquila.

Aristocracia Patriarcal: Se agregava à filosofia (que ora criticava, ora sustentava), para reforçar a ideologia de que os homens eram superiores às mulheres, por isso, deveria submetê-las a sua suposta condição de inferioridade.

Protágoras de Abdera:  Filósofo “a favor das mulheres”. Para ele, todos os seres humanos eram dotados de capacidade para administrar ou governar uma cidade.

Séc. IV: – Mulheres atenienses: já podiam administrar a casa ou domínio da família. – Mulheres espartanas: podiam controlar os negócios externos e suas casas, tais como algumas atividades comerciais.

Séc. VIII: as mulheres gregas tinham uma importância fundamental para as relações de poder dos reinos gregos, pois os laços matrimoniais consolidavam ou destruíam alianças políticas entre os mesmos.

Disponível em: Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/articles/475/1/mulheres-na-antiguidade/ Acesso em 03 de nov. de 2021.

ATIVIDADES

  1. Em qual período da Grécia as mulheres foram altamente veneradas pela sociedade, pois, possuíam o domínio da fecundidade, tendo como consequência a possibilidade de escolher seus parceiros e como teriam seus filhos, além de viver em relativa igualdade de condições com os homens.
a) (   ) Grécia Imperialc) (   ) Grécia aristocrata
b) (   ) Grécia arcaicad) (   ) Grécia patriarcal

2. Em relação a mulher na sociedade Grega, relacione as especificidades as  suas respectivas características.

Governo de Clístenes(  ) Para ele, todos os seres humanos eram dotados de capacidade para administrar ou governar uma cidade.
Mulheres Atenienses(   ) Uma espécie de semi-casamento.
Mulheres espartanas(  ) Reforçava a ideologia de que os homens eram superiores às mulheres.
Concubinato(  ) Assistência aos maridos e aos filhos, podendo sair de casa apenas para visitar os pais, casas de banho e festas religiosas.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
Aristocracia Patriarcal(   ) Podiam opinar na política, fazer ginástica, ir às festas, ir ao mercado e participar do comércio.
Protágoras de Abdera( ) Legalizou a exclusão das mulheres, escravos e estrangeiros da democracia ateniense.    

3. A mulher grega se comparada com as mulheres de outras sociedades ela tinha um pouco mais de liberdade. Com a tomada da Península Balcânica, as mulheres perderam seu espaço, da qual os homens exerciam seu domínio. Como passou a ser chamado esse tipo de sociedade?

4. Qual era a importância da mulher para a política na Grécia?

A Mulher na Sociedade Romana

A situação das mulheres variou muito ao longo da história romana. Embora fossem excluídas oficialmente da vida política, em geral elas tinham mais participação na sociedade que as mulheres gregas. Os principais papéis destinados às mulheres romanas eram os de esposa e de mãe. Os chefes de família escolhiam com quem suas filhas deveriam se casar, podendo realizar o casamento quando elas completavam 12 anos. Mesmo sujeitas ao poder de um homem, principalmente do pai (o chefe da família) ou do marido, as mulheres romanas frequentavam espaços públicos, como o teatro e os tribunais, e assumiram diferentes papéis na Roma antiga: comerciantes, sacerdotisas, parteiras, etc. Além disso, a família se transformou com o expansionismo romano. Por causa das guerras e da ausência ou morte dos maridos, as mulheres conquistaram o direito à herança dos bens paternos e à administração dos bens da família.

Mulheres romanas não tinham direitos políticos. Cópia romana de uma estátua grega do século V a.C. produzida pelo escultor Fídias, representando uma arqueira.

As mulheres que sabiam ler e escrever eram proibidas de tornar públicos seus escritos. Por isso, o estudo das práticas e representações femininas geralmente é realizado com base em textos escritos por homens.

Disponível em: https://saber.com.br/obras/PNLD/PNLD_2020/TELARIS_HISTORIA/6ANO/Telaria_Historia_6ano_PNLD2020_PR.pdf Acesso em: 04 de nov. de 2021.

Mulher na sociedade Romana

Republicano: colaboravam com o marido na administração da casas, festas e vida pública.

Imperial: as que não queriam ser mães tinham as mesmas características que as mulheres espartanas, como discutirem política, por exemplo, mas a maioria delas eram sempre submissas ao marido. Mas, além de algumas exceções, a mulher romana estava sempre sob o poder de um homem, fosse ele marido, tutor ou chefe do lar.

Algumas mulheres romanas buscaram na diversão uma forma de igualdade aos homens, como frequentar anfiteatros divertindo-se com as lutas dos gladiadores.

Já as mulheres dos imperadores travaram grandes lutas nos bastidores do poder, as quais defendiam o trono para seus filhos, irmãos e amantes. Pois, de acordo com o sistema de valores predominantes na sociedade romana, estas mulheres da alta sociedade deveriam contentar-se com as satisfações alheias, o êxito dos homens e do Estado, enquanto cuidavam da nova geração masculina.

No Período Imperial: as mulheres foram atraídas para um novo credo religioso, cuja ideia central diferenciava-se de outras religiões no que referia-se à purificação, à castidade e ao celibato: o cristianismo, que pregava que todas as pessoas eram iguais perante a Deus, fossem elas escravas, homens e mulheres ou crianças. Isto foi entendido por muitas mulheres como uma forma de libertação através de sua elevação espiritual.

Disponível em: Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/articles/475/1/mulheres-na-antiguidade/ Acesso em: 03 de nov. de 2021.

5. Embora fossem excluídas oficialmente da vida política, segundo alguns autores, se analisada de um modo geral, elas tinham mais participação na sociedade que as mulheres gregas. No quadro a seguir, descreva quais eram os seus principais papeis, quais eram as suas liberdades e seus direitos.

6. A situação das mulheres variou muito ao longo da história romana. Em cada período histórico a mulher era vista e exercia funções e papeis diferentes. Como era a vida da mulher no contexto dos períodos republicano e imperial?

A vida das mulheres na Idade Média

Na Idade Média, a vida de uma mulher era dividida em três períodos: a infância, que dura até sete anos de idade, a juventude, até aos catorze anos, e a vida de mulher, que vai dos catorze até cerca de trinta anos, além da qual ela entra na velhice, enquanto o homem é considerado velho apenas aos cinquenta anos.

Quando nasce, a criança nobre é confiada a uma ama, enquanto os pobres têm de cuidar pessoalmente de seu recém-nascido. Aos dois ou três anos ela é desmamada. Este é um período crucial, pois uma em cada três crianças morre antes de completar cinco anos de idade. Muitas vezes, por causa da pobreza, a criança é abandonada, especialmente se for uma menina.

Aos sete anos, as meninas de famílias ricas aprendem a bordar ou a tecer fitas. É a idade em que podem ser oferecidas a um mosteiro, onde também aprendem a ler e a escrever, ou a um noivado. No campo, a garota fica com a mãe para cuidar da casa e da lavoura, da tecelagem e dos animais. A vocação da mulher medieval é orientada para um único objetivo: casamento e maternidade.

Mulher da nobreza, da Idade Média, escrevendo: a leitura e a escrita eram atividades exclusivas das mulheres nobres.

Trabalho feminino

Mesmo mulheres casadas podem trabalhar no comércio, nas áreas têxtil e alimentar ou como costureiras, lavadeiras e empregadas domésticas, mas seus salários são muito inferiores aos dos homens. No campo, participam da lavoura e dos cuidados dos animais, mantendo a casa, a tecelagem, a preparação de refeições e o fogo.

Beleza ideal

A igreja não vê com bons olhos as mulheres educadas, e insiste especialmente na educação religiosa. As meninas púberes são vigiadas de perto pelos pais e sua beleza é ora temida, ora desejada. Para o clero, ela está associada ao diabo, à tentação e ao pecado, mas é comemorada pelos trovadores do amor cortês. A mulher ideal medieval deve ser magra, ter o cabelo loiro ondulado, tez (pele) clara, boca pequena e rosada, dentes brancos, olhos pretos e nariz reto e fino. Os pés e as mãos são finos e elegantes, os quadris estreitos, as pernas finas, mas curvadas, os seios pequenos, a pele firme e a testa alta.

As bruxas

Por séculos, a mulher encarnou o mal. Como filha de Eva, ela é responsável por expulsar do Jardim do Éden, em conivência com a serpente, o homem, então ela não pode deixar de lançar feitiços. Acusadas de magia negra, feitiçaria e encantamento, as mulheres “heréticas” queimaram aos milhares nas piras da Inquisição.

Casamento medieval

O casamento é arranjado pelos pais em todas as classes sociais. Entre os nobres, é um meio de fortalecer ou criar alianças entre países, ampliar terras e riquezas. As mulheres são objeto de negociações que às vezes ocorrem muito cedo, sem o conhecimento das partes interessadas. A idade do casamento é entre treze e dezesseis anos para mulheres e vinte e trinta anos para o homem. Quando a mulher não pode dar herdeiros do sexo masculino para o marido, ela pode ser repudiada. 

Casamento entre nobres na Idade Média:
maioria eram arranjados pela família e tinham finalidades econômica e política

Disponível em: https://www.suapesquisa.com/idademedia/mulheres.htm Acesso em: 11 de nov. de 2021.

7. A vocação da mulher medieval é orientada para um único objetivo. Qual era esse objetivo?

8. No quadro a seguir faça um inventário de como era a vida das mulheres na Idade Média.

O desenvolvimento da mulher na sociedade

A figura da mulher, passou a ser algo extremamente importante na sociedade atual, onde ela exerce cada vez mais o papel de protagonista, embora ainda sofra com heranças históricas do sistema social patriarcalista em seu dia a dia. Com o tempo graças às lutas promovidas, uma mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, abandonando a figura de mera dona de casa e assumindo postos de trabalho, cargos importantes em empresas e estruturas hierárquicas menos submissas.

Dá para se dizer também, que nos cargos políticos, ainda é desigual a comparação entre homens e mulheres nos cargos executivos, legislativos e judiciários. Vamos relatar um pouco sobre as diferentes décadas, até os dias atuais.

Década de 10: Como mães foram muito autoritárias, não foram incentivadas e nem ensinadas a dar amor e carinho aos filhos. Nesse período, é normal para as crianças já estarem trabalhando.

Década de 40: As mulheres dessa década começam a sair de casa para trabalhar. Essa revolução acontece, é um período de segunda guerra na Europa e muitas vezes com os maridos lutando, necessariamente precisam criar seus filhos, e assimilar uma luta.

Década de 60: Começa a verdadeira evolução feminina, principalmente com o surgimento da pílula anticoncepcional, que dá a mulher o direito e controle sobre o próprio corpo e de escolher se deve ou não ter filhos. Nesse período também, as adolescentes e jovens mulheres começam a estudar mais, entrar nas universidades, trabalhar e viver o sexo livre.

Década de 90: Dos anos 60 até 90, há uma evolução no trabalho, estudo e vida afetiva das mulheres. Elas já tem o controle de querer trabalhar e lutar por direitos iguais e salários mais altos, além de viver independente de marido e com ele, viver igualitariamente. Além disso, com o início da internet, começa a se informar, ler e estudar mais. Hoje as mulheres estão mais preparadas para o mercado de trabalho e buscam conquistar seu espaço para a sociedade.

Dias Atuais: A mulher atual é uma multi mulher: trabalha fora, cuida da casa, cuida dos filhos, dá atenção para o marido, se cuida e ainda estuda e acha tempo para se divertir. Ainda é preciso muita mudança como direitos melhores e a luta pelo fim da violência contra a mulher, mas em 100 anos, já conquistamos muita coisa e a tendência, é conquistar ainda mais.

A mulher de hoje merece o reconhecimento de todos. Porque vai à luta grávida, cuida dos seus filhos como loba, é essencialmente uma força da natureza e como tal, deve ser reverenciada. Mãe, provedora, conselheira, trabalhadora, sedutora, forte, bonita, feia, fera, carinhosa. Muitas numa só é quase indecifrável e não totalmente reconhecida. A mesma mulher que durante mais da metade da história da humanidade não teve voz, não foi representada ou respeitada, hoje é em muitas situações, mãe de família e tomadora de decisões. Ser mulher ao longo da história era uma desvantagem social e política.

Disponível em:  https://medium.com/@milenajzarembski/o-desenvolvimento-da-mulher-na-sociedade-160d38717b31 Acesso em 04 de nov. de 2021. (adaptado).

Disponível em: https://sites.google.com/site/0sheforshe0/a-mulher-na-sociedade-1 Acesso em: 04 de nov. de 2021.

9. A figura da mulher, passou a ser algo extremamente importante na sociedade atual, onde ela exerce cada vez mais o papel de protagonista, embora ainda sofra com heranças históricas do sistema social patriarcalista em seu dia a dia. Observe a imagem a seguir e responda aos questionamentos.

a) A mulher na Grécia Antiga poderia exercer um papel político hoje como o de Angela Merkel, uma das personalidades políticas mais importantes da atualidade?  Por quê?

b) A imagem mostra o parlamento Europeu. Ao fundo estão os parlamentares. Existe a mesma quantidade de políticos homens e mulheres?

c) No Brasil ou em sua cidade você conhece alguma mulher importante na política? Qual a sua função?

d) Na sua cidade ou município existe mais vereadores homens ou mulheres?

Disponível em: https://saber.com.br/obras/PNLD/PNLD_2019/Apis_Historia/5o%20Ano/PNLD19_Apis_Historia_5ANO_PR_ATICA.pdf Acesso em: 04 de nov. de 2021.

10. O texto “desenvolvimento da mulher na sociedade” traça uma linha histórica de como se deu o desenvolvimento das mulheres na sociedade desde a década de 10 até a atualidade. Das alternativas a seguir marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.  

a) (   ) Década de 10, as mães eram muito autoritárias, não foram incentivadas e nem ensinadas a dar amor e carinho aos filhos.

b) (   ) Década de 40, as mulheres dessa década começam a sair de casa para trabalhar.

c) (   ) Década de 60, começa a verdadeira evolução feminina

d) (   ) A pílula anticoncepcional, foi uma das manifestações de limitação do direito feminino.

e) (   ) Década de 90, há um retrocesso no trabalho, estudo e vida afetiva das mulheres.

f) (   ) As mulheres foram protagonistas de suas conquistas como: o controle de querer trabalhar e lutar por direitos iguais e salários mais altos.

g) (   ) Atualmente as mulheres estão mais preparadas para o mercado de trabalho e buscam conquistar seu espaço na sociedade.

11. Desde o princípio da humanidade as mulheres têm lutado pelos seus direitos, por uma vida melhor, pelo seu reconhecimento enquanto ser vivo. De acordo com os textos percebe-se que a mulher na sociedade nem sempre foi respeitada, e eram úteis apenas para cuidar dos filhos, executar as tarefas domésticas e atender as vontades do homem (pai, marido, filho, irmão…). No entanto, ela lutou e já conquistou muitos direitos. Existia uma frase machista que dizia que: “O lugar da mulher é no fogão ou no tanque”. Hoje por meio de suas lutas e conquistas as mulheres usam um outro slogan. Você sabe qual é esse slogan? Se não sabe pesquise nas mídias e depois faça um cartaz bem bonito usando esse slogan ou sobre o papel da mulher na sociedade atual.

12. Nas imagens a seguir qual dessas mulheres você acredita que representa a mulher da atualidade? O que levou você a essa conclusão?

Disponível em: https://sites.google.com/site/0sheforshe0/a-mulher-na-sociedade-1 Acesso em: 04 de nov. de 2021.

Se for possível, cliquei aqui para baixar ou imprimir sua atividade.