ATIVIDADE 20 – Texto teatral; Estrutura composicional e estilística dos textos dramáticos; ortografia. - 22/11/2021
Vamos ver quais são?
Enquanto que no texto narrativo há a presença do narrador, no teatro são os próprios atores quem nos contam tudo, por meio de um diálogo constante.
Há também outros detalhes, como é o caso do cenário, quase sempre decorado de acordo com o tema que se apresenta no momento; a iluminação, o figurino dos apresentadores; sua expressão corporal, como, gestos, mímica, entre outros; a música e mais uma infinidade de outros elementos.
Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/portugues/descobrindo-um-pouco-mais-sobre-o-texto-teatral.htm Acesso em: 29 out. 2021.
Ou seja, o texto teatral apresenta enredo, personagens, tempo, espaço e pode estar dividido em “Atos”, que representam os diversos momentos da ação, por exemplo, a mudança de cenário e/ou de personagens. O que diferencia o texto teatral de outros tipos de texto é a encenação.
Dessa forma, ele apresenta diálogo entre as personagens e algumas observações no corpo do texto, tal qual o espaço, cena, ato, personagens, rubricas (de interpretação, de movimento).
Já que os textos teatrais são produzidos para serem representados e não contados, geralmente não existe um narrador, fator que o difere dos textos narrativos.
O teatro é uma modalidade artística que surgiu na antiguidade. Na Grécia antiga, eles possuíam uma importante função social, donde os espectadores esperavam pelo momento da apresentação, que poderia durar um dia todo.
- Textos encenados
- Gênero narrativo
- Diálogo entre personagens
- Discurso direto
- Atores, plateia e palco
- Cenário, figurino e sonoplastia
- Linguagem corporal e gestual
- Ausência de narrador
Disponível em: https://static.todamateria.com.br/upload/56/63/56630550deba9-linguagem-teatral.jpg acesso em: 29 out. 2021.
A linguagem teatral é expressiva, dinâmica, dialógica (em forma de diálogo), corporal e gestual. Para prender a atenção do espectador os textos teatrais sempre apresentam um conflito, ou seja, um momento de tensão que será resolvido no decorrer dos fatos.
Observe que em grande parte a linguagem teatral é dialógica, no entanto, quando encenada por somente um personagem é chamado de monólogo, donde expressa pensamentos e sentimentos da pessoa que está atuando.
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/Acesso em: 29 out. 2021.
ATIVIDADES
Leia o texto a seguir e responda às atividades propostas.
Busca Ao Tesouro
MONTEIRO LOBATO
1ª CENA
Dona Benta: Bom dia! (Ou Boa tarde). Gosto muito de contar histórias para as crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história muito interessante a vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro muito valioso. Todos que tinham alguns problemas e tocassem naquele tesouro, os problemas desapareciam. A nossa história começa, quando Pedrinho sonha numa noite de luar.
Pedrinho: (Deitado em sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília entra)
Emília: Pedrinho, acorda. Você tem uma grande missão a realizar.
Pedrinho: O quê? (Acordando) Quem está falando?
Emília: Sou eu, a boneca Emília. Não me conhece mais não? Sou a boneca de Narizinho.
Pedrinho: Boneca Emília? Mas bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou voltar a dormir. (Deita-se)
Emília: Será que eu vou ter que beliscar o seu bumbum?
Pedrinho: Acho bom, pra eu ter certeza que não é um sonho.
Emília: (Se aproxima e belisca o seu bumbum) Pedrinho: Ai, doeu sabia.! Emília: Você não pediu?
Pedrinho: Pedi, mas não precisava exagerar.
Emília: E então, está preparado?
Pedrinho: Preparado pra quê?
Emília: Preparado para encontrar um grande tesouro.
Pedrinho: Tesouro? Que tesouro?
Emília: O que você vai procurar.
Pedrinho: Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?
Emília: Porque você foi o escolhido.
Pedrinho: Essa história não está me cheirando bem. Mas se é para o bem de todos, diga aos seus superiores que eu vou.
2ª CENA
Dona Benta: Pedrinho, então, juntou as suas coisas de viagem, colocou em uma maletinha e saiu estrada a fora. Em busca daquele tal tesouro. Mas quando ele estava no meio do caminho, descobriu que não tinha pego as pistas, e imaginou…
Pedrinho: Caramba, mas pra que lado eu vou? Pra lá ou para cá.? Estou perdido. E agora. O que faço?
Visconde: (entrando) Bom dia Pedrinho? Pra onde você está indo?
Pedrinho: Não sei. Acho que me perdi. Eu tinha que encontrar um grande tesouro, mas não me deram as pistas.
Visconde: Que tesouro é esse?
Pedrinho: Não sei te informar, só sei que é um grande tesouro.
Visconde: Posso ir com você?
Pedrinho: Eu acho que pode.
Visconde: Então vamos por ali. Acho que sei o caminho. (Sai na frente)
Pedrinho: Mas como que ele sabe o caminho? (Sai também)
3ª CENA
Dona Benta: Mas eis que naquela estrada uma vilã muito ruim resolve aparecer para atrapalhar tudo. Porque ela tinha muito interesse naquele tesouro. Era a bruxa Cuca.
Cuca: Então quer dizer que esses dois estão indo procurar um grande tesouro. Pois fiquem sabendo que eu também estou procurando esse tesouro. Ele é muito valioso. É mágico. E como eu já sei fazer algumas mágicas, com ele vou fazer muito mais, e serei a Dona do Sítio do Pica-pau amarelo. Mas sozinha acho que não vou conseguir, preciso de um aliado. (Aparece o Saci) Acho que já encontrei alguém.
Saci: Bom dia Cuca? O que está fazendo por aqui?
Cuca: Procurando um grande tesouro. Um super tesouro. Um baita de um tesouro. Será que você não podia me ajudar, não?
Saci: Ajudar? Eu? Será que eu devo em crianças?
Cuca: Repartirei a metade com você, está bem?
Saci: A metade? Um grande tesouro? Quem sabe assim com esse grande tesouro eu não consigo melhorar a minha aparência… Então eu vou.
Disponível em: https://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=725&cat=Infantil&vinda=S Acesso em: 29 out. 2021.
ATIVIDADES
1.Quais são as personagens que atuam nesse texto?
2. Qual é a relação do título do texto com a história encenada?
3. Qual era a missão de Pedrinho?
4. Quem se oferece para ajudar Pedrinho a encontrar o caminho que o levará ao tesouro?
5. Por que a Cuca também estava interessada em encontrar o tesouro? Quem concorda em ajudá-la? Por quê?
6. Sobre o texto teatral, todas as alternativas estão corretas, exceto:
a) ( ) O texto teatral apresenta enredo, personagens, tempo, espaço e pode estar dividido em “Atos”.
b) ( ) O texto teatral é semelhante ao narrativo, apresentando algumas “pequenas” diferenças.
c) ( ) O texto teatral é um gênero textual jornalístico em que se defende um ponto de vista.
d) ( ) O texto teatral apresenta diálogo entre as personagens e algumas observações no corpo do texto, como o espaço, cena, ato, personagens, rubricas.
7. O que dá início ao enredo é quando
a) ( ) Pedrinho encontra o tesouro.
b) ( ) Visconde se oferece para ajudar Pedrinho.
c) ( ) Pedrinho sonha numa noite de luar.
d) ( ) Saci resolvi se ajuntar à Cuca.
8. O texto acima apresenta: personagens, 1ª, 2ª e 3ª cenas, rubricas, falas das personagens. Essas características são:
a) ( ) de um texto teatral.
b) ( ) de uma notícia.
c) ( ) de uma reportagem.
d) ( ) de um poema.
Disponível em: https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-portugues-texto-teatral-e-carta-7o-ano/#more-19479 acesso: 03 nov. 2021.
9. Em “Pedrinho: Caramba, mas pra que lado eu vou? Pra lá ou para cá.? ”, tem um exemplo de linguagem
a) ( ) formal.
b) ( ) coloquial.
c) ( ) técnica.
d) ( ) científica.
Observe o uso do “porquê” no trecho da peça teatral:
“Pedrinho: Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?”“Emília: Porque você foi o escolhido.
Existem quatro formas de se utilizar a palavra “porque”.
- Por que – Usado em frases interrogativas (diretas e Indiretas) para iniciar perguntas. É o mesmo que “por qual razão” ou “por qual motivo”.
Por que você não foi à escola?
- Porque – Usado em respostas, em frases afirmativas, para explicação ou causa.
Não fui à escola porque eu estava doente.
- Por quê – Usado no final das frases:
Percebi que você não foi à escola, por quê?
- Porquê – Usado sempre que houver o artigo “o” antes dele, tem função de substantivo. Nesse caso, acaba representando um substantivo. É o mesmo que “causa”, “motivo”, “razão”. E vem sempre acompanhado de outros determinantes. É o caso do artigo.
Não entendi o porquê de você não ter ido à escola.
Disponível em: https://www.colegioweb.com.br/5-ano/emprego-dos-porques.htmlAcesso: 03 nov. 2021.(Adaptado)
ATIVIDADES
10. O uso do “porque” está incorreto em
a) ( ) Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?
b) ( ) Porque você foi o escolhido.
c) ( ) Porque ela tinha muito interesse naquele tesouro.
d) ( ) Todos tinham interesse naquele tesouro por que?
11. Escreva quatro frases utilizando corretamente a palavra “porque”, conforme a seguir:
a) Por que -______________________________________________
b) Porque -_______________________________________________
c) Por quê? -______________________________________________
d) Porquê -_______________________________________________
12. Complete as frases a seguir utilizando “por que, porque, por quê ou o porquê.”
a) Pedrinho, posso saber _____________ de você estar procurando o tesouro?
b) _______________________ a Cuca pediu a ajuda do Saci?
c) Todos no texto se mobilizaram _______________________ queriam encontrar o tesouro.
d) As personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo estão querendo encontrar o tesouro ______________ ?
PRODUÇÃO TEXTUAL
- Continue escrevendo a peça teatral Busca Ao Tesouro e utilizando os mesmos personagens.
- Pense nas seguintes questões:
- Será quem encontrou o tesouro? Foi Pedrinho e Visconde?
- Como? Ou foi Cuca e Saci?
- Como encontraram? Onde estava o tesouro?
- Quais as dificuldades eles enfrentaram? O tesouro era de fato mágico?
- Escreva um final bem empolgante.
- Lembre-se de que está produzindo uma peça teatral e de que ela precisa ter personagens, cenas, rubricas, falas das personagens.
Mãos à obra!
Se possível, clique aqui para imprimir ou baixar a atividade!