ATIVIDADE 20 – Texto teatral; Estrutura composicional e estilística dos textos dramáticos; ortografia. - 22/11/2021

Disponível em: https://ciaarteecristo.webnode.com.br/_files/200000284-65ca666c36/animaz_teatro.gif Acesso: 13 de out. de 2021.

Vamos ver quais são?

Enquanto que no texto narrativo há a presença do narrador, no teatro são os próprios atores quem nos contam tudo, por meio de um diálogo constante.

Há também outros detalhes, como é o caso do cenário, quase sempre decorado de acordo com o tema que se apresenta no momento; a iluminação, o figurino dos apresentadores; sua expressão corporal, como, gestos, mímica, entre outros; a música e mais uma infinidade de outros elementos.

Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/portugues/descobrindo-um-pouco-mais-sobre-o-texto-teatral.htm Acesso em: 29 out. 2021.

Ou seja, o texto teatral apresenta enredo, personagens, tempo, espaço e pode estar dividido em “Atos”, que representam os diversos momentos da ação, por exemplo, a mudança de cenário e/ou de personagens. O que diferencia o texto teatral de outros tipos de texto é a encenação.

Dessa forma, ele apresenta diálogo entre as personagens e algumas observações no corpo do texto, tal qual o espaço, cena, ato, personagens, rubricas (de interpretação, de movimento).

Já que os textos teatrais são produzidos para serem representados e não contados, geralmente não existe um narrador, fator que o difere dos textos narrativos.

O teatro é uma modalidade artística que surgiu na antiguidade. Na Grécia antiga, eles possuíam uma importante função social, donde os espectadores esperavam pelo momento da apresentação, que poderia durar um dia todo.

  • Textos encenados
  • Gênero narrativo
  • Diálogo entre personagens
  • Discurso direto
  • Atores, plateia e palco
  • Cenário, figurino e sonoplastia
  • Linguagem corporal e gestual
  • Ausência de narrador

Disponível em: https://static.todamateria.com.br/upload/56/63/56630550deba9-linguagem-teatral.jpg acesso em: 29 out. 2021.

linguagem teatral é expressiva, dinâmica, dialógica (em forma de diálogo), corporal e gestual. Para prender a atenção do espectador os textos teatrais sempre apresentam um conflito, ou seja, um momento de tensão que será resolvido no decorrer dos fatos.

Observe que em grande parte a linguagem teatral é dialógica, no entanto, quando encenada por somente um personagem é chamado de monólogo, donde expressa pensamentos e sentimentos da pessoa que está atuando.

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/texto-teatral/Acesso em: 29 out. 2021.

ATIVIDADES

Leia o texto a seguir e responda às atividades propostas.

Busca Ao Tesouro

MONTEIRO LOBATO

1ª CENA

Dona Benta: Bom dia! (Ou Boa tarde). Gosto muito de contar histórias para as crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história muito interessante a vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro muito valioso. Todos que tinham alguns problemas e tocassem naquele tesouro, os problemas desapareciam. A nossa história começa, quando Pedrinho sonha numa noite de luar.

Disponível em: https://i.pinimg.com/564x/26/4e/ca/264ecab88dab7dc8e10a04b29a9cf4ad.jpg  Acesso: 29 out. 2021.

Pedrinho: (Deitado em sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília entra)

Emília: Pedrinho, acorda. Você tem uma grande missão a realizar.

Pedrinho: O quê? (Acordando) Quem está falando?

Emília: Sou eu, a boneca Emília. Não me conhece mais não? Sou a boneca de Narizinho.

Pedrinho: Boneca Emília? Mas bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou voltar a dormir. (Deita-se)

Emília: Será que eu vou ter que beliscar o seu bumbum?

 Pedrinho: Acho bom, pra eu ter certeza que não é um sonho.

Emília: (Se aproxima e belisca o seu bumbum) Pedrinho: Ai, doeu sabia.! Emília: Você não pediu?

Pedrinho: Pedi, mas não precisava exagerar.

Emília: E então, está preparado?

Pedrinho: Preparado pra quê?

Emília: Preparado para encontrar um grande tesouro.

Pedrinho: Tesouro? Que tesouro?

Emília: O que você vai procurar.

Pedrinho: Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?

Emília: Porque você foi o escolhido.

Pedrinho: Essa história não está me cheirando bem. Mas se é para o bem de todos, diga aos seus superiores que eu vou.

 2ª CENA

Dona Benta: Pedrinho, então, juntou as suas coisas de viagem, colocou em uma maletinha e saiu estrada a fora. Em busca daquele tal tesouro. Mas quando ele estava no meio do caminho, descobriu que não tinha pego as pistas, e imaginou…

Pedrinho: Caramba, mas pra que lado eu vou? Pra lá ou para cá.? Estou perdido. E agora. O que faço?

Visconde: (entrando) Bom dia Pedrinho? Pra onde você está indo?

Pedrinho: Não sei. Acho que me perdi. Eu tinha que encontrar um grande tesouro, mas não me deram as pistas.

Visconde: Que tesouro é esse?

Pedrinho: Não sei te informar, só sei que é um grande tesouro.

Visconde: Posso ir com você?

Pedrinho: Eu acho que pode.

Visconde: Então vamos por ali. Acho que sei o caminho. (Sai na frente)

Pedrinho: Mas como que ele sabe o caminho? (Sai também)

3ª CENA

Dona Benta: Mas eis que naquela estrada uma vilã muito ruim resolve aparecer para atrapalhar tudo. Porque ela tinha muito interesse naquele tesouro. Era a bruxa Cuca.

Cuca: Então quer dizer que esses dois estão indo procurar um grande tesouro. Pois fiquem sabendo que eu também estou procurando esse tesouro. Ele é muito valioso. É mágico. E como eu já sei fazer algumas mágicas, com ele vou fazer muito mais, e serei a Dona do Sítio do Pica-pau amarelo. Mas sozinha acho que não vou conseguir, preciso de um aliado. (Aparece o Saci) Acho que já encontrei alguém.

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_tYG2h9Wya_I/SfIhmqOCfMI/AAAAAAAAMaE/q0v9TYKJSMg/s320/sabugosa.jpg Acesso em: 29 out. 2021.

Saci: Bom dia Cuca? O que está fazendo por aqui?

Cuca: Procurando um grande tesouro. Um super tesouro. Um baita de um tesouro. Será que você não podia me ajudar, não?

Saci: Ajudar? Eu? Será que eu devo em crianças?

Cuca: Repartirei a metade com você, está bem?

Saci: A metade? Um grande tesouro? Quem sabe assim com esse grande tesouro eu não consigo melhorar a minha aparência… Então eu vou.

Disponível em: https://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=725&cat=Infantil&vinda=S Acesso em: 29 out. 2021.

ATIVIDADES

1.Quais são as personagens que atuam nesse texto?

2. Qual é a relação do título do texto com a história encenada?

3. Qual era a missão de Pedrinho?

4. Quem se oferece para ajudar Pedrinho a encontrar o caminho que o levará ao tesouro?

5. Por que a Cuca também estava interessada em encontrar o tesouro? Quem concorda em ajudá-la? Por quê?

6. Sobre o texto teatral, todas as alternativas estão corretas, exceto:

a) (  ) O texto teatral apresenta enredo, personagens, tempo, espaço e pode estar dividido em “Atos”.

b) (  ) O texto teatral é semelhante ao narrativo, apresentando algumas “pequenas” diferenças.

c) (  ) O texto teatral é um gênero textual jornalístico em que se defende um ponto de vista.

d) (  ) O texto teatral apresenta diálogo entre as personagens e algumas observações no corpo do texto, como o espaço, cena, ato, personagens, rubricas.

7. O que dá início ao enredo é quando

a) (  ) Pedrinho encontra o tesouro.

b) (  ) Visconde se oferece para ajudar Pedrinho.

c) (  ) Pedrinho sonha numa noite de luar.

d) (  ) Saci resolvi se ajuntar à Cuca.

8. O texto acima apresenta: personagens, 1ª, 2ª e 3ª cenas, rubricas, falas das personagens. Essas características são:

a) (  ) de um texto teatral.

b) (  ) de uma notícia.

c) (  ) de uma reportagem.

d) (  ) de um poema.

Disponível em: https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-portugues-texto-teatral-e-carta-7o-ano/#more-19479 acesso: 03 nov. 2021.

9. Em “Pedrinho: Caramba, mas pra que lado eu vou? Pra lá ou para cá.? ”, tem um exemplo de linguagem

a) (  ) formal.

b) (  ) coloquial.

c) (  ) técnica.

d) (  ) científica.

Disponível em: https://www.colegioweb.com.br/wp-content/uploads/2012/05/1-1.jpg Acesso em: 29 out. 2021.
 

Observe o uso do “porquê” no trecho da peça teatral:

“Pedrinho: Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?”“Emília: Porque você foi o escolhido.

Disponível em: https://cdn.folhape.com.br/img/pc/1100/1/dn_arquivo/2020/07/sitio-do-picapau-amarelo-1.jpg Acesso em: 3 nov. 2021

Existem quatro formas de se utilizar a palavra “porque”.

  • Por que – Usado em frases interrogativas (diretas e Indiretas) para iniciar perguntas. É o mesmo que “por qual razão” ou “por qual motivo”.

Por que você não foi à escola?

  • Porque – Usado em respostas, em frases afirmativas, para explicação ou causa.

Não fui à escola porque eu estava doente.

  • Por quê – Usado no final das frases:

Percebi que você não foi à escola, por quê?

  • Porquê – Usado sempre que houver o artigo “o” antes dele, tem função de substantivo. Nesse caso, acaba representando um substantivo. É o mesmo que “causa”, “motivo”, “razão”. E vem sempre acompanhado de outros determinantes. É o caso do artigo.
    Não entendi o porquê de você não ter ido à escola.

Disponível em: https://www.colegioweb.com.br/5-ano/emprego-dos-porques.htmlAcesso: 03 nov. 2021.(Adaptado)

ATIVIDADES

10. O uso do “porque” está incorreto em

a) (  ) Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?

b) (  ) Porque você foi o escolhido.

c) (  ) Porque ela tinha muito interesse naquele tesouro.

d) (  ) Todos tinham interesse naquele tesouro por que?

11. Escreva quatro frases utilizando corretamente a palavra “porque”, conforme a seguir:

a) Por que -______________________________________________

b) Porque -_______________________________________________

c) Por quê? -______________________________________________

d) Porquê -_______________________________________________

12.   Complete as frases a seguir utilizando “por que, porque, por quê ou o porquê.”

a) Pedrinho, posso saber _____________ de você estar procurando o tesouro?

b)  _______________________ a Cuca pediu a ajuda do Saci?

c) Todos no texto se mobilizaram _______________________ queriam encontrar o tesouro.

d) As personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo estão querendo encontrar o tesouro ______________ ?

PRODUÇÃO TEXTUAL

  • Continue escrevendo a peça teatral Busca Ao Tesouro e utilizando os mesmos personagens.
  • Pense nas seguintes questões:
  • Será quem encontrou o tesouro? Foi Pedrinho e Visconde?
  • Como? Ou foi Cuca e Saci?
  • Como encontraram? Onde estava o tesouro?
  • Quais as dificuldades eles enfrentaram? O tesouro era de fato mágico?
  • Escreva um final bem empolgante.
  • Lembre-se de que está produzindo uma peça teatral e de que ela precisa ter personagens, cenas, rubricas, falas das personagens.

Mãos à obra!

Se possível, clique aqui para imprimir ou baixar a atividade!