Gênero Poemas Visuais – Atividade 3 - 16/02/2021

Nossa aula de hoje é sobre um assunto muito legal! Vamos descobrir?

Poemas Visuais

         Poema visual é uma expressão poética não-formal que valoriza os efeitos visuais, ou seja, prioriza a formação de imagens. Essas imagens completam o sentido do poema e causam maior ar de expressão, podendo ser combinadas com outras linguagens artísticas. 

           Os Poemas Visuais, como o próprio nome diz, são produções literárias em que as imagens, formas e tudo o que é capaz de ser captado pela visão, ganham destaque. Como se fala em destaque das percepções visuais, muitas coisas podem ser incluídas e não se proíbe a mistura com outras linguagens. 

          Quando pensamos em poema, comumente vem à cabeça um texto todo modelado, formal e perfeitinho, mas não é o único que existe. Um dos principais intuitos da poesia é a expressão humana, independente do formato com que o texto é apresentado. 

       Por isso mesmo, o poema visual utiliza de recursos não-formais para expressar as mais diversas situações. Pode haver poemas com efeitos de sonoridade, movimento ou até ausência de linguagem verbal. Contudo, não existe uma forma fixa, o autor é livre para escolher quais recursos quer utilizar. São poemas que foram feitos, não apenas para serem sentidos, mas também para serem vistos – como uma fotografia, uma pintura.

Fábio Sexugi

Disponível em http://alessandrabeatrizdesign.blogspot.com/2009/06/cafe-do-poeta-xicara-parte-interna-do.html Acesso em 03 de nov. de 2020

Millôr Fernandes

Disponível em https://a-partir-pedra.blogspot.com/2008/01/poesia-cintica.html Acesso em 03 de nov. de 2020.

Origem e história

          O poema visual ganhou destaque internacional apenas na época do Modernismo, ou seja, foi algo bem recente. Este movimento literário surgiu após as vanguardas europeias, que revolucionaram o modo de se fazer arte, seja na música, pintura ou literatura. 

          Esses movimentos foram pensados de forma a romper com os padrões formais das artes que já haviam sido produzidas. Assim, logo após o Modernismo, as formas de poema visual ganharam força, pois são uma forma de expressão livre.

          Surpreendentemente, o Poema Visual mais antigo que se tem conhecimento é anterior ao ano 0: A obra “O ovo” de Simmias de Rodes (300 a.C.) é uma forma de poema em que discorre sobre o ovo e foi feito no formato de um ovo. Este poema era uma espécie de caligrama (poema em que o formato corresponde ao objeto tema).

Simmias de Rodes (300 a.C.)

 Disponível em: https://expurgacao.art.br/poesia-visual Acesso em 03 de nov. de 2020.

Tipos de Poemas Visuais

          Como foi dito, o Poema Visual é a forma de se expressar em que os elementos visuais são destaque, mas pode-se misturar com diversas outras linguagens. Sendo assim, pode-se agrupar tipos de poemas visuais que apresentam características em comum. Os mais comuns são:

Poema Concreto

       Esse tipo de poema surgiu junto com o resgate da poesia visual, por isso, muitas vezes são confundidos ou tidos como sinônimo. Contudo, o poema concreto originalmente é um tipo de poema visual em que o uso da linguagem verbal é essencial. 

         Surgiu inicialmente na Europa e chegou ao Brasil em 1956, durante um evento arranjado que se chamava “Exposição Nacional de Arte Concreta”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

          O uso da linguagem verbal e não-verbal, ausência de verso e estrofe, ausência do eu lírico e os aspectos geométricos são uma de suas principais características.

Décio Pignatari

Disponível em: https://entrementes.com.br/2019/11/decio-pignatari-e-a-poesia-visual/Acesso em 03 de nov. de 2020.

Poema Cinético

          A palavra “cinética” significa movimento. Portanto, este tipo de poema valoriza a criação e efeitos de movimento. Assim, os elementos gráficos são dispostos de uma forma que causem impressão de ação e velocidade.

          Os poemas costumam ser criados para serem lidos e, a partir da leitura, criam na mente do leitor uma cena. O poema cinético vai além disso, sua própria estrutura já é um efeito físico e palpável, ele não serve apenas para ser lido, mas para ser visto em si.

Carluce Pereira

Disponível em: http://descobrindooprazerdeler.blogspot.com/2012/12/poesia.html Acesso em 03 de nov. de 2020.

Poema Fônico

          Na França, a partir de 1962, o poeta Pierre Garnier cria um movimento chamado “Espacialismo”, que valorizava os aspectos visuais e sonoros como centrais. Ou seja, ele propunha uma poesia “para ver-se” e outra para “ouvir-se”. Esta “poesia sonora” tem suas raízes nas vanguardas históricas, no dadaísmo (arte nonsense).

Pierre Garnier

Disponível em: https://artpool.hu/Poetry/soundimage/kepek/ipgarnier.gif Acesso em 03 de nov. de 2020.

 

Para saber mais, se possível, assista ao vídeo!

Leia o poema:

CAPARELLI, Sérgio. Tigres no quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1995.

Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/39812903/TEXTO-CRISTO-REDENTOR Acesso em 03 de nov. de 2020.

1. Que gênero textual é esse?

a) (    ) Uma notícia.

b) (    ) Um poema.

c) (    ) Um anúncio.

d) (    ) Uma reportagem.

2. A forma de colocar as palavras no papel lembra a imagem

a) (    ) de uma torre.

b) (    ) de um prédio.

c) (    ) de passarinhos.

d) (    ) do Cristo Redentor.

3. Que acontecimento o poema se propõe a nos contar? Quando ocorreu? Onde?

4. A linguagem utilizada no poema se assemelha ao estilo de um gênero jornalístico. Justifique.

5. Pela forma que o poeta escolheu para expressar suas ideias, é possível afirmar que, nesse texto, ele finge ser

a) (    ) um policial;

b) (    ) um turista;

c) (    ) uma testemunha;

d) (    ) um jornalista, um repórter. 

Disponível em < https://armazemdetexto.blogspot.com/2019/03/poema-urgente-sergio-caparelli-com.html> Acesso em 04 de nov. de 2020.

6. Em que versos é possível ver os braços do Cristo Redentor? E a cabeça?

7. Qual a intenção do autor ao criar esse texto?

a) (    ) Mexer com os sentimentos do leitor, representando de forma poética e visual um fato que jamais seria matéria de uma notícia.

b) (    ) Denunciar a incapacidade dos policiais diante de um crime.

c) (    ) Informar ao leitor um fato de utilidade pública.

d) (    ) Desenhar um ponto turístico do Rio de Janeiro.

8. Quanto à estrutura, o poema lido

a) (    ) não possui versos nem estrofes.

b) (    ) apresenta uma estrofe de vinte e três versos.

c) (    ) é formado por vinte e três versos, divididos em duas estrofes.

d) (    ) possui três estrofes de seis versos.

9. Palavras que são utilizadas em investigações, como em descrições de crime e de acidente foram empregadas no poema. São elas:

a) (    ) Horrível – evaporou – encontrados.

b) (    ) Anelar – dedo – polícia.

c) (    ) Poetas – passarinhos – choram.

d) (    ) Testemunha – suspeito – acidente.

10. No trecho “Horrível! / Ela se evaporou na metade do caminho!”, qual é o efeito de sentido do uso

a) das aspas?

b) dos pontos de exclamação?

11. Sobre o poema visual marque falso (F) ou verdadeiro (V).

a. (    ) É um poema que combina palavras com recursos visuais e gráficos.

b. (    ) No poema visual os recursos visuais e gráficos correspondem às imagens, às cores e à organização das palavras na página.

c. (    ) Os poemas visuais não procuram dar movimento e múltiplas significações às palavras escritas.

d. (    ) Poemas visuais usam como recursos apenas o verso, a estrofe e a rima.

Leia o poema:

NEVES, Libério. Pássaro em vertical. In: Aguiar, V(org.). Poesia fora da estante. Porto Alegre, Editora Projeto.

Disponível em < http://hudtayllorblog.blogspot.com/2011/04/passaro-na-vertical.html> Acesso em 04 de nov. de 2020.

12. O poema pode ser dividido em três partes, cada uma, referente a um momento do que aconteceu com o pássaro. Quais são essas três partes do poema?

13. Que significado pode-se atribuir às palavras norte e sul, dispostas no sentido vertical?

14. Que significado o traçado geral do poema sugere?

15. Leia no poema os versos que nos informam que o pássaro foi atingido por um tiro.

a) O que o formato que os versos adquirem nesse momento nos lembra?

b) A partir da resposta anterior, é possível afirmar que existe uma relação com a forma dos versos e o fato do pássaro ter sido atingido por um tiro?

16. Observe os seguintes versos: “penas fofas / leves plumas / mole espuma / e um risco / surdo”. O que você entende por “risco surdo”?

17. As repetições das palavras “cantava” e “voava” lembram

a) (    ) a vida do pássaro com seus filhotes.

b) (    ) a vida do pássaro na gaiola.

c) (    ) o sonho de fuga do pássaro.

d) (    ) o movimento do pássaro no céu.

18. Observe o título do poema: Pássaro em vertical. O que enfatiza esse título?

19. As características do poema visual são

a) (    ) articulação de  imagens com as palavras para formar o texto, como recurso estético para produzir sentido.

b) (    ) organiza-se em versos rimados e estrofes.

c) (    ) apresenta apenas imagens sem relação nenhuma entre elas.

d) (    ) há apenas palavras para transmitir uma mensagem.

20. Agora é a sua vez! Você irá produzir um poema visual. Para isso, sugere-se o passo a passo abaixo.

Passo a passo

Crie um poema visual com o seu nome.

⇒Observe as letras que o compõem. Pense em rimas e palavras que derivem dele.

⇒Estruture o seu poema de maneira que as palavras formem uma figura.

⇒Componha-o conforme planejado em um rascunho.

⇒Dê um título ao seu texto.

⇒Passe-o a limpo depois da revisão. 

Finalizamos a aula de hoje!