Gênero Relato de experimento científico – Atividade 3 - 16/02/2021

Pin em EXPERIÊNCIAS NO JI

Relato de experimento científico

O relato de experimento científico é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde.

O relato de experimento científico tem a função comunicativa de apresentar as etapas de um experimento, os dados obtidos e as conclusões. Para isso, é importante detalhar a sequência de procedimentos que constituirão a experiência.

Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória.

Nem todas as experiências mostram resultados positivos, mas, mesmo quando revelam enfrentamentos e dificuldades, os relatos são importantes para alertar outros trabalhadores e indicar novos caminhos.

Enquanto alguns defendem que nesse tipo de texto exista maior liberdade para descrever impressões e tecer considerações com uma linguagem mais pessoal, outros mantêm que, sendo um trabalho científico, ele deve manter a impessoalidade e seriedade que a academia requer.

Seja como for, o relato deve trazer considerações (a partir da vivência sobre a qual se relata e reflete) que sejam significativas para a área de estudos em questão. Isto é, é importante que seu relato não fique apenas no nível de descrever uma situação. Ele deve ir além e estabelecer ponderações e reflexões, embasadas na experiência relatada e no seu respectivo aparato teórico. É esperado que tais experiências possam contribuir para outros pesquisadores da área, ampliando o efeito da sua experiência como potencial exemplo para outros estudos e vivências.

O relato de experiência normalmente inclui uma introdução com marco teórico de referência para a experiência. A seguir, traz os objetivos da vivência e expõe as metodologias empregadas para realizar tal experiência, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos. Após isso, apresentam-se os resultados observados e as considerações tecidas a partir dos mesmos.

Disponível em: https://www.ufjf.br/nutricaogv/files/2016/03/Orienta%c3%a7%c3%b5es-Elabora%c3%a7%c3%a3o-de-Relato-de-Experi%c3%aancia.pdf Acesso em 30 de out. de 2020

Estratégias para realizar um experimento científico e relatar os resultados concluídos

        Nosso objetivo com essas atividades é que os alunos participem e realizem uma experiência científica, depois elaborem o relato dessa experiência e, por fim, conduzam a realização do experimento em outra turma.

Atividade 1:  Realização da experiência

            Para essa experiência você irá precisar de:

1 pote

1 folha de papel

1 Panela funda

Água

Procedimento:

        Pegue a folha de papel e amasse um pouco. Feito isso, coloque a folha de papel dentro do pote, lá no fundo. Tenha certeza de que ao virar o pote de cabeça para baixo o papel amassado não caia.

Pegue a panela e complete-a com água. Agora pegue o pote com o papel dentro, vire com a boca para baixo e mergulhe dentro da panela com água, mantendo o pote sempre na vertical. Deixe o pote nessa posição por alguns instantes e depois o retire da panela.

Orientações para a realização da experiência:

          Como você vai realizar esta experiência em casa, escreva no caderno as hipóteses levantadas.

        Observe os materiais necessários e o procedimento a ser realizado. Antes de fazer o experimento, levante suas hipóteses em relação à questão: “O papel irá molhar depois de colocado na bacia?”

         Ao final da experiência, o papel não molhará. Então, sugerimos que você questione: Por que o papel não molhou?

Disponível em:  http://aprendacom.efeitoazaron.com/tag/experiencia/ Acessado em 30 de out. de 2020.

Atividade 2

          Após a realização da experiência, deverá elaborar um texto que relate o experimento. Observe como esse texto deve ser estruturado. Ele deve trazer o nome do experimento, os materiais usados, o procedimento realizado e as conclusões construídas.  Além disso, pode conter mais um item que demonstre por meio de imagens a experiência feita.

Experimento:

Materiais utilizados (O que usamos):

Procedimento (O que fizemos):

Conclusões (O que percebemos):

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13512 Acesso em 30 de out. de 2020.

  1. Explique o que é um relato de experimento científico.

  1. A respeito do gênero Relato de experimento científico, analise os itens a seguir: 

I. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico.

II. O relato de experimento científico é uma narração emotiva e subjetiva, e uma mera divagação pessoal e aleatória.

III. Nem todas as experiências mostram resultados positivos, mas, mesmo quando revelam enfrentamentos e dificuldades, os relatos são importantes para alertar outros trabalhadores e indicar novos caminhos.

IV. É a descrição que um autor ou uma equipe fazem de uma vivência profissional tida como exitosa ou não, mas que contribua com a discussão, a troca e a proposição de ideias para a melhoria do cuidado na saúde.

Marque a alternativa em que todos os itens estejam corretos:

a) (   ) Somente os itens I,II e III estão corretos.

b) (   ) Somente os itens II e III estão corretos.

c) (   ) Somente os itens II e IV estão corretos.

d) (   ) Somente os itens I, III e IV estão corretos.

  1. Cite a função do relato de experimento científico.

  2. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

a) (  ) Para que um experimento científico seja bem feito é importante detalhar a sequência de procedimentos que constituirão a experiência.

b) (   ) O relato é feito de modo descontextualizado, sem objetividade e aporte teórico.

c) (   ) O relato deve trazer considerações que sejam significativas para a área de estudos em questão.

d) (   ) É importante que seu relato não fique apenas no nível de descrever uma situação mas ele deve ir além.

  1. Identifique no texto o parágrafo que fala de como deve ser a linguagem de um relato de experimento científico e copie-o abaixo.

  1. Marque a alternativa incorreta sobre o relato de experimento científico:

a) (   ) O relato deve estabelecer ponderações e reflexões, embasadas na experiência relatada e no seu respectivo aparato teórico.

b) (   ) As experiências relatadas devem contribuir para outros pesquisadores da área, ampliando o efeito da sua experiência como potencial exemplo para outros estudos e vivências.

c) (   ) Para realizar o relato de uma experiência científica, não é necessário descrever todos os passos seguidos.

d) (   ) Um relato de experimento científico deve ser descrito fielmente sobre toda experiência realizada.

7. Complete as lacunas do parágrafo a seguir, utilizando as palavras apresentadas:



considerações- metodologias- objetivas- descrição- experiência- resultados- introdução

“O relato de experiência normalmente inclui uma ____________ com marco teórico de referência para a ____________. A seguir, traz os ___________ da vivência e expõe as ____________empregadas para realizar tal experiência, incluindo ____________ do contexto e dos procedimentos. Após isso, apresentam-se os ____________ observados e as ______________ tecidas a partir dos mesmos.”

  1. Marque a alternativa em que há um erro de concordância:

a) (   ) É importante detalhar a sequência de procedimentos que constituirão a experiência.

b) (   ) O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico.

c) (   ) Nem todas as experiências mostra resultados positivos.

d) (   ) É importante que seu relato não fique apenas no nível de descrever uma situação.

  1. No trecho “O relato de experimento científico é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação.” Identifique neste período três palavras polissílabas e explique esta classificação pelo número de sílabas apresentadas.

  2. No trecho: “O relato de experimento científico é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação,” a parte destacada exerce sintaticamente a função de

a) (   ) predicado

b) (   ) adjunto adnominal

c) (   ) sujeito

d) (   ) predicativo