ATIVIDADE 16- Diferentes tipos de mapas - 24/09/2021

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE MAPAS

A leitura dos mapas é importante para orientar e compreender diferentes locais e culturas

O mapa é uma representação gráfica reduzida da realidade e possui alguns elementos que facilitam a sua leitura e análise: título, fonte, orientação, escala e legenda. Todos os elementos são importantes para a correta interpretação dos fenômenos realizados, porém, é a legenda que auxilia a compreensão dos recursos visuais representados no mapa, esses recursos podem ser representados por: cores, formas, códigos e linhas e tem a função de mostrar a variação visual das informações acerca do fenômeno que se deseja representar.

A correta leitura da legenda é de fundamental importância para o entendimento dos fenômenos representados pelos mapas temáticos. Mesmo possuindo os mesmos elementos, os mapas não são todos iguais, existem tipos diferentes de se representar uma determinada porção do espaço. Assim, temos os mapas temáticos, que costumam ser divididos em: econômicos, políticos, demográficos, históricos e físicos, além daqueles estilizados. Os mapas físicos são utilizados para representar o espaço físico de um determinado ambiente, apresentando informações como os rios, o relevo, a vegetação, a altitude, entre outros elementos.


Figura 1: Mapa temático do Continente Africano: Migração – Boligian 2012

Os econômicos são aqueles que representam as atividades produtivas e financeiras, trazem informações e dados socioeconômicos, como a pobreza, a fome, entre outros fatores. Os mapas políticos são os que representam a distribuição dos territórios nacionais, com as fronteiras que delimitam os países e as divisas entre os estados, cidades ou províncias. Já os mapas demográficos são aqueles utilizados para representar temas referentes às populações, como número de habitantes, concentração de moradias, divisão de agrupamentos étnicos e densidade demográfica.

Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/tipos-de-mapa.htm. Acesso 09 de set de 2021. Adaptado

ATIVIDADES

1. Quais destes elementos NÃO fazem parte da construção de um mapa?

(A) Título(B) Legenda(C) Matéria prima(D) Escala

2. No continente Africano, há regiões em que as condições naturais contribuíram para maior ocupação e desenvolvimento econômico, em prejuízo de extensas áreas que não apresentavam inicialmente condições favoráveis a um maior povoamento, o que explica em parte as diferentes ocupações. Os países africanos são muito diferentes uns dos outros, socialmente e economicamente.

A). A partir da observação do mapa descreva a situação da mortalidade infantil no continente Americano e Africano.

B). Em quais países do mundo a mortalidade infantil é menor? Cite duas características observadas nesses países, que fazem esse índice ser baixo.

3. De acordo com o texto, quais são os elementos representados nos mapas políticos?

4. De acordo com a figura 01 (Mapa temático do Continente Africano: Migração) representado ao longo do texto, responda os itens entre verdadeiro e falso:

 A) (   ) Os fluxos migratórios para o exterior com saída da Angola têm destino para o Brasil, América do norte e Europa.

 B) (  ) A Nigéria é considerada um ponto de chegada (local de atração populacional) dentro do continente Africano, por pessoas que procuram trabalho.

 C) (  ) Dentro do continente Africano, Argélia, Líbia e Egito são considerados como pontos de atração populacional devido à fome e a guerra civil.

 D) (   ) A Tanzânia assim como a Somália e Etiópia possuem fluxos migratórios devido à fome, guerra civil ou tribal.

5. De acordo com a leitura do texto e a análise do mapa ao lado responda as questões a seguir:

(A). O mapa ao lado é considerado como econômico, político, demográfico, histórico ou físico? Justifique.

(B). O mapa possui todas os elementos necessários em sua elaboração (título, legenda, escala, fonte e orientação)?

(C). Analisando o mapa, quais são os locais de maior altitude? Você saberia o motivo?

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir sua atividade.