Portal NetEscola

Portal de conteúdo para alunos da Rede Pública de Goiás.

Aula 1 – História – 6 º Ano - 31/03/2020

OLÁ GALERA DO BEM!!!!  TUDO TRANQUILO POR AÍ?

Hoje iniciaremos pesquisando em livros, internet ou entrevistando seus familiares e em seguida vamos preencher o calendário com as datas comemorativas e o início de cada estação do ano:

Copie no seu caderno:

CALENDÁRIO DATAS COMEMORATIVAS E ESTAÇÕES DO ANO

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

JUNHO

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

PRONTO? Agora faça uma reflexão sobre dois aspectos que se seguem:

– Esses eventos se repetem?

– De quanto em quanto tempo esses eventos se repetem?


VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM LINHA DO TEMPO? A imagem a seguir retrata a linha de tempo de uma determinada pessoa. Do nascimento até o dia que ela a elaborou. Perceba que as datas estão em ordem crescente.

AGORA VAMOS FAZER A SUA LINHA DO TEMPO?

– Registre os marcos importantes de sua história;

– Copie no seu caderno. Coloque em cada um dos quadros indicados pelas setas o ano e evento, como: data de nascimento, início da escolarização, e assim por diante, aquilo que você acha interessante e que julgar ser marco importante para sua história. Pode desenhar como o exemplo ou colocar o nome do evento e a data do seu acontecimento;

– Obedeça a uma sequencia cronológica;

– Faça entrevista com pelo menos uma pessoa de seu convívio sobre as datas e os eventos que marcaram sua vida.

MUITO BEM!!! VAMOS FAZER UMA LEITURA

Leia o trecho do texto e as linhas de divisão da História Geral e do Brasil.

Sabe-se, através de alguns estudos da psicologia, que nós passamos, por três fases na vida: a infância, a adolescência e a idade adulta.  Qual o momento específico, uma data precisa que marcou a passagem de uma fase para outra em sua vida? Quando foi que você percebeu que saiu da infância e tinha entrado na adolescência? Muitos de nós associamos a idade adulta à maioridade civil. Mas, será que aos 18 anos, todos nós somos realmente adultos? Da mesma forma que é difícil precisar uma data ou um fato para marcar as fases da vida, também é muito difícil delimitar uma periodização para a história.

Periodizar a História é dividi-la em épocas, períodos ou idades. Por ser sempre uma questão de interpretação, a periodização da história apresenta vários critérios: ou são de ordem política, como a divisão da História do Brasil, ou baseados em grandes marcos ou eventos, a exemplo da divisão clássica em Pré-História, Idade Antiga, idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Essa periodização, porém, só se refere à História do mundo ocidental. Vale destacar que o estabelecimento do ano 1, tendo como marco referencial o nascimento de Cristo, também é fruto de uma construção que se naturalizou e se impôs ao mundo ocidental independente da religião praticada.

Também, vale ressaltar que há uma divergência de entendimento entre os historiadores no que se refere à história do Brasil: alguns consideram que só se pode falar em Brasil a partir de 1500, outros a partir de 1822 e outros a partir da chegada dos primeiros seres humanos ao território. Cada uma dessas visões tem um problema, e o problema de incluir os primeiros habitantes na história do Brasil é, por um lado, o de reduzir as múltiplas histórias indígenas à história do “Brasil” e, por outro lado, o de considerar o Brasil como entidade que existiria desde sempre. Além de não ser possível uma periodização estritamente científica, ela será sempre condicionada pela situação em que se encontra o historiador. Disponível em:

https://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/09302204042012Introducao_a_Historia_Aula_4.pdf acesso 20/03/2020. (Adaptado)

Linha do tempo- História clássica (eurocêntrica)

Disponível em: http://www.historiamais.com/linhadotempo.htm/acesso 20/02/2020.

Disponível em: http://leonidasfelipe.blogspot.com/2015/11/mapa-mental-periodos-da-historia-do.html acesso 23/03/2020. Acesso em: 23/03/2020.

RESPONDA NO SEU CADERNO

1 – O que é periodização da história?

2 – A periodização da história é uma questão de interpretação que segue alguns critérios, quais são eles?

Você acha que é possível ter uma única e verdadeira periodização da história? Por quê?

3 – Segundo a linha de tempo da divisão clássica da história da humanidade. Quando iniciou e quais são os eventos que marcaram o início de cada período histórico?

4 – Além de não existe uma periodização estritamente científica ela esta sempre condicionada a que?

5 – Segundo a linha de tempo da História do Brasil e da História geral quando começou a História do Brasil?

ACABOU A NOSSA AULA DE HOJE!

NÃO ESQUEÇA DA DICA DO DIA! LAVE BEM AS MÃOS E FIQUE EM CASA!

Últimos Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *