Aula 2- Ciências da Natureza – 7 º Ano - 15/04/2020

Bom dia pessoal! Você conhece Albert Einstein? Sabia que ele foi um dos maiores gênios da humanidade? Pesquise um pouco mais sobre a vida dele no link abaixo.

https://www.ebiografia.com/albert_einstein/

Vamos aprender um pouco mais sobre Ciências?

Leia com atenção o texto abaixo:

Combustíveis e Máquinas Térmicas

Ao longo da História, a relação do homem com a natureza foi responsável por uma série de transformações significativas. A busca por condições de vida mais confortáveis acabou trilhando o desenvolvimento dos vários combustíveis que marcam a história humana. 

Os combustíveis estão intimamente relacionados ao desejo de uma população que desejava por melhores condições de vida, explorando fontes que serviram como verdadeiros motores para o desenvolvimento de uma revolução industrial inicialmente.

O desenvolvimento de novas tecnologias e a produção em larga escala motivou a busca por novos combustíveis. Nesse contexto, entre os séculos XVIII e XIX, o carvão mineral se tornou indispensável para o funcionamento dos primeiros motores movidos a vapor. Nos dias de hoje, após sofrer uma acentuada queda em seu uso, o carvão mineral dá sinais de recuperação com as crises do setor petrolífero.

 As máquinas térmicas são dispositivos capazes de converter energia térmica em energia mecânica, sendo utilizadas principalmente como meios de transporte e nas indústrias. Podemos citar como exemplo os veículos automotores, a máquina a vapor e a turbina a vapor. É impossível imaginar nossa vida sem esses dispositivos, que a cada dia estão mais aprimorados.

As primeiras máquinas térmicas usavam o vapor de água produzido em caldeiras como combustível para gerar movimento e realizar trabalho como, por exemplo, girar as rodas de um trem.

Já as máquinas térmicas de combustão interna têm como base os gases gerados durante a queima do combustível. De forma geral, a queima do combustível gera energia que é transferida para o gás. Esse gás então se expande realizando trabalho, enquanto sua temperatura diminui.

Nesse processo tanto a energia interna, quanto o trabalho realizado dependem da quantidade de calor que é transferida para o gás. 

As máquinas térmicas foram fundamentais para o desenvolvimento tecnológico da humanidade, a começar pela Revolução Industrial, os meios de transporte e a produção de energia. Atualmente é impossível imaginar nossas vidas sem esses dispositivos, que, a cada dia, estão sendo mais aprimorados, contribuindo, assim, para a nossa qualidade de vida.

Os primeiros automóveis usavam motores movidos a vapor de água, no fim do século XIX e início do século XX. Hoje os motores são movidos por combustão interna, usando outras formas de combustíveis em substituição ao carvão como, por exemplo, diesel, álcool e/ou gasolina. 

Os motores a vapor ainda são usados em alguns casos específicos como nas usinas termoelétricas, que produzem energia elétrica a partir do calor gerado pela queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral, óleo e gás natural.

Agora para aprender um pouco mais assista ao vídeo do Canal Futura que fala sobre esse assunto:

Máquinas térmicas – Ciências – 7º ano – Ensino Fundamental

DEPOIS DE ASSISTIR O VÍDEO RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO:

1- Ao longo dos anos a evolução da tecnologia facilita nossas atividades diárias. Faça uma lista com pelo menos 5 máquinas tecnológicas atuais, que até a revolução industrial não existiam e explique sua função.

2- Durante o processo constitutivo da I Revolução Industrial, o _______________ destacou-se como o principal combustível e fonte de energia. Posteriormente, sobretudo ao longo do século XX, esse papel passou a ser desempenhando pelo _______________, fato que ocorre até os dias atuais, apesar de seu gradual processo de declínio.

Preencha os espaços da questão acima com as palavras-chaves que completam corretamente o texto:

a) Vapor d’água e Gás natural

b) Gás natural e Petróleo

c) Petróleo e Etanol

d) Carvão Mineral e Petróleo

e) Carvão Mineral e Biocombustíveis

Nossa aula já terminou! Uma pena né? Mas semana que vem tem mais! Beijos!

Lembre-se:

Deixe um comentário