Portal NetEscola

Portal de conteúdo para alunos da Rede Pública de Goiás.

Aula 2 – Geografia – 6 º Ano - 01/04/2020

Agora vamos falar de um tema muito legal!!

Essa aula é base para outras aulas que estão por vir, principalmente para o estudo da dinâmica do rio.

BACIAS HIDROGRÁFICAS

Bacia Hidrográfica, também chamada de Bacia de Drenagem, é uma região caracterizada pela captação de água da chuva que escoam pela chamada “rede de drenagem” (rede hidrográfica), formada pelos cursos de água como riachos, córregos, ribeirões e os rios, seus afluentes e subafluentes.

O que separa uma bacia hidrográfica de outra são os divisores de água. Eles são como uma espécie de fronteira em que, de um lado, escoa a água em direção a um rio e, de outro, escoa a água em direção a outro rio.

Em razão da força da gravidade, as águas correm sempre do ponto mais alto da superfície em direção aos pontos com menores altitudes. Assim, podemos dizer que as localidades mais elevadas são os divisores de água e os pontos menos elevados costumam abrigar o leito dos rios.

Assim a nossa conversa continua…

Em síntese, a bacia hidrográfica corresponde a uma área drenada por um rio e seus afluentes. Importante destacar que dois aspectos são primordiais para a constituição das bacias hidrográficas: o relevo e a hidrografia.

Então, é o relevo da localidade que irá condicionar a trajetória de toda bacia hidrográfica.

Assista esse vídeo sobre Bacia Hidrográfica:

VÍDEO 1 – O QUE SÃO BACIAS HIDROGRÁFICAS?

Tenho certeza que você pode me explicar isso!

Quais são as principais influências do relevo em relação aos rios?

 Elabore uma resposta bem legal no seu caderno

Agora vamos entender um pouco sobre a dinâmica dos rios.

Observe essa imagem e leia o texto:

Nascente: é o lugar onde se encontra várias características favoráveis para o acúmulo de água, recebendo muitas chuvas ao longo do ano, possuindo um solo rochoso que viabiliza reservas subterrâneas e transborda o excesso em direção as baixas altitudes (jusante).

Afluente: também conhecido como tributário, são rios e cursos d’água de menor fluxo que desaguam nos rios principais.

Rio principal: é onde os afluentes desaguam e por causa disso possui o maior fluxo de água em uma bacia hidrográfica. Caso ocorra uma ramificação neste rio (ele se dividir em duas ou mais direções), o principal será aquele com maior quantidade/fluxo de água(vazão).

Várzea: conhecida também como planície de inundação, é o local onde o relevo vai se tornando plano e por consequência o fluxo das águas dos rios perdem velocidade, depositando muito material que vinha sido trazido com às águas, como rochas, solos, minerais e matéria orgânica (de origem animal ou vegetal). O solo nesses locais fica enriquecido com esses materiais depositados e em períodos sem chuva (estiagem) o nível das águas do rio descem, de modo que há um grande potencial de se exercer agricultura ali durante este período.

Meandros: São as curvas que rio faz ao passar por um relevo aplainado (“mais plano”).

Foz: é o local onde um grande corpo d’água corrente, como um rio, deságua em um outro corpo d’água (outro rio, um grande lago, mar, oceano etc.).

Foz em delta: sua existência depende da inclinação do rio em relação a foz. Nos locais onde há pouca inclinação no rio, a falta de velocidade e força das águas fazem os materiais carregados por elas depositarem-se na foz, formando várias ramificações (ou canais) que por fim desaguam no corpo d’água que sem encontra adiante.

Foz em estuário: diferente do delta, corresponde a foz do rio que deságua diretamente no corpo d’água adiante por possuir mais inclinação, o que gera mais velocidade e força nas águas correntes. Deste modo, não ocorrerá (ali) depósitos de materiais e por consequência não haverá ramificações.

Ufa! Chegamos ao final!

Quanta informação!!! Mas antes, me responda só mais uma coisinha…

2

O que ocorre com a direção dos rios quando estes chegam a uma parte do relevo aplainada (mais plano)? Responda no seu caderno!

LEMBRE-SE: O seu empenho e a sua dedicação são fundamentais para uma aprendizagem de qualidade.

Um abraço virtual e até breve!

Últimos Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *