Portal NetEscola

Aula 2 – História – 7 º Ano - 31/03/2020

O termo expansão marítima se refere a um processo histórico de longa duração, ocorrido entre os séculos XV e XVII, que levou a uma expansão técnica-comercial na Europa. Tal expansão, por sua vez, conduziria a uma grande acumulação de capital neste continente, juntamente com o alargamento das fronteiras geopolíticas. Em seu conjunto, essa expansão marítima europeia é mais comumente chamada como as Grandes Navegações

EXPANSÃO MARÍTIMA E GRANDES NAVEGAÇÕES | Resumo de História para o Enem

AGORA CHEGOU A HORA DE PESQUISAR… VAMOS LÁ? RESPONDA NO SEU CADERNO:

1 – Exemplifique com citações que comprovem a afirmativa sublinhada no texto;

2 – Um  dos objetivos da Expansão Marítima era chegar às Índias. Cite o país que conquistou esse feito e depois explique as causas de seu pioneirismo nesse processo;

3 – As duas teorias que surgiram para explicar o Descobrimento do Brasil são: intencionalidade (mais aceita) e casualidade (acaso). Pesquise sobre essas hipóteses. Descreva-as e posicione a que você concorda;

4 – Fale sobre os principais instrumentos de navegação usados no período em questão.

PESSOAL, HOJE É TÃO SIMPLES VIR DA EUROPA PARA O BRASIL, NÃO É MESMO?

LEIA O TEXTO ABAIXO E VEJA QUE NO SECULO XV, NÃO ERA BEM ASSIM…

A odisseia das Grandes Navegações – Para viajar em caravelas para lugares distantes os europeus enfrentaram perigos reais e imaginários.  Fome, doença e sede nos navios. Encalhes, naufrágios e lugares desconhecidos estavam na rotina dos navegadores daquele tempo.

Na época das Grandes Navegações o Planeta Terra era um infinito em desconhecimento. Havia crenças na existência de monstros marinhos, de histórias narrando que na altura da linha do Equador os navios se incendiariam, e ainda de que a Terra era achatada – as pessoas acreditavam que ao se afastarem muito do litoral cairiam num abismo sem fim.

Depois da leitura dos textos e mapas anteriores, veja na charge de Rogério Soud, 2011, que representa uma das lendas e mitos que habitavam o imaginário dos europeus.

A PARTIR DESSA CHARGE FAÇA NO SEU CADERNO UMA SÍNTESE DO QUE FOI A EXPANSÃO MARÍTIMA E AS GRANDES NAVEGAÇÕES:

Disponível em: https://blogdoenem.com.br/grandes-navegacoes-historia-enem/ acesso 23/03/2020.

É PESSOAL… AGORA ESTAMOS CHEGANDO AO SÉCULO XXI!!!! PRA QUEM ESTAVA NO SÉCULO XV?

OBSERVEM AS DUAS REFLEXÕES QUE SE SEGUEM E VEJAM O QUANTO SÃO ATUAIS, MAS AO MESMO TEMPO, ESTÃO RELACIONADAS AO PASSADO.

  1. Globalização é uma palavra constante nos meios de comunicação. Para muitos historiadores, esse processo de interligação do mundo começou com a expansão comercial marítima europeia dos séculos XV, XVI, a chamada Era das Grandes Navegações.
  2. O historiador econômico britânico Harold James, professor na Universidade Princeton, acredita que a fase mais aguda da crise do Corona vírus tem apenas destacado uma competição entre sistemas políticos rivais e alerta para os riscos de retrocesso na globalização. 

Leia o trecho da entrevista:

O surto de Corona vírus está alimentando uma reação contra a globalização? Quais são as possíveis consequências?  De fato, estamos vendo um recuo no processo de globalização, e isso já vem de algum tempo. É óbvio para todos que a propagação do vírus está ligada à mobilidade, e os esforços iniciais de contenção limitam a mobilidade, com proibições de viagens nos países e entre países. Com o surto, acredito que esse movimento antiglobalização se intensifique. Mas os principais efeitos no longo prazo estão principalmente relacionados à psicologia política: a epidemia já gerou uma discussão sobre se pode ter sido causada pelos governos. Circulam rumores de que os chineses — ou, em outra versão, os americanos — estão usando a doença para enfraquecer ou destruir seus rivais. Não acredito que exista base factual para nenhuma dessas reivindicações, mas, quanto mais o vírus se espalhar, mais estranhas interpretações também proliferarão.   Disponível em: https://exame.abril.com.br/economia/coronavirus-acentua-competicao-global-entre-sistemas-politicos-rivais/ acesso 23/03/2020.

Enquanto a expansão marítima lança bases para a interligação do mundo, estamos diante de uma situação que parece mostrar um caminho inverso. Pesquise mais a respeito e faça uma pequena síntese sobre o assunto no seu caderno.

NOSSA VIAGEM SE ENCERRA POR HOJE PESSOAL, MAS COM A PERSPECTIVA QUE MUITAS OUTRAS VIRÃO!!!

ATÉ BREVE!!!

E NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS E FICAR EM CASA!

Últimos Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *