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Aula 2 – Língua Portuguesa 9 º Ano - 13/04/2020

OLÁ GALERINHA!!! OLHA EU DE VOLTA… TUDO BEM POR AÍ? VOCÊ CONHECE CORA CORALINA? GOSTA DOS SEUS POEMAS? QUER SABER UM POUCO MAIS SOBRE ELA? ENTÃO LEIA UM POUCO MAIS SOBRE A VIDA DE CORA NO LINK ABAIXO:

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OLÁ PESSOAL!!! TUDO BEM?

O NOSSO TEMA DE HOJE É O MESMO DA AULA PASSADA.

VOCÊ SE LEMBRA? ARTIGO DE OPINIÃO.

SEGUE ABAIXO UM BREVE RESUMO. VAMOS LER?

artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo em que o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema. A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que têm como principal característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.

Geralmente, os artigos de opinião são veiculados nos meios de comunicação de massa (televisão, rádio, jornais ou revistas) e abordam temas da atualidade.

Características do artigo de opinião

Textos escritos em primeira e terceira pessoa

Uso da argumentação e persuasão

Geralmente são assinados pelo autor

Produções veiculadas nos meios de comunicação

Possuem uma linguagem simples, objetiva e subjetiva

Escolha de temas da atualidade

Possuem títulos polêmicos e provocativos

Contém verbos no presente e no imperativo

Sobre a construção do verbo no modo imperativo

No modo imperativo a pessoa falante leva o seu interlocutor a realizar uma ação, expressando o que quer que ele faça. Assim, a ação transmitida por um verbo no imperativo é um pedido, convite, exortação, ordem, comando, conselho ou súplica. O modo imperativo se divide em imperativo afirmativo e imperativo negativo, sendo conjugados de forma diferente. Em ambos, não existe flexão na 1.ª pessoa do singular (eu).

Seguem alguns exemplos de uso do modo imperativo

Pare com essa brincadeira.

Jogue o lixo fora, por favor.

Resolva esse problema rápido.

Vá fazer o dever de casa.

Saia da frente dessa televisão!

Acesse o link para saber mais:  https://www.conjugacao.com.br/verbos-no-imperativo/

VAMOS CONHECER A ESTRUTURA DO ARTIGO DE OPINIÃO?

GERALMENTE, OS ARTIGOS DE OPINIÃO SEGUEM O MESMO PADRÃO DA ESTRUTURA DOS TEXTOS DISSERTATIVOS-ARGUMENTATIVOS:

Introdução (exposição): apresentação do tema que será discorrido durante o artigo. Lembrando que tema e título são duas coisas diferentes. O primeiro é o assunto, e o segundo é o nome que será dado ao texto.

Desenvolvimento (interpretação): momento em que a opinião e a argumentação são os principais recursos utilizados.

Conclusão (opinião): finalização do artigo com apresentação de ideias para solucionar os problemas sobre o tema proposto.

CHEGOU A HORA DE APRENDER A PESQUISAR, SELECIONAR MATERIAL FAZER A CURADORIA.

VAMOS LER SOBRE ESSES ITENS?

Conhecida a estrutura do texto, é hora de buscar argumentos. A pesquisa e a busca de argumentos sobre o tema são fatores importantíssimos na construção de um bom texto. Sendo o artigo um texto opinativo, é preciso sustentar um ponto de vista com base em argumentos confiáveis. Por isso, a pesquisa profunda e atualizada do tema, seja em livros, sites, on-line ou impressa, é tão importante, bem como o armazenamento das informações coletadas. Anote tudo o que julgar interessante e, por meio das informações coletadas e dos conhecimentos adquiridos, forme a sua própria opinião sobre o assunto, para que possa construir o seu próprio texto.

Você deve analisar as informações coletadas sobre um mesmo fato, comparando-as com as que estão divulgadas em diferentes veículos e mídias, avaliando a sua confiabilidade, assim estará apurando essas informações e desenvolvendo procedimentos de curadoria. O processo de curadoria sobre as informações pesquisadas é imprescindível, em uma época repleta de fake news.

Responsabilidade e ética ao escrever o seu próprio texto

É muito importante também, ao escrever o seu próprio texto, respeitar a opinião do outro, ainda que você não concorde com ela. O conhecimento amplo sobre o assunto e opiniões diversas, servem para que você possa, ao desenvolver o seu texto, formar a sua própria opinião sobre o assunto, de forma ética e respeitável. Lembre-se, você é responsável por tudo aquilo que você escreve ou posta.

É relevante lembrar que não se deve retirar ideias, conceitos ou frases já publicadas, pertencentes a outro autor, sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa. Se isto ocorrer, o seu texto pode-se configurar em plágio.

Dicas para a produção do seu próprio texto

Para a escrita de um texto, é importante também estar familiarizado com a sua estrutura, e com o artigo de opinião, não é diferente. Portanto, leia diversos artigos em sites, jornais e/ou revistas (impressos ou não). Analise, por exemplo, os títulos, as introduções, os desenvolvimentos (argumentos, opiniões) desses textos e as finalizações. Se necessário, faça notas sobre algumas coisas que irão te ajudar na produção desse tipo de texto. A coesão e a coerência também são mecanismos fundamentais para que você possa construir um texto de qualidade.

PARA AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS ACESSE O LINK QUE SE SEGUE E LEIA TRÊS TEXTOS: PAIS DEVEM ESTABELECER LIMITES, COMBATE A CYBERPEDOFILIA E O ABORTO EM DISCUSSÃO.

Disponíveis em: https://pt-static.z-dn.net/files/d05/25b029f59968b5a9b725a56a52d441e7.pdf. Acesso em: 24, mar. 2020.

EM SEGUIDA, RESPONDA EM SEU CADERNO:

1 – Escreva o assunto e a finalidade de cada texto;

2 – Todos os textos que você leu tratam de questões polêmicas? Em qual texto o autor apresenta uma questão polêmica, se utilizando de argumentos e pode ser considerado um artigo de opinião?

3 – Encontrado o texto no qual o autor defende uma opinião, um ponto de vista sobre um tema polêmico, responda:

a – Qual a questão tratada pelo autor?

b – Qual a posição defendida pelo autor, nesse mesmo texto?

c – Cite pelo menos dois argumentos utilizados pelo autor para defender sua posição.

d – No trecho “São os pais que devem buscar estabelecer limites no uso de lan house e internet.”, a palavra destacada demonstra que o autor utilizou qual modo verbal? Qual ideia esse modo verbal expressa?

4. No texto 2 o autor dá algumas dicas e cuidados para que o internauta possa navegar na internet com mais segurança, cite pelo uma dessas dicas.

SEGUIMOS PARA MAIS UM LINK PARA DAR SUPORTE ÀS SUAS RESPOSTAS ANTERIORES:

Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/md_terezinha_jesus_bauer_uber.pdf . acesso em: 24, mar. 2020. Adaptado.

ESTAMOS CAMINHANDO PARA A FINALIZAÇÃO DA AULA. ACESSE MAIS UM LINK E LEIA O TEXTO: CORONAVÍRUS SE ALASTRA ENTRE CONVIDADOS DE NOIVADO NA ALTA SOCIEDADE CARIOCA.

Disponível em: https://epoca.globo.com/sociedade/coronavirus-se-alastra-entre-convidados-de-noivado-na-alta-sociedade-carioca-24324313. Acesso: 24, marc. 2020.

Após a leitura do texto e com base em seus conhecimentos, redija NO SEU CADERNO um texto cujo gênero é Artigo de Opinião, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema “Segregação Social”. Selecione, organize e relacione, de forma coesa e com argumentos e fatos para a defesa do seu ponto de vista.

     Ao escrever o seu texto atente-se para as características do artigo de opinião: escrito em primeira e terceira pessoa, uso da argumentação e persuasão, assinado pelo autor, linguagem simples, objetiva e subjetiva, título, verbos no presente e no imperativo. Atente-se também para os aspectos relativos à textualidade (coerência, coesão, concordâncias, ortografia) etc.

Ao concluir a escrita, releia seu texto e, se necessário, reescreva-o corrigindo as imperfeições.

NOSSA AULA TERMINA POR AQUI!

FICA A DICA!

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