Portal NetEscola

Portal de conteúdo para alunos da Rede Pública de Goiás.

Aula 3 – Ciências 7 ° Ano - 22/04/2020

Oi galera! Tudo bem? Você conhece Lulu Santos? Ele é um compositor e cantor brasileiro que até hoje faz muito sucesso!

Leia o trecho de uma música muito bonita do Lulu Santos:

Como Uma Onda

Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa, tudo sempre passará

A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito

Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo no mundo

Não adianta fugir
Nem mentir
Pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar
Como uma onda no mar

Que tal ouvir um pouco de música ?

Lulu Santos – Como uma Onda (Ao Vivo

Hoje vamos estudar sobre processos de propagação de Calor

Mas antes de começar, vamos assistir esse vídeo do Canal Futura que fala sobre esse tema:

Formas de propagação de calor – Ciências – 7º ano – Ensino Fundamental

Agora leia o texto:

Para que aconteça a troca de calor é preciso que ele seja transferido de um objeto para outro e de uma região para outra. Existem três processos de propagação de calor: condução, convecção e irradiação.

Condução térmica

A condução térmica é um processo de transferência de calor que ocorre principalmente nos sólidos e só acontece em meios materiais. A transferência de calor entre os corpos pode ocorrer por meio de três processos, que são: condução, irradiação e convecção térmica.

A condução térmica depende do material de que um determinado objeto é feito. Os materiais que diminuem o fluxo de calor entre os corpos, impedindo que o calor entre ou saia de um corpo, são denominados isolantes térmicos. Já os materiais que transmitem facilmente calor de um corpo para o outro são considerados bons condutores térmicos.

As caixas de isopor e os recipientes de plástico são utilizados para conservar a temperatura dos alimentos. Como são isolantes térmicos, esses materiais evitam as trocas de calor entre o alimento e o meio externo, e a temperatura mantém-se constante por muito mais tempo.

Os bons condutores térmicos apresentam um arranjo atômico ou molecular que tem a propriedade de transferir calor para os átomos ou moléculas em suas proximidades até que todo o objeto entre em equilíbrio térmico. Para compreender melhor, tomemos como exemplo uma barra metálica. Aproximando-se uma das extremidades dessa barra de uma fonte de calor, as moléculas recebem energia e passam a vibrar com maior intensidade. Essa movimentação é transmitida para as moléculas de sua vizinhança, que também passam a vibrar e continuam transferindo energia até alcançar a outra extremidade da barra.

Nos dias frios, usamos roupas feitas de lã, porque esta atua como isolante térmico, evitando que o nosso corpo perca calor para o ambiente.

A radiação térmica, também conhecida como irradiação é o processo mais importante, pois sem ela seria praticamente impossível haver vida na Terra. É por irradiação que o calor liberado pelo Sol chega até a Terra. Outro fator importante é que todos os corpos emitem radiação, ou seja, emitem ondas eletromagnéticas, cujas características e intensidade dependem do material de que é feito o corpo e de sua temperatura. Portanto, o processo de emissão de ondas eletromagnéticas é chamado de irradiação. A garrafa térmica é um bom exemplo de irradiação térmica. Na parte interna da garrafa de vidro com paredes duplas, há quase um vácuo entre elas. Isso dificulta a transmissão de calor por condução. As partes interna e externa da garrafa são espelhadas para evitar a transmissão de calor por irradiação.

A convecção térmica é a forma de transferência de calor comum para os gases e líquidos.

Exemplo:

Ao colocar água para ferver, a parte que está próxima ao fogo será a primeira a aquecer. Quando ela aquece, sofre expansão e fica menos densa que a água da superfície, sendo assim, ela desloca-se para ficar por cima, enquanto a parte mais fria e densa move-se para baixo. Esse ciclo repete-se várias vezes e forma uma corrente de convecção, que é ocasionada pela diferença entre as densidades, fazendo com que o calor seja transferido para todo o líquido.

ATIVIDADES

Responda em seu caderno.

1- (Unicamp 2016)  Um isolamento térmico eficiente é um constante desafio a ser superado para que o homem possa viver em condições extremas de temperatura. Para isso, o entendimento completo dos mecanismos de troca de calor é imprescindível.  Em cada uma das situações descritas a seguir, você deve reconhecer o processo de troca de calor envolvido.

 a) As prateleiras de uma geladeira doméstica são grades vazadas, para facilitar fluxo de energia térmica até o congelador por __________

b) O único processo de troca de calor que pode ocorrer no vácuo é por __________.

c) Em uma garrafa térmica, é mantido vácuo entre as paredes duplas de vidro para evitar que o calor saia ou entre por __________.

2- Na ordem, os processos de troca de calor utilizados para preencher as lacunas corretamente são

(A) (  ) condução, convecção e radiação.   

(B) (  ) condução, radiação e convecção.  

(C) (  ) convecção, condução e radiação.   

(D) (  ) convecção, radiação e condução.

3- A figura a seguir mostra, em corte lateral, uma caixa de isopor revestida de alumínio com carnes no seu interior.

Assinale a alternativa que completa as lacunas das frases a seguir.

A caixa de isopor funciona como recipiente adiabático. O isopor tenta __________ a troca de calor com o meio por __________ e o alumínio tenta impedir __________.

(A) (  ) impedir –convecção –irradiação do calor.

(B) (  ) facilitar –condução –convecção.

(C) (  ) impedir –condução –irradiação do calor.

(D) (  ) facilitar –convecção –condução.

4- Uma garrafa térmica foi construída de forma a diminuir as trocas de calor com o ambiente que podem ocorrer por três processos: condução, convecção e radiação. Dentre as suas várias características, podemos citar:

I. a ampola interna da garrafa é feita de plástico.

II. a ampola possui paredes duplas, e entre essas paredes, efeito vácuo.

III. a superfície interna da ampola é espelhada.

Assinale a alternativa que corresponde ao processo que se quer evitar usando as características citadas acima.

(A) (  )  I – radiação; II – condução e convecção; III – convecção.

(B) (  )  I –condução e radiação; II –convecção; III –condução.

(C) (  )  I – convecção; II – condução; III – radiação.

(D) (  ) I – condução; II – condução e convecção; III – radiação.

Disponível em: http://nsaulasparticulares.com.br/wp-content/uploads/Termo-Calorimetria-25-questoes-2017.pdf. Acesso em 07 de abr. de 2020.

Ufa! Por hoje chega né? lembre-se das dicas a seguir:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *