Portal NetEscola

Portal de conteúdo para alunos da Rede Pública de Goiás.

Portal NetEscola

Aula 3 – Geografia 6° Ano - 24/04/2020

OLÁ GALERINHA DO BEM!!!

TUDO BEM?

HOJE INICIAREMOS NOSSOS ESTUDOS SOBRE A MORFOLOGIA DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS, OU SEJA, OS RIOS…

BORA LÁ?

A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DOS RIOS
Os rios, ou cursos fluviais, sempre foram, e são até hoje, um dos mais importantes recursos para a sobrevivência da humanidade. São eles que nos fornecem grande parte da água que consumimos, que usamos para produzir nossos alimentos, de que necessitamos para nossa higiene e que utilizamos para irrigar o solo das áreas agrícolas.
Além disso, os rios também são muito importantes pelo fato de serem usados, em várias regiões, como vias naturais de circulação, ao longo das quais as embarcações se deslocam transportando mercadorias e pessoas; e, ainda, por sua utilização na produção de energia hidrelétrica, sem esquecer da importância que têm pela exploração da pesca como fonte de alimentos.

O USO DOS RIOS PARA A NAVEGAÇÃO

A apropriação dos rios como vias de transporte, originando as chamadas hidrovias, apresenta um grande interesse do ponto de vista econômico, pois as embarcações que por elas se deslocam consomem pouco combustível em relação às toneladas de mercadorias transportadas. Isso faz esse sistema de transporte ser consideravelmente mais barato que as outras alternativas: rodoviárias, ferroviárias e, principalmente, aeroviárias.

O uso do transporte hidroviário depende das características dos rios e da infraestrutura necessária para possibilitar sua navegação, o que também depende diretamente das políticas de um país ou conjunto de países para com seus rios. A seguir, observe o exemplo do funcionamento de uma eclusa.

USO DOS RIOS PARA A IRRIGAÇÃO

A irrigação consiste no conjunto de técnicas desenvolvidas para se levar água às áreas de cultivo situadas em regiões mais secas, buscando, com isso, compensar a insuficiência de chuvas (precipitações). O uso dos rios para esse objetivo explica, em parte, a concentração histórica de um grande número de habitantes ao longo de alguns dos mais importantes rios do mundo. Nesse caso se inclui, por exemplo, a concentração histórica de populações ao longo de rios como o Nilo, no Egito (África), ou o Tigre e o Eufrates, no Iraque (Ásia), pois esses rios atravessam extensas áreas desérticas, respectivamente, da África do Norte (o deserto do Saara) e do Oriente Médio.

Atualmente, a apropriação das águas dos rios para irrigação é realizada no mundo todo, de uma forma bastante generalizada, especialmente nas áreas onde se verifica a ocorrência de climas áridos ou semiáridos. Essa apropriação pode ser realizada de várias formas, entre as quais se destacam duas: a que é feita por meio de canais e a que se realiza pelo processo de dispersão, ou gotejamento.

APÓS A LEITURA ATENTA DOS TRÊS TEXTOS, RESPONDAM AS QUESTÕES QUE SE SEGUEM NO SEU CADERNO. ACESSE OS LINKS ABAIXO PARA AUXILIÁ-LO NESSA TAREFA.

01. O que ocorre com o trajeto dos rios onde se constroem barragens para usinas hidrelétricas? Explique as  consequências.

02. Qual a relação dos rios com as primeiras cidades humanas?

03. O que é uma bacia hidrográfica?

Últimos Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *