Aula 3 – Geografia 8 ° Ano - 24/04/2020

OI GENTEEE!!! TUDO BEM POR AÍ?

HOJE VAMOS COMEÇAR A COMPREENDER SOBRE FORTALECIMENTO POLÍTICO-ECONÔMICO ESTADUNIDENSE NO CENÁRIO MUNDIAL NO SÉCULO XX.

O RESUMO ABAIXO TE DARÁ UMA NOÇÃO DA ESCALADA NORTE-AMERICANA AO LONGO DA SUA HISTORIA.

A colonização dos EUA foi realizada pelos ingleses.

Treze Colônias era o termo usado para definir as colônias britânicas situadas na Costa Leste dos EUA até que essas conquistassem sua independência.

A primeira tentativa de colonização inglesa foi realizada pelo corsário inglês Sir Walter Raleigh.

A primeira das treze colônias foi Virgínia, fundada em 1607 pela London Company,

As treze colônias puderam desenvolver-se de maneira bastante autônoma, com características que permitiram dividi-las em Colônias do Norte e Colônias do Sul.

A independência dos EUA foi resultado da divergência de interesses entre a colônia e a metrópole ao longo do século XVIII.

Após cinco anos de guerra, os ingleses, derrotados, reconheceram a independência dos Estados Unidos.

No século XIX, os norte-americanos expandiram seu território no que ficou conhecido como “Marcha para o Oeste”.

No auge do processo de expansão territorial, os EUA entraram em combate contra os mexicanos na Guerra Mexicano-Americana, que aconteceu entre 1846 e 1848.

A Guerra de Secessão foi resultado das divergências políticas entre os estados do norte e os estados do sul na questão da expansão do trabalho escravo para os novos territórios.

No processo de Reconstrução do Sul, uma série de leis racistas foram aprovadas no sul dos EUA, com o objetivo de retirar direitos civis e políticos dos afro-americanos.

No século XX, os EUA tornaram-se a maior potência econômica do mundo, mas sofreram um grande baque na Crise de 1929, muito conhecida por ter sido um colapso de superprodução.

Em 1941, os EUA entraram na Segunda Guerra Mundial em decorrência do ataque a Pearl Harbor realizado pelos japoneses.

Caixa de Texto: : Em 6 e 9 de agosto de 1945, os norte-americanos lançaram bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki como forma de forçar a rendição japonesa.

O discurso de Harry Truman, em 1947, é considerado o marco que deu início à polarização que simbolizou a Guerra Fria.

Ao longo da Guerra Fria, os americanos envolveram-se direta ou indiretamente com conflitos como a Guerra da Indochina, a Guerra da Coreia, a Guerra do Vietnã etc.

Ao final da década de 1950, foi iniciado no país o movimento pelos direitos civis dos afro-americanos, o qual teve como grandes nomes Malcolm X e Martin Luther King Jr.

A partir da década de 1960, os americanos financiaram ditaduras militares em países da América Latina, como Brasil, Argentina e Chile.

No século XXI, os EUA foram alvo de ataques terroristas em 2001, e, em represália, ordenaram a invasão do Afeganistão, em 2001, e do Iraque, em 2003.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historia-america/marcha-para-oeste-nos-eua.htm

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/doutrina-monroe.htm

https://www.infoescola.com/filosofia/destino-manifesto/

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-foi-guerra-secessao.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/entrada-dos-eua-na-segunda-guerra-https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/invasao-americana-no-iraque.htm

ANTES DE RESPONDER NO SEU CADERNO AS QUESTÕES QUE SE SEGUEM, ACESSE OS LINKS (Acesso em 17/04/2020) ACIMA E FAÇA MAIS LEITURAS.

1. Observe a imagem a seguir:

Disponível em: http://sergiohistoria.blogspot.com/2010/10/2o-ano-o-destino-manifesto.htm Acesso em: 28 de mar. de 2020

É possível ver na imagem Colúmbia, a personificação feminina dos EUA, levando cabos de telégrafos para o Oeste, sendo ainda acompanhada por colonos estadunidenses e pelos trens. Do lado esquerdo, estão os indígenas e animais selvagens, em um quadrante escuro da tela, o que mostra que a chegada de Colúmbia levaria a luz a esses locais. A imagem também representa outra ideologia? Qual?

02. A incorporação de novas áreas, entre 1820 e 1850, que deu aos Estados Unidos sua atual conformação territorial, estendendo-se do Atlântico ao Pacífico, se deu fundamentalmente em função de quê? Explique esse processo:

03. Descreva as principais medidas dos EUA durante a guerra fria.

04. Podemos dizer que a doutrina do Destino Manifesto ainda está presente na ideologia norte-americana? Por quê?

POR HOJE É SÓ GALERA!!

MAS NA PRÓXIMA AULA CONTINUAMOS NO MESMO TEMA.

Deixe um comentário