Aula 4 – Geografia 7º ano - 30/04/2020

OLÁ PESSOAL!!!! NA AULA PASSADA FIZEMOS A IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS DE MAPAS. CHEGOU A HORA DE TESTAR OS CONHECIMENTOS. BORA LÁ? RESPONDA NO SEU CADERNO.

Fique à vontade para pesquisar nos links sugeridos na aula passada e observe atentamente as imagens de mapas nas questões.

01. Ao analisarmos um mapa do Brasil que tem como tema a Distribuição da População por Estado, podemos verificar que a concentração populacional nos estados da região Sudeste – como São Paulo e Rio de Janeiro – é bem mais elevada que nos estados da região Norte – como Roraima e Amapá. Nesse caso, que tipo de mapa é objeto de análise?

02. Ao se visualizar um mapa climático, quais são os itens que diferenciam os climas apresentados?

03. Um único mapa temático pode abordar vários temas? Por quê?

04.“São mapas utilizados para representar algum acontecimento em algum período histórico, como as áreas colonizadas no Brasil até o século XVII.” A que tipo de mapa se refere esse fragmento?

05.“São mapas que representam as divisas e fronteiras entre países e/ou entre unidades federativas estabelecidas e consolidadas politicamente:” A que tipo de mapa se refere esse fragmento?

06. De acordo com os mapas estudados qual é o tema do mapa-múndi? A representação naquele mapa é fiel à realidade? Explique.

07. Os mapas modernos possuem várias informações ali contidas que estão alinhadas com seus temas. Neste sentido, o que podemos afirmar sobre a função das cores em um mapa?

08. Dentre os mapas apresentados, qual é o mais adequado para se compreender a administração dos Estados e regiões do país?

AGORA EU CREIO QUE JÁ SAIBAM IDENTIFICAR OS TIPOS DE MAPAS. POR HOJE É SÓ!!!

Deixe um comentário