Portal NetEscola

Aula 4 – História 6 º Ano - 27/04/2020

OLÁ GALERINHA!!!! TUDO BEM POR AÍ? HOJE IREMOS ESTUDAR SOBRE A ORIGEM DO HOMEM AMERICANO, A NOSSA ORIGEM!!! VAMOS LÁ?

Vamos ler atentamente o texto que se segue e observar o mapa. Ok?

  O povoamento da América

 

  Assim como foram construídas diferentes explicações sobre o surgimento do ser humano, foram elaboradas diversas explicações sobre o povoamento da América. Há, por exemplo, a teoria de que o ser humano saiu da Ásia cruzando o Oceano Pacífico e também a teoria de que eles teriam saído da Ásia, cruzado o estreito de Bering e descido pelo continente americano.

  Independentemente de qual seja a teoria, é importante que fique claro que o povoamento do mundo não aconteceu do dia para a noite. Levou muitos anos para que o ser humano se acomodasse em um lugar e criasse raízes.

                               

   Observe no mapa as possíveis rotas utilizadas pelo ser humano para chegar à América. Quais são os possíveis caminhos que podem levar ao continente? Quais são as rotas apontadas pelos diferentes estudos? O ser humano no início do povoamento do continente era nômade, ou seja, não se fixava por muito tempo em um lugar, estava sempre se movimentando em busca de alimento e abrigo. É possível supor que os grupos que chegaram ao continente americano, seja cruzando o oceano, seja por uma passagem de gelo, eram caçadores perseguindo sua caça que aos poucos foram fixando-se no continente americano.

AGORA VAMOS RESPONDER NO CADERNO... BORA LÁ?

1 – Sobre as teorias de povoamento da América, de acordo com o texto e o mapa, faça um roteiro dos possíveis caminhos percorridos pelos grupos humanos para chegar ao continente americano.

Em seguida, acesse os links que se seguem:

Agora observe as imagens:

2 – Com base no acesso feito aos links, na leitura dos textos e nas imagens faça uma tabela comparativa das diferenças no modo de vida dos seres humanos pré-históricos, dividindo-os entre nômades e sedentários.

 

3 – Observando as imagens, faça um pequeno texto que caracterize as modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade.

GALERA!!! POR HOJE É SÓ... BEIJINHOS!!!

Últimos Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *