Aula 4 – História 7 º Ano - 27/04/2020

OLÁ PESSOAL!!!! TUDO BEM POR AÍ?
CHEGOU A HORA DE CONHECER A CULTURA MATERIAL E IMATERIAL DOS POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS.
VAMOS LÁ?

Agora leia o trecho a seguir:

   A cultura indígena brasileira é vasta e diversificada, ao contrário do que pensa o senso comum. Os historiadores estimam que, no início do século XVI, havia quatro agrupamentos linguísticos principais: tupi-guarani, jê, caribe e aruaque. Essas famílias linguísticas compartilhavam o mesmo idioma e culturas semelhantes.

   Antes da colonização, os índios que habitavam o território (hoje denominado Brasil) tinham uma cultura similar em alguns pontos, tais eram: organização social baseada no coletivismo; ausência de política, Estado e governo; ausência de moeda e de trocas mercantis; religiões politeístas baseadas em elementos da natureza; e ausência da escrita.

   A visão europeia sobre os povos indígenas foi, desde a colonização, etnocêntrica, a qual considera o modo de vida indígena inferior por não conter elementos considerados, pelos europeus, símbolos de civilização e progresso. No entanto, a antropologia e a sociologia contemporâneas já desmistificaram essas análises preconceituosas, estabelecendo que as diferenças culturais entre os povos não são motivos para estabelecer-se uma hierarquia cultural.

                                             

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cultura-indigena.htm Acesso em: 01 de abr. de 2020.

APÓS A LEITURA ATENTA AO TEXTO ACIMA, RESPONDA ÀS QUESTÕES QUE SE SEGUEM NO SEU CADERNO.

https://www.sohistoria.com.br/ef2/indios/ Acesso em: 22/04/2020;

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/indios-o-brasil-antes-do-descobrimento. Acesso em: 22/04/2020;

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/indios-brasil1.htm Acesso em: 22/04/2020;

QUER AJUDA PRA RESPONDER AS QUESTÕES?

Acesse os links acima e conheça mais sobre os índios do Brasil em 1500.

 

1  – No trecho do texto em destaque “A visão europeia sobre os povos indígenas foi, desde a colonização, etnocêntrica” o que significa a palavra etnocêntrica?

2- Pesquise sobre como era a cultura indígena antes da colonização (chegada dos europeus), que habitavam o território hoje denominado de Brasil e destaque os aspectos: religião, arte, costumes, política e alimentação.

3- Pesquise sobre cultura material e imaterial dos Povos e etnias indígenas brasileiras e destaque as suas contribuições para a formação da identidade brasileira.

4- De acordo com suas descobertas, você considera que o modo de vida indígena é inferior? Justifique.

POR HOJE É SÓ PESSOAL!!! ATÉ BREVE…

Últimos Comentários

Deixe um comentário